segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Parceria cara: Brasil cobra Venezuela por “calotes” a empresas nacionais

Transcrito do Blog do Diego Casagrande

Posted: 28 Oct 2013 05:42 AM PDT
O governo do Brasil cobra a Venezuela por ”calotes temporários” de exportações de empresas brasileiras feitas em 2013. A reportagem foi publicada na Folha de S. Paulo desta segunda-feira. Segundo levantou a FSP, o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) e o assessor especial da presidente para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, viajaram a Caracas na última segunda-feira para conversar com autoridades venezuelanas sobre os atrasos.
O jornal aponta que a situação preocupa os empresários brasileiros, especialmente os que começaram a negociar mais recentemente com a Venezuela, em negociações estimuladas pelo governo. O calote temporário é creditado principalmente pela crise econômica na Venezuela, que faz o governo local exercer forte controle sobre a saída de dólares, o que tem atrasado o pagamento de suas importações. Não há estimativa oficial sobre o total dos pagamentos em atraso mas, no total, o Brasil exportou para a Venezuela US$ 3,1 bilhões neste ano até setembro.
E os empresários que caíram na conversa do governo Dilma, amigo íntimo da Venezuela, é que se preparem pra bancar o prejuízo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário