terça-feira, 18 de dezembro de 2012

COMO PUBLICAR



Magu
Escrevi outro dia, num artigo, que a imprensa mundial tem uma má vontade do cesto da gávea em relação aos israelenses. Todas as notícias que vemos mostram pendor em achar que os palestinos são uns coitadinhos, acossados por um gigante(?) vizinho. Na minha avaliação, prefiro comparar que os inimigos de Israel, os filistinos (neologismo que mistura palestinos com os filisteus bíblicos) são os Golias, e os judeus apenas se defendem, com suas fundas tecnológicas. Podem não concordar com meu ponto de vista.
David et Goliath
David et Goliath
É direito de qualquer um. No entanto, uma rapidinha publicada na imprensa inglesa, enviado a mim pelo coeditor Ralph, já traduzida, pela simples razão d’eu não ser judeu, dá bem o tom de que meu pensamento não está caminhando na direção errrada.
“Um israelense está passando as sua férias na Inglaterra, e resolve visitar um zoológico. Durante o seu passeio, de repente, ele vê uma menininha se aproximando demasiadamente da jaula do leão. O leão, rapidamente, a ataca e, agarrando-a pela manga do casaco, tenta puxá-la para dentro da jaula para matá-la, sob os olhares de seus pais que, paralisados de terror, ficam gritando. O Israelense corre rapidamente para a jaula e, por entre as suas barras, acerta em cheio um potente soco, direto no nariz do leão. Gemendo de dor, o leão dá um pulo para trás, soltando a menininha e o israelense, com cuidado, a pega e a entrega aos seus apavorados pais, que, muito emocionados, ficam lhe agradecendo por muito tempo. Um repórter, que assistiu a todo o desenrolar da cena, diz ao israelense: “Senhor, esta foi a atitude mais nobre e corajosa que eu já vi um homem tomar, em toda a minha vida”. O Israelense responde: “Não foi nada de mais, realmente. O leão já estava preso, atrás das grades.
E eu apenas vi esta menininha em perigo, e fiz o que achei que era a coisa mais acertada a ser feita”. O repórter diz: “Bem, eu lhe garanto que este ato de heroismo não irá passar em branco. Eu sou um jornalista, e o jornal de amanhã trará esta história, estampada na primeira página.” E o repórter pergunta ao homem: “Apenas para complementar a notícia, qual é a sua profissão, e qual é o seu posicionamento político ? O Israelense responde: “Eu estou atualmente servindo no exército de Israel e, nas eleições em meu país, eu tenho votado no Likud.” O jornalista então vai embora. Na manhã seguinte, o israelense compra o jornal, curioso para ler como saiu a notícia sobre o salvamento da menininha das garras do leão e, para sua grande surpresa, lê na primeira página:
“Israelense radical de extrema-direita ataca imigrante africano e rouba o seu almoço.”
Esta anedota resume muito bem a abordagem da mídia em relação a Israel, nos dias de hoje…”
No desenho animado, (não estranhem que o diretor do vídeo também se chama Ralph), vejam o tendenciosidade, pois  os passarinhos pequenos aparecem como os palestinos do Hamas e o grande como Israel. Convivencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário