segunda-feira, 1 de abril de 2013

Mercado imobiliário - Pequenos notáveis


Publicação: 17/03/2013 12:08 Atualização:
O mercado imobiliário, assim como outros setores da economia, é um reflexo da sociedade, na qual os costumes influenciam sobremaneira a criação dos produtos. Por essa razão, existe uma mutação constante na concepção dos imóveis, que podem significar grandes mudanças, como foi o caso da migração das famílias das casas para os apartamentos, ou alterações de concepção, como o desaparecimento do quarto de empregada nos apartamentos de menor área.

Um fenômeno observado em pesquisa realizada entre 2007 e 2012 em São Paulo foi a redução da área média das residências em quase 30%, passando de 102,30m2 para 72,80m2, o que resultou na inversa proporcionalidade quanto ao valor, que saltou de R$ 328 mil para R$ 521 mil, ou R$ 3.206/m2 para R$ 7.156/m2, aumento nominal de 123%.

Essa análise, quando ponderada em relação aos custos da construção civil, medidos pelo índice CUB (Custo Unitário Básico), publicado mensalmente pelos Sinduscon’s, demonstra que ocorreu uma estabilidade entre 2007 e 2009, quando os valores deram um salto em 2010 e 2011. Eles voltaram a se estabilizar em 2012, não obstante ter registrado aumento real de 54% no período.

A explicação para o fenômeno, além do notório incremento dos preços, se deve à alteração do padrão de oferta nas grandes cidades. Houve uma significativa elevação no lançamento de unidades com até dois dormitórios, o que fez inverter a participação percentual no mercado, que em 2007 representavam 33,80% das unidades lançadas. Em 2012 essa porcentagem passou para 67,30%.

Esse fenômeno se reflete também nas ações de marketing, uma vez que esse tipo de imóvel não era bem-visto no mercado, sendo denominado, de forma pejorativa, de quitinete. Porém, com esse incremento, que se reflete no padrão de acabamento, é agora denominado de loft, smart apartamento, estúdio ou compacto de luxo, o que o torna sinônimo de luxo. Isso se reflete no padrão de acabamento e nas facilidades disponibilizadas ao adquirente, que passam por varanda gourmet, lavabo e minilavanderia, na unidade privativa, e uma gama de serviços nas áreas comuns, como salão de festas na cobertura, academia de ginástica de uma grande rede, restaurante, piscina aquecida e sauna.

perfil da demanda por esse tipo de imóvel tem atraído o comprador de elevado padrão, que não abre mão das condições de vida anteriores. Ele é formado por pessoas transferidas para outras cidades por motivos profissionais, estudantes de fora, casais sem filhos, divorciados e idosos, além de investidores institucionais, que apostam na demanda como forma de auferir renda superior aos tradicionais residenciais.

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