quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

O charme e conforto das peseiras


Link encurtado para a publicação: http://goo.gl/wvWfqm
Uma banqueta, dois pufes, um baú ou uma recamier. Qualquer uma dessas peças quando posicionadas aos pés da cama dão charme e conforto e praticidade ao quarto. A antiga peseira não perdeu espaço nadecoração, só ganhou cara nova.
Ela serve de apoio no momento de desfazer a cama e finaliza a decoração. Atualmente a montagem da cama já é um diferencial e a peseira auxilia nesta composição e na decoração.
Com a tendência da cama box, as peseiras ganham ainda mais destaque, já que a maioria compra apenas a cabeceira e, assim, perdeu-se o charme do pé das camas. Nesse sentido, a peseira entra como finalização e acabamento. E, muito mais que peça decorativa, ela é funcional, já que é nela que se coloca a colcha e os travesseiros ao preparar a cama para dormir ou no momento de montá-la.
Quando o armário é dentro do quarto, normalmente utiliza-se a peseira de apoio para, por exemplo, se calçar um sapato.
Se antigamente se usava como peseira um baú, que abrigava sempre o enxoval de cama, agora outros mobiliários conquistaram esse espaço na decoração. Banquetas, pufes, baús, recamier cumpre bem esse papel e ainda garantem estilo à ambientação.
“Uma recamier imprime um estilo mais clássico e bufes ou banquetas com pés em X e cromados dão uma linguagem mais moderna.
Proporção e harmonia
Mas na hora de compor, a proporção com o modelo da cama é fundamental para garantir a harmonia. “A peseira deve ser, no mínimo, uns 20 centímetros menor do que a largura da cama”, explica.
Para uma cama de 1,60 metro, ela deve ter no máximo 1,40 metro. A regra vale também para a altura da cama. A peseira nunca deve ultrapassar a altura do colchão, no máximo pode ficar alinhada. A proporção vale para os dois sentidos, não pode ser nem muito pequena e nem que ultrapassar a largura. Em uma cama de casal, se opção for banquetas, é preciso usar duas ou compor duas peças diferentes, desde que sigam essa proporção do tamanho em relação a cama.
Em quartos de solteiro, ela também pode aparecer e cumpre a mesma função. Ajuda da mesma maneira, até mesmo em quarto infantil.
A partir do momento em que se optou por colocar a peseira, ela deve fazer parte do contexto da cama tanto na cor, como no material. Se for usada para se trocar ou sentar-se, o ideal é selecionar um tecido mais macio e acolchoado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário