Eles podem ser aplicados sobre qualquer tipo de piso cerâmico, porcelanato e pedras - desde que estejam bem assentadas e custam de 30% a 50% mais do que os convencionais
Entre as vantagens dos recém-lançados porcelanatosextrafinos - de 3mm a 5mm de espessura - está a de agilizar a obra, quando colocados sobre revestimentos cerâmicos preexistentes. Mas é preciso avaliar se é aceitável o nivelamento resultante do piso antigo com o extrafino sobreposto. Isso foi feito pela autora desta reforma, arquiteta Carolina Guindani, do escritórioCompleta Arquitetura + Engenharia.
Nesta casa, em um condomínio de Gravataí, no Rio Garnade do Sul, o método adotado na instalação de 30 metros quadrados - pisos do living, do lavabo e da área da adega - consistiu na sobreposição, o que reduziu a obra de três para duas semanas. A espera para a circulação no espaço após a aplicação é o normal para porcelanatos - um a dois dias.
A troca de piso neste ambiente integra a revitalização para tornar a residência de lazer o endereço principal da família. Conforme a autora do projeto de reforma, a rusticidade nos materiais internos da propriedade - tijolos aparentes e madeira escura - determinaram a escolha do porcelanato bege fosco de 60cm x 60cm. Para dar sensação de amplitude, o rejunte foi aplicado no tom do revestimento. A fina espessura e o peso reduzido, comparados aos porcelanatos normais, permite que o extrafino revista paredes e tampos.
Saiba mais:- Porcelanatos extrafinos podem ser aplicados sobre qualquer tipo de piso cerâmico, porcelanato e pedras – desde que estejam bem assentadas.
- Não são indicados sobre pisos naturais, como os de madeira. Sempre precisam de rejuntes.
- Os indicados são de 1,5mm a 2mm. Os extrafinos, quase 70% mais leves do que os porcelanatos convencionais, são mais fáceis de transportar, manusear e cortar.E ainda mantêm a resistência padrão.
- Após a instalação, é preciso aguardar a cura da argamassa e do rejunte. Há argamassa de cura rápida, mas não é indicada para sobreposição.
- Os extrafinos custam de 30% a 50% mais do que os convencionais
Nenhum comentário:
Postar um comentário