quarta-feira, 8 de março de 2017

A cultura de negócios de Israel


A cultura de negócios em Israel é muito mais informal do que você está acostumado. Israelenses são diretos, assertivos e persistentes. Os negócios ocorrem em ritmo acelerado e frequentemente conduzidos com senso de urgência. Ao mesmo tempo, conexões pessoais são de grande importância entre  colegas e parceiros que se  esforçam para conhecer uns aos outros e socializar.
Comunicação – A interação entre colegas é muito direta, espontânea e aberta, sem formalidades e eufemismos. Israelenses apreciam honestidade e transparência e esperam o mesmo de você. Eles não lidam bem com imprecisão ou sutilezas e frequentemente podem interpretá-las como desonestidade. Esta postura direta pode muitas vezes ser vista como grosseria, mas saiba que este não é o caso.
Relacionamento interpessoal – No trabalho, israelenses geralmente optam por resolver diferenças através da comunicação direta, cara-a-cara, o que pode incluir o uso de um tom mais elevado de voz e críticas diretas. A comunicação verbal é usada para expressar sentimentos, pensamentos, ideias e também para manter um ambiente de trabalho onde os problemas de relacionamento são resolvidos de forma rápida e eficiente. Após uma conversa honesta, os israelenses retomam as relações quase que imediatamente e sentem-se satisfeitos e prontos para seguir em frente com o trabalho.
Estilo de trabalho – Israelenses valorizam ações rápidas para resolver problemas e tendem a escolher o improviso em detrimento a um plano de trabalho cuidadosamente planejado e bem detalhado. Os planos podem mudar no último minuto para gerar mais eficiência e adaptar-se a uma situação específica. Eles vão sempre preferir tomar a iniciativa em vez de esperar por um longo processo burocrático que muitas vezes é interpretado como um desperdício de tempo. Flexibilidade, inovação, iniciativa e adaptabilidade são características altamente respeitadas assim como a habilidade de trabalhar em equipe e se comunicar abertamente com seus colegas de trabalho.
Pontualidade e tempo – De um modo geral, israelenses tem uma visão mais flexível de tempo, o que leva a uma diminuição da utilização de calendários, programações e agendas de horários precisos para início e término de reuniões. No entanto, isso não afeta o conteúdo ou eficiência das mesmas, que costumam ter todas as questões necessárias resolvidas de forma objetiva.
Hierarquia no ambiente de trabalho – Israelenses interagem abertamente com qualquer nível hierárquico e não atribuem importância a vários tipos de autoridades nas empresas. A atmosfera na maioria das empresas é muito profissional, mas ainda assim agradável e amigável em um nível interpessoal. A hierarquia que você deve estar acostumado não é a regra em Israel. Como em toda empresa, existe uma estrutura hierárquica de gerenciamento, mas até mesmo um novo funcionário pode comunicar-se livremente com qualquer nível gerencial, contanto que o assunto seja apresentado de forma profissional ou caso necessite ajuda em alguma área. Dependendo de sua importância, decisões são tomadas durante reuniões de equipe. Todos têm o direito de expressar suas opiniões sobre o tópico em questão já que na maioria das vezes as reuniões têm o formato de discussões abertas. Se o supervisor estiver presente, as pessoas podem espontaneamente sugerir ideias, dar opiniões ou até mesmo reclamar. Comunicação não-oficial é encorajada. Não existe muita burocracia e o funcionário não precisa passar por uma corrente de comando para falar com ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário