quinta-feira, 19 de junho de 2014

Recuo de Barbosa, abandonando o Mensalão, abala imagem do STF e aprofunda desgaste reeleitoral do PT



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

A petralhada comemora, desde ontem, o recuo tático do Super Joaquim Barbosa – ao se afastar da relatoria dos processos ligados ao Mensalão. Na visão petralha, o futuro aposentado Barbosa tirou seu time por saber que estava cometendo uma injustiça contra reeducandos que reivindicam o direito ao trabalho externo no cumprimento da pena em regime semiaberto. Trata-se de mais um costumeiro erro tático de avaliação dos nada inocentes petralhas.

A visão real e objetiva dos fatos indica que Barbosa cedeu agora por dois motivos. Primeiro, porque está de saco cheio de tudo, há muito tempo. Segundo, porque sabe que o desgaste de imagem já gerado aos petistas provocou mais estrago que o programado inicialmente. Barbosa marcou posição e, mesmo não estando 100% certo, justo e perfeito, sai por cima da carne seca. As hienas petralhas ficam com a carniça apodrecida.

O ato quase final de Barbosa contra os mensaleiros vai produzir um desgaste profundo na imagem do Supremo Tribunal Federal perante a opinião pública. Na hora em que o novo relator (sorteado, ou azarado, dependendo do ponto de vista) Luis Riberto Barroso determinar a saída da cadeia para os mensaleiros “trabalharem”, a desmoralização da Justiça ficará consolidada no inconsciente popular. Mensaleiros “livres” prejudicarão a campanha reeleitoral petista.

Joaquim Barbosa saiu batendo, e posando como vítima das petralhices: "Vários advogados que atuam nas execuções penais oriundas da AP 470 deixaram de se valer de argumentos jurídicos destinados a produzir efeitos nos autos e passaram a atuar politicamente, na esfera pública, através de manfiestos e até mesmo partindo para os insultos pessoais, via imprensa, contra este relator”.

No recuo ofensivo de Barbosa, quem leva bola nas costas, logo de começo, é o advogado de José Genoíno: “Este modo de agir culminou, na última sessão plenária do Supremo Tribunal Federal, em ameaças contra minha pessoa dirigidas pelo advogado do condenado José Genoino Neto, dr. Luiz Fernando Pacheco, OAB 146.449-SP, que, para tanto, fez uso indevido da tribuna, conforme se verifica nos registros de áudio e vídeo da sessão de 11 de junho de 2014. Em consequência disso, formalizei representação criminal na data de ontem contra o mencionado causídico”. 

Assim que se aposentar, Barbosa entregua o STF aos petralhas. Eles indicarão seu substituto. Além disso, quem assume a presidência da Corte Suprema é Ricardo Lewandowski. Assim que ele entrar em campo, a tal “elite das arquibancadas” tende a tratá-lo com carinho idêntico ao proporcionado a Dilma Rousseff na Copa do Jegue. O ministro, com ares de semideus, corre o risco de ganhar o status popular de um mero árbitro de futebol, com tudo que o povão irado lhe dá direito... 

Rumo ao Maracanã em 13 de Julho


Gosto não se discute…

O alegre Jonh Biden, vice de Barack Obama, que veio ao Brasil ver a seleção dos EUA jogar na Copa do Jegue e aproveitou para um teretetê com o governo brasileiro, fez média após a reunião oficial com a Presidenta Dilma Rousseff:

“Foi um ótimo encontro. Eu gosto muito dela”.

Aproveitando a deixa, um jornalista indagou:

“E ela também gosta do senhor?”.

A resposta risonha de Biden teve tom de ironia:

“Espero que sim”...

Legiões amaram...

Militares não gostaram muito do anúncio de um acordo de cooperação na área de direitos humanos anunciado pelo vice-Presidente dos EUA.

Para alegria dos revanchistas e revisores históricos, John Biden confirmou que os Estados Unidos começaram a compartilhar documentos sobre a ditadura no Brasil, o que vai ajudar a Comissão da Verdade a desvendar fatos que ocorreram naquele período: 

“Espero que olhando documentos do passado, possamos focar na imensa promessa do futuro”.

Chuva no molhado

O encontro do vice-presidente dos EUA com Dilma Rousseff foi uma verdadeira chuva no molhado a respeito do tema espionagem – através do qual Dilma se aproveita para se passar de “vítima”.

John Biden deixou claro, diante dos holofotes da imprensa, o que se falou na conversa a dois:

“É claro que discutimos o programa de vigilância dos Estados Unidos revelados no ano passado. Sei que o assunto é bastante importante às pessoas aqui. Bem francamente, bastante importante às pessoas dos Estados Unidos também. E a presidente Rousseff e eu tivemos a chance de ter uma conversa franca e eu disse o que ela já sabia, que o presidente Obama pediu uma revisão imediata depois que soubemos das revelações e, baseados nas suas instruções, fizemos mudanças reais no nosso processo e estamos adotando uma nova abordagem nessas questões. Continuaremos fazendo consultas próximas a nossos amigos e parceiros, como o Brasil conforme as coisas procedem”.

Coisa de louco

O gênio Lula mandou os petistas do Amapá apoiarem e trabalharem pela reeleição do senador José Sarney.

Já tem petista achando que o seu mestre anda exagerando na dose...

Pior é a Dilma, que obedece a tudo que ele manda, e, no final das contas, fica mal na fita e nas pesquisas...

Camisetas da Dilma


Brasileira PT da vida



Cidadã com perfil socioeconômico de eleitora potencial de Dilma Rousseff solta a bronca contra o governo, no YouTube!

Pimenta arde


A Seleção Brasileira de futebol voltou a mostrar ontem que não tem pegada para conquistar uma Copa do Mundo, em condições normais.

Bom na marcação, o time não tem entrosamente sufuciente para jogadas ensaiadas, ofensivas, que redundem em gol – máximo objetivo ludopédico.

Nosso escrete canarinho é lento no toque e conduz demais a bola, sendo pouco objetivo e eficiente nos passes rumo ao ataque e na direção do gol.

O time de Felipão depende, para se dar bem, dos lampejos individuais de alguns excelentes jogadores – o que torna as coisas complicadas diante de adversários que marcam muito bem ou (no caso de uma Alemanha ou Holanda) que parecem máquinas treinadas para fazer gol, em alta velocidade e eficiência tática.

Fome de futebol


Mural pintado pelo artista Paulo Ito, em Pompeia, na Zona Oeste da cidade de São Paulo, diz tudo...

Vamos tomar?


Essa é dose... Realmente, justa e perfeita para quem gosta de tomar...



O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 18 de Junho de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário