Você já deve ter se perguntado se compensa implantar um sistema de CRM em sua empresa. Leia e tire suas próprias conclusões!
Relacionamento é o grande diferencial que as pequenas empresas têm em relação às grandes. É a “carta na manga”. Bom atendimento e personalização são fatores determinantes na hora em que o cliente vai fechar um negócio. Bom, isso você já confirmou, mas e quanto à aplicação tecnológica? Vamos falar um pouquinho sobre ela.
Já pensou no número de vezes em que você lembrou de certa empresa quando pretendia comprar algo, pois foi bem atendido? E é nesse fator que as pequenas se destacam.
Os consultores especialistas enfatizam a importância de conhecer bem os hábitos de seus clientes, tratando-os de forma personalizada e apresentando produtos / serviços que são de interesse deles. A tecnologia busca aproximar o atendimento pessoal diferenciado, ao dia-a-dia dinâmico da vida de um empreendedor atualmente.
Antes de tudo, é bom ter em mente que CRM é uma estratégia, ao invés de simplesmente software. A analogia ao dono da mercearia é muito utilizada pelos consultores em CRM, para exemplificar a ideia:
CRM aplicado desde antigamente
CRM (Customer Relationship Management) é o nome da estratégia que coloca o cliente como foco dos processos de negócio.
A Gestão do Relacionamento com Clientes (tradução do termo CRM para o português) é aplicada faz muito tempo, na época em que o dono da mercearia de vários anos atrás, conhecia bem todos seus clientes.
Ele tinha anotadas em um caderninho, todas as informações importantes sobre seus clientes, como por exemplo, onde eles moravam, as datas de aniversário, os produtos que mais gostavam, a frequência em que visitavam a loja, os melhores clientes, etc… Essa prática tornava-os fiéis à loja.
As vantagens de um sistema de CRM
A grande vantagem de utilizar uma ferramenta para auxiliar na estratégia de relacionamento com clientes, é a possibilidade de registrar todo contato entre empresa e cliente, mantendo as informações importantes registradas no sistema. Assim, o pessoal de sua empresa sabe o que está sendo tratado, podendo dar continuidade nas negociações ou atendimento.
Os dados ficam centralizados em um único lugar, evitando a perda dos contatos que podem ocorrer com a utilização de planilhas.
Conheci uma empresa que separava as planilhas de contatos para cada vendedor, mas mantinha uma central com todas as informações para os sócios.
O problema era que, todo final de mês, eles precisavam organizar tudo novamente.
As possibilidades vão além disso: as informações armazenadas podem oferecer uma visão ampla sobre os contatos, apontando quais são os mais interessantes, qual é a melhor oportunidade de negócio em relação ao esforço de venda, aqueles que estão sempre dando ideias sobre como melhorar seus produtos / serviços e aqueles que sua empresa deve entrar em contato para fortalecer o relacionamento.
Há alguns tipos de sistemas de CRM, desde os mais complexos que são projetados especialmente para grandes empresas, devido a necessidade de integrar os vários departamentos, até os mais simples oferecidos em plataforma web “sob demanda”:
Sistemas de CRM em plataforma web
Esses sistemas ganham destaque entre as pequenas empresas, pois são oferecidos através de assinaturas mensais de baixo valor e não exigem que a empresa tenha os equipamentos de infra-estrutura, nem equipe com conhecimentos técnicos para mantê-los no ar:
- Agendor
- Brascomm
- CoffeBean
- CRM Venda+
- EngeVendas
- HighRise
- Symbio
- Sales Cloud (da Salesforce.com)
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