15/12/2013
Primeira charge por Roque Sponholz e a segunda desconheço.
Vi, por estes dias, um artigo de Gustavo Cerbasi, especialista em educação financeira, que logo no título me despertou interesse. Ele o chamou de “O custo Brasil e a culpa do consumidor”. Antes de iniciar a leitura, pensei comigo mesmo: Como é possível? Pareceu-me, de imediato, de uma ilogicidade tremenda. Vencida a resistência inicial, dediquei-me à leitura. Não é que o redator apresenta razões sólidas para pensar mais profundamente? Vamos ao texto e os leitores poderão julgar por si mesmo, em vez de ler linhas escritas por quem não é do ramo:
“Que atire a primeira pedra quem nunca contribuiu para o custo Brasil – aquela ideia de que tudo é mais caro aqui do que lá fora. Na busca por culpados, muito se fala da carga de impostos, da incompetência governamental, do lucro inflado dos empresários, dos juros bancários e da falta de infraestrutura. Tudo isso é verdade. Poucos percebem que o comportamento do consumidor também tem alto impacto em nossos preços.
Para começar, nosso consumo é de má qualidade. A mania de ostentação nos leva a comprar casas que não podemos decorar, carros que não levamos para viagens, smartphones poderosos que não ganham aplicativos úteis. Isso porque o dinheiro não dá para tudo. Pagamos caro pelo hardware e ignoramos que precisamos de verba para o software. Quando esse software é mesmo necessário, sua compra leva as contas ao vermelho.
O custo Brasil surge, nesse caso, da inadimplência dos maus compradores e da escassez de dinheiro resultante do pagamento excessivo de juros sobre crédito de má qualidade. É muita gente cobrindo contas no vermelho, recorrendo a empréstimos pessoais e consumindo crédito que deveria ser usado para criar novos negócios e gerar renda.
As pessoas compram menos, a cadeia produtiva vende menos. O crédito que deveria fomentar novos negócios acaba usado para cobrir falhas de planejamento, por isso sai mais caro. Como as vendas são menores, lojistas, produtores e distribuidores precisam trabalhar com margens maiores sobre suas magras vendas, se quiserem cobrir o investimento e o risco de seus negócios.
Outro problema de consumo é a concentração no fim de ano. Em razão do excesso de compras parceladas, os orçamentos das famílias são menos flexíveis e sujeitos a fugir do controle diante de qualquer imprevisto. O cidadão chega em novembro com dívidas acumuladas e ávido pelo 13º, que deveria ser usado para pagar impostos e grandes compromissos de janeiro, mas acaba servindo para quitar dívidas e tirar o atraso no consumo. Como não sabemos esperar, o dinheiro chega no fim de ano e consumimos na mesma época, na onda dos preços inflados – aqueles que garantirão o fechamento do ano do lojista no azul.
Sem verba para o janeiro caro, o brasileiro, então, parcela tudo e passa o ano sem consumir, acumulando dívidas, pagando juros e torcendo pela chegada do próximo 13o para se sentir aliviado. O custo Brasil surge aí, na estrutura produtiva e de comércio, preparada para o pico de demanda de dezembro e ociosa no resto do ano. Loja vazia, funcionário parado e poucas vendas são custo. O custo Brasil seria bem menor se a sazonalidade de consumo fosse menos extremada e menos endividada. Para fazer isso, a receita começa com menos compras a prazo.
Para começar, nosso consumo é de má qualidade. A mania de ostentação nos leva a comprar casas que não podemos decorar, carros que não levamos para viagens, smartphones poderosos que não ganham aplicativos úteis. Isso porque o dinheiro não dá para tudo. Pagamos caro pelo hardware e ignoramos que precisamos de verba para o software. Quando esse software é mesmo necessário, sua compra leva as contas ao vermelho.
O custo Brasil surge, nesse caso, da inadimplência dos maus compradores e da escassez de dinheiro resultante do pagamento excessivo de juros sobre crédito de má qualidade. É muita gente cobrindo contas no vermelho, recorrendo a empréstimos pessoais e consumindo crédito que deveria ser usado para criar novos negócios e gerar renda.
As pessoas compram menos, a cadeia produtiva vende menos. O crédito que deveria fomentar novos negócios acaba usado para cobrir falhas de planejamento, por isso sai mais caro. Como as vendas são menores, lojistas, produtores e distribuidores precisam trabalhar com margens maiores sobre suas magras vendas, se quiserem cobrir o investimento e o risco de seus negócios.
Outro problema de consumo é a concentração no fim de ano. Em razão do excesso de compras parceladas, os orçamentos das famílias são menos flexíveis e sujeitos a fugir do controle diante de qualquer imprevisto. O cidadão chega em novembro com dívidas acumuladas e ávido pelo 13º, que deveria ser usado para pagar impostos e grandes compromissos de janeiro, mas acaba servindo para quitar dívidas e tirar o atraso no consumo. Como não sabemos esperar, o dinheiro chega no fim de ano e consumimos na mesma época, na onda dos preços inflados – aqueles que garantirão o fechamento do ano do lojista no azul.
Sem verba para o janeiro caro, o brasileiro, então, parcela tudo e passa o ano sem consumir, acumulando dívidas, pagando juros e torcendo pela chegada do próximo 13o para se sentir aliviado. O custo Brasil surge aí, na estrutura produtiva e de comércio, preparada para o pico de demanda de dezembro e ociosa no resto do ano. Loja vazia, funcionário parado e poucas vendas são custo. O custo Brasil seria bem menor se a sazonalidade de consumo fosse menos extremada e menos endividada. Para fazer isso, a receita começa com menos compras a prazo.
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