por Luciana Gomes, Blog o Melhor de Vendas
Tudo começa e termina em vendas. Ao abrir uma empresa você
pensa em vender produtos e serviços e obter lucro, ao vender você deve pensar
em se relacionar da melhor forma com os clientes para que possa mantê-los e
aumentá-los visando maximizar este lucro, e quando se pensa em relacionamento
com clientes deve-se pensar também nos clientes internos, o bom relacionamento
interno é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, seja ele de pequeno
ou grande porte. Para vender mais e atender melhor é preciso haver sinergia
entre toda a equipe – comercial e outros departamentos -, somente assim o
sucesso em vendas, tão almejado poderá ser alcançado.
A missão do consultor especializado em vendas e
relacionamento com o cliente é fazer com que as equipes comerciais vendam cada
vez mais e atendam cada vez melhor. Através de práticas de incentivo e
estratégias corretamente direcionadas, é possível melhorar o ambiente interno e
a forma de pensar e agir dos envolvidos gerando novas atitudes e uma maior
motivação para o trabalho. Promover insights positivos na maioria dos casos só
depende de uma comunicação assertiva e de um trabalho comportamental eficaz
focado no perfil do público envolvido. Por esse motivo é tão importante a
contratação de um especialista, pois este profissional devido a sua grande
bagagem na área – neste caso equipes de vendas e relacionamento com o cliente –
estará apto a desenvolver programas pontuais e objetivos, atingindo exatamente
às deficiências mais comuns a este tipo de público, e adaptando tais programas
às necessidades e metas da empresa contratante.
Com o mercado se abrindo e a forte concorrência vinda de
todos os lados do planeta, o foco do empresário mais do que nunca deve estar
voltando para administrar o seu negócio, pois essa é a sua especialidade.
Dispender esforços para diagnosticar e buscar soluções para todas as complexas
áreas de uma empresa demandam tempo, energia e em muitos casos perda de
dinheiro, pois uma única pessoa, por melhor profissional que seja, não consegue
focar em tantas áreas ao mesmo tempo de forma eficaz, muitos problemas fatalmente
irão escapar por entre seus dedos dando margem a erros, prejuízos e
conseqüentemente perda de mercado.
Focado em solucionar problemas específicos, está o consultor
empresarial, especialista em sua área de atuação, este profissional é capaz de
diagnosticar com precisão necessidades muitas vezes ocultas dentro da
organização. Levar soluções de maneira eficaz, assertiva e ágil, é a missão do
consultor empresarial, maximizando o lucro do negócio e conseqüentemente
aumentando a sua fatia no mercado.
Administradores inteligentes sabem que não tem tempo e nem
disponibilidade para saber e fazer tudo, eles focam no que são realmente bons,
administrar a sua empresa, e firmam parcerias estratégicas para somar
competências e crescer, pois descobriram ser esta a melhor forma de obter
sucesso.
Eike Batista, um dos empresários mais ricos do mundo segundo
a revista Forbes, atribui o seu crescimento justamente as alianças estratégicas
firmadas ao longo da sua trajetória. Ele uniu os melhores profissionais em suas
respectivas áreas, e os levou para dentro da sua empresa. Hoje suas empresas
são um sucesso e ele, um dos homens mais ricos do planeta, e segundo o próprio,
dentro em breve será o número um! Alguns acham isso difícil de tornar-se
realidade, bem, com a visão que ele possui e as alianças que vem firmando,
difícil mesmo é não acreditar!
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