segunda-feira, 29 de julho de 2013

Rei do sul

Folha de São Paulo
Organização criada por empresário de São Carlos planeja investimentos em Estados do Sul do Brasil, entre eles um de R$ 500 milhões
JOÃO ALBERTO PEDRINIDE RIBEIRÃO PRETO
O "M" é de múltiplo e, junto com a palavra "grupo", forma o nome de uma empresa que tem em seu DNA a vocação para os negócios e que em poucos anos se transformou numa potência no Rio Grande do Sul: o M.Grupo.
Fundada por Lorival Rodrigues, natural de São Carlos, a organização quer agora expandir seus negócios para Paraná e Santa Catarina.
Formada pela M.Invest e GlobalMalls (shopping centers), M.Inc (empreendimentos residenciais e comerciais), M.Hotéis, M.Com (comunicação) e a Star Air (táxi aéreo), o grupo se prepara para ampliar sua área de atuação.
Diretor-presidente, Rodrigues diz que arquiteta a entrada nos outros dois Estados do Sul por meio da GlobalMalls, a caçula do grupo, criada para desenvolver e administrar shopping centers.
Ele afirma que a intenção é comprar empreendimentos prontos, mas não descarta a possibilidade de construir imóveis em parceria com instituições financeiras.
Enquanto prepara a invasão em terras paranaenses e catarinenses, o M.Grupo segue investindo em solo gaúcho. A cerca de 25 km de Porto Alegre, em Gravataí, a empresa está investindo R$ 500 milhões num complexo que engloba shopping, hotel, torres comerciais e residenciais, incluindo o maior prédio do Rio Grande do Sul --o Majestic (leia texto nesta página).
Lorival Rodrigues quer investir num Estado onde tudo começou. Foi na praia da Lagoa Cortada, em Balneário Gaivota (Santa Catarina), por volta de 2000, que ele, um irmão e o filho venderam todos os terrenos de um empreendimento financiado por uma empresa gaúcha.
Mas foi em 2009, em Capão da Canoa (RS), que a família lançou o primeiro empreendimento: um residencial, batizado de Dubai.
A operação, segundo ele, foi arriscada, já que para pagar o investimento era necessário vender os lotes e quitar as parcelas dos empréstimos obtidos para viabilizar as obras. O empreendimento foi um sucesso e propiciou outros investimentos.
Depois disso, a família começou a investir em residenciais. Rodrigues dá a receita para o sucesso no ramo: "O importante é criar uma coisa nova, muito segura, com uma arquitetura diferenciada e formas de pagamento atraentes", diz. "Esse é o segredo."
JUVENTUDE POBRE
De uma família de seis irmãos, Rodrigues nasceu em São Carlos, onde ficou até os 16 anos. Depois, se mudou para Ribeirão Preto para fazer cursinho. Durante um ano, morou numa pensão na rua General Osório.
Conta as dificuldades por causa da falta de dinheiro: "Olha, o que eu comi de pão duro naquela pensão... me criei no pão com mortadela [nesse período de um ano] num boteco de esquina", diz. "A gente era de uma família muito pobre, então tinha de economizar. Até na comida, porque quanto mais eu gastasse, mais eu sacrificaria os outros [irmãos]."
Formado em psicologia e filosofia em Itatiba, onde foi morar após estudar em Ribeirão, o empresário diz que, na época, vendia livros para custear os estudos e se manter.
O interesse pelo Rio Grande do Sul começou quando um tio de Franca, que era representante comercial, falava sobre o Estado.
"Ele viajava muito, comentava as coisas bonitas do Rio Grande, dos costumes, das tradições. E eu criava imagens. Os relatos eram muito fortes e presentes no meu dia a dia", afirmou.
Aos 20 anos, o empresário juntou dinheiro e viajou para Porto Alegre: "Fiquei apaixonado, muito contente com o que vi. Estou aqui até hoje."

Nenhum comentário:

Postar um comentário