Desde a realização do Live AID, em 13 de julho de 1985, o dia ficou conhecido como o Dia Mundial do Rock. O gênero musical traz influências de vários outros estilos e serve como referência para as mais diferentes aplicações. Bares em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, se dedicaram especialmente em suas decorações para que seus freqüentadores possam emergir no clima do rock and roll. O Pense Imóveis traz dois exemplos para inspirar a sua escolha na hora de também comemorar esse dia.
Um dos bares mais decorados de acordo com a temática em Porto Alegre é o Sgt. Peppers. Funcionando há 23 anos na capital gaúcha, sua fundação veio na carona da comemoração dos vinte anos de lançamento do álbum homônimo dos Beatles.
No entanto, ao contrário do que se pode imaginar, o pubnão foi criado em homenagem direta ao disco. Os irmãos Alexandre e Leandro Vieira, fundadores da casa, não negam a inspiração em outra parte do título do clássico:Lonely Hearts Club Band. Ou seja, a intenção era de que o local virasse ponto de encontro para um possível clube dos corações solitários, tradução da expressão em inglês.
De qualquer maneira, o quarteto britânico marca presença pelo ambiente. Como na placa indicando Penny Lane, em referência a outro clássico dos Beatles. Pelas paredes, diversos quadros com fotos da banda fazem parte da decoração.
O bar foi feito a partir da reforma de uma casa antiga, de três quartos e um banheiro. Hoje o local tem três mezaninos e é escuro na iluminação, nas paredes de tijolos aparentes e nas madeiras de mesas e portas. A parte central, em frente ao palco, fica onde antes existia um porão.
Pelo clima cavernoso, quem freqüenta o Sgt. Peppers pode também encontrar semelhanças com o Cavern Club, onde os Beatles iniciaram sua carreira musical. A diferença começa na capacidade dos bares: o porto-alegrense pode receber 250 pessoas sentadas, enquanto o londrino permite apenas cem.
Conhecido internacionalmente, o local é freqüentado por pessoas de todas as partes do mundo. Aberto de terça a sábado, toca apenas rock, de bandas desde os anos 60 até as mais recentes. Às sextas e sábados, promove shows da Banda dos Corações Solitários, exclusiva do bar e que toca desde sua abertura. Quem senta no último mezanino construído, fruto da ampliação feita há oito anos, bem no alto do Sgt. Peppers, tem a visão completa desse recanto do rock.
Franquia do rock
Para quem gosta de algo menos característico, mas quer manter a temática do rock, outro bar em Porto Alegre também segue essa tendência. O John Bull Pub, no Shopping Total, existe há seis anos na capital gaúcha e tem referência na matriz localizada em Curitiba.
Para quem gosta de algo menos característico, mas quer manter a temática do rock, outro bar em Porto Alegre também segue essa tendência. O John Bull Pub, no Shopping Total, existe há seis anos na capital gaúcha e tem referência na matriz localizada em Curitiba.
Com inspiração nos pubs londrinos, os bares trazem as bandeiras do Brasil e da Inglaterra. Nas paredes, a decoração fica por conta dos vários quadros com fotografias dos ídolos do rock e do blues.
O bar também possui um mezanino e tem capacidade para 350 pessoas sentadas.
A casa abre de terça a sábado, sempre com apresentações de bandas de rock.
Para que o cliente não se esqueça do conceito da casa, os puxadores de porta são feitos a partir de braços de guitarra
Nenhum comentário:
Postar um comentário