quinta-feira, 31 de julho de 2014

Cartas de Nova Iorque: Prenderam o Homem-Aranha


Luisa Leme
Já foram três homens-aranhas desde abril. Elmo também já não pode ficar a solta. O poderoso Hulk pode ser considerado uma ameaça e até o Woody- o coubói de Toy Story - teve a liberdade ameaçada por aqui. A polícia que nunca faz nada nas histórias de super-heróis está prendendo as figuras mais queridas da Time Square.
Quem conhece a rua mais acesa de Nova Iorque, que provoca uma névoa branca de energia elétrica em cima de Midtown, iluminando a noite dos turistas, sabe que todo personagem que precisa de uma grana está lá.
A regra é clara: como tudo em Nova Iorque, as fotos das crianças com seu cartoon favorito custam dinheiro. Elmo, Garibaldo, Homem-Aranha, Capitão América, e muitas vezes um pessoal fantasiado que a gente nem reconhece na hora, podem posar com os turistas, alegrar a criançada...desde que sejam remunerados. Não está fácil para ninguém nessa cidade: o Elmo custa caro!
Até agora… Alguns heróis têm se exaltado ameaçando passantes que não pagaram a gorjeta.
E os homens-aranhas, não sei se porque se consideram invencíveis após terem sobrevivido o musical mais perigoso da região ou por adotarem um personagem um pouco perturbado mesmo, acabaram se atracando com a NYPD depois de serem muito agressivos na hora de cobrar os turistas.
Um “aranha” foi pego por policiais depois de assediar sexualmente uma pedestre e, no último domingo, outro homem-aranha deu um soco no NYPD que reprimiu o pedido exagerado por dinheiro.
O Come-Come da Vila Sésamo foi preso em 2013, depois de empurrar uma criança. E Elmo foi acusado de gritar ofensas anti-semitas para os turistas no ano anterior. Depois do escândalo, acabaram todos atrás das grades, como os vilões das histórias.
Com o soco do Homem-Aranha, o prefeito Bill de Blasio também concordou que algo deve ser feito para controlar os fantasiados.
Os policiais que patrulham a Times Square (são tantos que a gente se sente mesmo andando no meio de uma história em quadrinhos) compraram a briga e estão de olho nos heróis que não se comportam de acordo com sua fama. O comissário da polícia da cidade já apóia novas medidas propostas para se acabar com o “problema Elmo da Times Square”.
A cidade agora considera uma nova lei que pede regulamentação rígida aos mascarados. Estão querendo regular a Vila Sésamo inteira! Exigindo que a Liga da Justiça tenha papéis próprios para trabalhar em Gotham City. 
Agora, a associação do ponto turístico e oficiais da cidade estão querendo impor condições para ser personagem na Times Square. A proposta sendo avaliada pela câmara de vereadores de Nova Iorque estipula o pagamento de uma licença e verificação de antecedentes criminais. A lei está empacada na câmara, já que se apresentar como personagens nas ruas também é considerado uma violação de direitos autorais. 

Luisa Leme é jornalista e produtora de documentários. Passou pela TV Cultura e TV Globo em São Paulo, e pelas Nações Unidas em Nova York. Mora nos Estados Unidos há sete anos e fez mestrado em relações internacionais na Washington University in St. Louis. Escreve aqui sempre às quintas-feiras. Mantém o blog DoubleLNYC com imagens e impressões sobre Nova York. Twitter: @luisaleme

Nenhum comentário:

Postar um comentário