sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Os cinco “nãos” da negociação


Postado por: Redimob  |  01/02/2012 15:24:05 

Fonte: Redação Redimob

Corretor de imóveis lista as principais qualidades facilitadoras da negociação com o cliente, às quais os profissionais devem estar atentos.


Negociar é um dos processos mais importantes durante a venda de um imóvel. O corretor de imóveis, Guilherme Machado, afirma que nessa etapa é importante compreender que não é uma competição para saber quem tem mais poder, mas a habilidade de gerenciar interesses diversos a fim de se chegar a um resultado satisfatório.
Baseado nisso, o corretor de imóveis postou em seu blog, os cinco “nãos” de uma negociação com o cliente, ou seja, algumas qualidades facilitadoras às quais os profissionais devem estar atentos. 
Não demonstre ansiedade. Em um relacionamento, não nos comunicamos apenas por palavras, o nosso corpo também comunica e os outros percebem quando estamos ansiosos. “Vale lembrar que a venda é um relacionamento e que essa relação requer confiança e segurança. Com isso, a postura do profissional da intermediação imobiliária deve transmitir credibilidade”.

Não omita informações. “Se o relacionamento exige confiança, as informações incompletas ou irreais devem ser extintas, pois o risco dessa relação não ter sucesso é muito grande. A honestidade e a transparência são as maiores virtudes neste processo”. 

Não insira fatos que não estejam relacionados ao contexto. Tenha suas bases em informações concretas para evitar frustrações. “Imagine o cliente no meio de um raciocínio e o corretor o interrompe com a frase “eu sei o que você está querendo dizer”. Esta situação, além de ser desagradável pelo fato de ter sido interrompido, pode gerar duas circunstâncias:

1. O corretor corre o risco de não saber o que o comprador estava realmente pensando e pode gerar uma expectativa que não será atendida, o que leva à segunda consequência.
2. O comprador pode entender que o corretor não estava atento, não estava envolvido no processo.
Não interrompa. “Se o corretor tem a certeza de que sabe o que o outro está pensando, o melhor é deixá-lo terminar o raciocínio, utilizando essa expertise, de compreendê-lo  ao seu favor para criar um rapport, ou seja, uma sintonia com o comprador", afirma Machado.
Não imponha o seu pensamento. Guilherme Machado atenta que é importante exercitar uma das principais técnicas de vendas: ouvir. “É comum termos o hábito de pensar que quem domina uma negociação é aquele que fala mais. Mas é ouvindo que os profissionais da intermediação imobiliária conseguirão as ferramentas e fundamentações necessárias para realizar um bom negócio.
Lembre-se: a melhor venda é aquela em que ambas as partes ficam satisfeitas. 

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