segunda-feira, 15 de abril de 2013

Com frases divertidas, publicitários mudam dia de vendedor de semáforo


O “Candy Project” tenta mostrar o poder das palavras na vida das pessoas

Por Rafael Farias Teixeira
Editora Globo
“Será que algumas palavras podem mudar o mundo?” Foi isso que se perguntou o publicitário Will Ferrari Jr., que sempre acreditou na força delas, seja em livros, discursos ou em uma simples frase. Junto com o amigo, e também publicitário, Alexandre Freire, partiu para responder essa dúvida.

A oportunidade veio em algo comum nas grandes metrópoles brasileiras, com vendedores de semáforo que colocam cartões com frases nos saquinhos de guloseimas. “Achamos que era um lugar perfeito para fazer nosso teste”, afirma Ferrari. “Talvez nossas palavras não fossem mudar o mundo todo, mas sabíamos que poderíamos mudar o mundo de uma pessoa, e isso já valeria a pena.”

A dupla se juntou ao ilustrador Guilherme Cruz para criar os cartões com as frases e ainda acrescentar imagens divertidas. Depois disso, faltava encontrar o vendedor de rua que participaria do projeto, intitulado “Candy Project”. “Andando pelas ruas de São Paulo, conversamos com vários vendedores, conhecemos pessoas interessantes e com alguma lição para ensinar”, diz Ferrari. “Até que conhecemos o Tiago e ele nos cativou com seu carisma.”
Editora Globo


Tiago, que já trabalha vendendo balas há nove anos, topou na hora. Os três se juntaram e foram para um semáforo no bairro do Butantã testar o poder dos novos cartões. Os resultados apareceram logo nos primeiros minutos, nos sorrisos de diversos motoristas. “O intuito do projeto era provar que as palavras mudam - de forma positiva - o mundo de uma pessoa”, afirma Ferrari. “Queríamos que as pessoas sorrissem e continuassem felizes depois que o semáforo abrisse.”

Essa transmissão de felicidade fez com que Tiago reduzisse o tempo necessário para vender todas as suas balas em mais de duas horas, como mostra o vídeo abaixo, que se viralizou. Segundo Ferrari, o próximo passo é fazer outra ação com Tiago, usando a força da internet, e também continuar com outros projetos que mostram como as palavras fazem a diferença.

O projeto também deixa algumas lições de empreendedorismo. Para Ferrari, o “Candy Project” mostra como empreender significa sair de sua zona de conforto e buscar algum tipo de mudança. “Cremos que todo mundo tem uma expertise que pode ser usada para mudar alguma coisa. No nosso caso, por sermos publicitários, foram as palavras”, diz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário