terça-feira, 17 de julho de 2012

OBRA-PRIMA DO DIA - SEMANA PABLO PICASSO Cerâmica - Cabeça de Fauno (1948)


Enviado por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa - 
17.7.2012
 | 12h00m

Alain Ramié, filho do casal Suzanne e Georges Ramié, além de herdar o Atelier Madoura, herdou uma bela coleção de peças em cerâmica criadas por Picasso no ateliê de seus pais. É dele um célebre livro: “Catálogo das obras em cerâmica de Picasso, 1947-1971” que muito auxilia colecionadores e estudiosos da obra em cerâmica de Pablo Picasso. O original do prato “Cabeça de fauno” pertence à Galeria montada no Atelier Madoura.
Como mencionado aqui ontem, algumas peças tinham autorização do artista para serem copiadas, de acordo com o método que ficou conhecido como “impressão original de Picasso”. Este prato retangular é uma dessas peças.
O fauno de sorriso largo apareceu em vários trabalhos de Picasso durante o longo período em que ele se inspirou nesse personagem clássico da mitologia. Os faunos eram conhecidos pelo seu amor à dança, à alegria e de um modo geral, à diversão e ao prazer; Picasso se inspirou nesse fato para criar uma imagem expressiva e animada.
O fauno parece vivo, temos a impressão que está sorrindo para nós. Picasso era mestre em dar alma às figuras que criava, fossem em papel, em tela, em barro, em metal: o desenho que criava tinha vida.
Produzida no Atelier Madoura em 10 de março de 1948, é uma das que o artista autorizou que fossem feitas cópias, conforme se comprova pela marca em seu reverso(foto abaixo): é a cópia número 117 de um total de 300.
Os outros dados são: I 122, arquivo do ateliê, e os carimbos Édition Picasso e Atelier Madoura, que comprovam a autoria e a origem. Feito em argila branca, decorado em engobo e vitrificado, mede 73.66 cm x 62.87 cm.
Se você, um dia, por uma bênção dos deuses, encontrar uma cerâmica com esse carimbo, não hesite: pague o que pedirem... Depois contacte o Museu Picasso em Paris e sorria mais que o fauno...

Acervo Galerie Madoura, Vallauris, França

Nenhum comentário:

Postar um comentário