17:24, 5/06/2012
REDAÇÃO ÉPOCA
Nesta manhã, autoridades dos Estados Unidos informaram que al-Libi foi morto em uma operação da CIA, a agência de inteligência americana. Na ação, desencadeada na segunda-feira, pelo menos seis mísseis foram disparados de um avião não tripulado no local onde estavam membros da Al Qaeda, no noroeste do Paquistão. Há informações sobre 15 mortes.
Segundo a CNN, a morte de Al-Libi é um dos golpes mais significativos para a Al Qaeda desde que militares dos EUA mataram Osama bin Laden há um ano. Al-Libi era o segundo no comando, atrás apenas do líder Ayman al-Zawahiri, que assumiu após a morte de Bin Laden.
Al-Libi tinha conhecimentos importantes para a organização e será difícil substituí-lo, disse um oficial americano à CNN, sob a condição de anonimato. Ele “desempenhou um papel fundamental nos planos do grupo contra o Ocidente, fornecendo supervisão aos esforços em operações externas”, afirmou o oficial. Al-Libi era tido como herói no mundo islâmico por ter fugido de uma cadeia administrada pelos EUA no Afeganistão, em 2005.
O número dois da Al Qaeda estava na lista dos terroristas procurados pelos EUA, que ofereciam US$ 1 milhão por informações sobre seu paradeiro.
Amanda Polato
Nenhum comentário:
Postar um comentário