terça-feira, 17 de julho de 2012

5 metas para o gerente de vendas




Não basta vender, tem que operar com lucro, visar o crescimento, formar uma equipe coesa, ter regularidade e desenvolver a equipe. Não é fácil ser gestor!

Quando o assunto é vendas, uma das coisas que mais se discute são as metas. Todos estão preocupados com as metas de volume de vendas, afinal, é ela que dá fôlego para a empresa e paga os salários da equipe. Para os gerentes de alta performance, as metas vão muito mais além do que o valor vendido. O gerente deve considerar:

Regularidade nos resultados – O gestor de vendas que almeja sucesso deve estar preocupado primeiramente em “fazer o dever de casa”, ou seja, cumprir com as metas do mês. E isto tem que ser feito com regularidade. De nada adianta bater a meta em um mês e ficar um ano sem atingir o resultado esperado. Regularidade é o primeiro passo.

Vender com lucro – Tenho visto muitas empresas vendendo muito e fechando as portas no dia seguinte. Isto acontece porque a equipe está mais preocupada em vender do que em lucrar. A empresa não está ali para vender. Ela está ali para lucrar e a venda é o caminho para atingir o objetivo. O gestor precisa se preocupar com isso e fazer com que a empresa continue saudável e operando com lucro.

Expandir a carteira de clientes – Aumentar as oportunidades de negócios e expandir a carteira de clientes também deve ser uma das metas do gestor de vendas. A expansão possibilita melhorar as vendas e conquistar novos clientes. O gestor deve estar atento para vender e também crescer no mercado.

Formar um time campeão – Ter um time de campeões é o objetivo de qualquer gestor de vendas e isso não é segredo para ninguém. O que acontece é que poucos gestores efetivamente preparam uma equipe de vendas forte e focada nos objetivos da empresa. O gestor deve estar atento para selecionar talentos, treinar, monitorar e corrigir. Só assim, terá uma força de vendas que faça acontecer.

Desenvolver a equipe – além do crescimento financeiro, é uma das premissas do gestor de vendas, cuidar do autodesenvolvimento da equipe através da capacitação e disponibilização de conhecimentos, habilidades e atitudes. As pessoas querem muito mais do que comissões. Elas querem realização profissional e isso acontece quando o gestor está preocupado com o desenvolvimento da equipe.

Com essas cinco dicas, o gestor estará no caminho certo para melhorar os resultados da empresa e formar um time de vendedores campeões.
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André Vinícius é palestrante de vendas com expertise em desenvolvimento de pessoasnegociação, e marketing digital (Cursos online e palestras). É pós-graduando em Marketing. Possui MBA em Gestão de Pessoas e certificação nacional em vendas. (Currículum) É colunista na área de negócios e mercado imobiliário em dezenas de mídias impressas e eletrônicas do país (mídia). Autor dos Livros: O melhor do desenvolvimento pessoal e empresarial (Editora Dracaena) e Carreira e Negócios: 350 dicas para construir uma história de sucesso (Editora Dracaena).

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