quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

HISTÓRIAS INFANTIS OU NEM TANTO, por Luciana Macêdo


imagesAs histórias infantis já não são mais as mesmas. Os contos que prendiam atenção da infância inocente dos séculos passados apresentam novas versões.
As mudanças sobre a forma delicada da menina já não é tão frágil e o príncipe antes encantado, precisa ser mais que uma beleza plástica para encantar a princesa.
A doce e meiga Branca de Neve criada pelos Irmãos Grimm lá nos anos de 1812, teve sua origem em uma tradição alemã. A pequena e delicada filha do rei que cantava e na floresta, encantava os sete anões que prometem protegê-la contra a rainha má, é apresentada, em pleno século XXI, em versões onde a mocinha busca o direito de reinar com a própria espada em punho.
Em “Branca de Neve e o caçador”, o príncipe tem seu posto ocupado por um caçador fracassado em proteger sua mulher e que acredita ter perdido seu segundo amor, despedindo-se com o beijo que quebra o feitiço.
Já na versão “Espelho, espelho meu” a jovem que acreditou que o rei, seu pai, teria morrido pelo monstro que a persegue na floresta negra e que ao quebrar o feitiço da bruxa má, descobre que o rei está vivo. A versão americana não perde a essência do conto de origem alemão, contudo a mudança no final da história deixa claro que Branca de Neve americana é bem esperta transformando a vida da madrasta malvada mais conturbada e incerta que as demais, que fazem das bruxas um exemplo do que deve ser definitivamente aniquilado.
Fato é que a realidade de um conto de fada não muda a realidade do dia a dia que faz com que as mocinhas enfrentem todos os seus problemas de frente e com coragem.
Nos contos dos séculos passados fica clara a necessidade da demonstração da doçura acompanhada da fragilidade, protegida pela força, virilidade e beleza do príncipe encantado.
Nos contos do século XXI, a doçura da mocinha ainda se faz presente pela meiguice dos traços naturalmente femininos. Contudo, ser meiga não quer dizer necessariamente que a mocinha deve ser frágil e dependente.
Os contos de fadas do século XXI apresentam as novas princesas com personalidade forte, decididas e com soluções imediatas para salvar seus príncipes. Não só nas versões de Branca de Neve!
As histórias um dia infantis alcançam públicos bem mais amadurecidos e dentre outros tantos motivos, o questionamento deriva inicialmente da dúvida em saber o que nos espera nos reinos futuros diante das mudanças apresentadas nos contos infantis.
Seria o prenúncio de que as princesas estarão em algum momento salvando seus príncipes das masmorras enfeitiçadas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário