sexta-feira, 17 de outubro de 2014

FANÁTICOS by Miranda Sá


MIRANDA SÁ ( E-mail: mirandasa@uol.com.br )

                                                       “O fanatismo é a única forma de força de vontade
                                                                                       acessível aos fracos" (Nietzsche)
Fanatismo, do latim fanaticus, é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política. Ou até mesmo ao entusiasmo obsessivo para um passatempo, como o futebol.
Pesquisando sobre o fanatismo, a professora Ana Lucia Santana encontrou significados diversos, como“culto excessivo de alguém ou de alguma coisa; zelo religioso excessivo; paixão política; intolerância; sectarismo; exaltação exagerada; faccionismo; dedicação excessiva”.
Segundo a psiquiatria, é um comportamento extremamente freqüente em paranóides, cuja apaixonada adesão a uma causa chega, muitas vezes, ao delírio.
O maior e mais pragmático exemplo do fanatismo e de fanáticos, encontra-se na conjuntura sócio-política brasileira: o culto à personalidade de um pelego astuto e experimentado, Lula da Silva, que elegeu-se presidente da República por um estelionato eleitoral.
Seu partido, o PT, criou com outros grupos tendenciosos uma organização, que presta cega obediência a Lula; e este, após cumprir dois mandatos presidenciais, fez o sucessor – um “poste”, como se convencionou chamar pessoas incapazes de ação própria. É a atual presidente, Dilma Rousseff, que tenta a reeleição neste momento.
Apresentou-a como uma “gerentona”, com capacidade para conduzir o País. A paranóia dos lulo-petistas e dos inocentes úteis arrastados como maria-vai-com-as-outras, acreditou nessa “fabulagem”, e inúmeros deles arrependeram-se.
Dilma não passa de um fantoche articulado pelo Pelegão com fios invisíveis e com escuta eletrônica no ouvido para receber instruções do marqueteiro. Em razão disso, sua administração é toda improviso. Muda de ideia de acordo com a orientação recebida.
Dessa maneira, temos um governo que modelou “blindagens” para evitar a punição dos companheiros corruptos que se multiplicaram nos últimos 12 anos. Através dessa inescrupulosa política, negou a existência do Mensalão, o que se comprovou graças ao Ministério Público Federal, levando a cúpula do PT à prisão por decisão histórica do STF, presidido pela figura impar de Joaquim Barbosa.
A blindagem, porém, valeu para salvar outros delinquentes, negando evidências e manifestando cinicamente a inocência de uma lista enorme de corruptos. Palocci, Erenice, Rose Noronha, os aloprados e os dólares na cueca.
Felizmente temos agora uma delação. Veio de um diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, íntimo e parceiro de Lula e conviva de Dilma no casamento da filha. As denúncias contidas no depoimento dele são estarrecedoras e envolvem vários petistas (inclusive o tesoureiro do partido) e seus aliados políticos. As revelações apontam delitos como propinas pagas por empreiteiras, com 3% destinados ao PT e partidos aliados.
Quem disso cuida. Os fanáticos se  movimentam para manter o esquema de poder lulo-petista com ações violentas contra os adversários. Viu-se a artilharia dessa falange contra a candidata Marina Silva no primeiro turno, e derrotaram-na.A mira dos infames voltou-se para Aécio Neves, usando seu arsenal de mentiras, calúnias e difamações.
A falta de senso moral pelo fanatismo, é adepto do princípio de que o fim justifica os meios. Atingiu um limite insuportável e, por uma contradição dialética proporcionou a organização de uma frente de união nacional a favor de Aécio.
Os brasileiros não se deixam mais enganar. Vê-se que à virulência se contrapõe a serenidade; a mentira é enfrentada pela verdade e as acusações fraudulentas são desditas com provas concretas.
Com isto, a paranóia do fanatismo está se dissipando. Já encontramos incontáveis antigos eleitores e simpatizantes do PT que escaparam da mesquinhez do amoralismo fanático e votarão em Aécio. Esta virada é qualitativa e quantitativa em todas as regiões do País. A vitória final se avizinha para felicidade geral da Nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário