Por Newsfeed Jornal do Empreendedor em 12 de junho de 2013
O bom momento da construção civil e do mercado imobiliário no país tem estimulado o desenvolvimento de produtos tecnológicos voltados para os setores de marketing, de gestão e de administração de obras e projetos sem imobiliárias, em construtoras e em escritórios de arquitetura e decoração. Os novos softwares aprimoram o controle dos empreendimentos e estimulam o interesse do cliente em fechar contrato.
O diretor da Ledcorp, empresa especializada em mobilidade e inteligência corporativa, José Lúcio Balbi de Mello, explica que o aumento na demanda em imobiliária sem construtoras traz um consumidor ainda mais exigente no momento da compra. Para conquistar e fidelizar clientes em um mercado aquecido e competitivo, é necessário apresentar inovações tecnológicas que agilizem e facilitem a vida do cliente e que gerem maior segurança. Uma ferramenta existente no mercado é o Ledcorp Mobile Radar, desenvolvida pela Ledcorp, que possibilita otimizar e direcionar a busca pelo imóvel perfeito de acordo com as necessidades e o perfil do comprador. A rede de imobiliárias cadastra ou importa no aplicativo todos os empreendimentos disponíveis com suas especificações técnicas, como número de cômodos, vagas de garagem, área de lazer, valores, fotos e contato. Os dados são acessados por meio do dispositivo móvel que, além de realizar a busca pelo imóvel, pode delimitar também a região e as características do local desejado.
“Quando algum imóvel estiver dentro do perfil procurado pelo cliente, o sistema automaticamente envia uma mensagem pelo próprio aplicativo, sem custo para o comprador ou para a imobiliária, avisando que o local está dento do padrão desejado. Outra possibilidade do produto é agendar uma visita ao imóvel, pelo próprio celular, com o corretor responsável. Ao final da visita, o locador/comprador pode avaliar o local visitado. Nesse caso, o corretor tem acesso à informação e pode avaliar se o imóvel foi avaliado de forma correta ou se existe algum problema que dificulte a sua comercialização. O Ledcorp Mobile Radar simplifica o processo da busca pelo imóvel, evita a maratona de visitas em imóveis não enquadrados no perfil e aumenta a probabilidade de atender o interesse do comprador”, explica.
Outra novidade da Ledcorp é o LedMídia, também direcionado para redes imobiliárias e construtoras. O produto é uma plataforma na qual o comprador navega com um simples deslizar de mãos, através de gestos na frente de uma tela de TV interativa, pelos cômodos do imóvel com imagens reais, projetadas em 3D. A perspectiva é de estar pessoalmente dentro do imóvel, caminhando pelos cômodos, muito útil para empreendimentos na planta ou em fase de construção. “Caso o imóvel já esteja pronto, a imobiliária pode colocar um catálogo de fotos sendo exibido como um slide show. Essa ferramenta é interativa e tem o objetivo de aproximar o comprador do seu futuro lar, dando uma visão mais realista do imóvel e, e claro, chamar a atenção para a ação de marketing.”, pontua o diretor.
Já os softwares de gestão podem auxiliar empresas de construção e de projetos. Segundo o diretor da TOTVS em Minas, Arnaldo Xavier, as principais exigências dizem respeito ao controle de custos e ao acompanhamento de projetos, otimizando resultados e aumentando a produtividade. “A funcionalidade denominada equalização de insumos do TOTVS Obras e Projetos permite dimensionar com base na jornada de trabalho e percentual de horas extras, a necessidade de mão de obra, período a período, permitindo um uso mais linear. Ou seja, permite calcular e ajustar o número de funcionários necessários para cada período de um determinado projeto, evitando picos e/ou sublocação da equipe, e aumentando seu índice de desempenho”, explica.
No dia a dia das construtoras, essa funcionalidade contribui para o dimensionamento de mão de obra rapidamente. “Em determinados períodos da obra podem ocorrer grande variação na necessidade de mão de obra, o que pode impactar em prazo e custo. Através dessa funcionalidade podemos tomar a decisão de aumentar a equipe, programar horas extras, ou até mesmo alterar a programação das atividades”, informa Xavier. Este refinamento de dados é possível graças à implantação do software TOTVS Obras e Projetos, ferramenta que integra funcionalidades de um ERP back Office, gestão de obras e projetos, gestão de qualidade, análise de viabilidade, gestão ambiental, entre outros.
Via Zoom Comunicação.
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