Joshua Reynolds nasceu em Plympton, Devon, em 16 de julho de 1723. Como demonstrou desde cedo um talento natural para o desenho, foi para Londres estudar com Thomas Hudson, um famoso retratista dessa época. Depois passou dois anos na Itália, onde se apaixonou pelos mestres do classicismo.
De volta a Devon, em 1743, ele se dedicou a pintar retratos e cenas ligados a temas navais, telas que revelam toda sua inexperiência. Resolve retornar para Londres e se dedica a continuar seus estudos, sobretudo a técnica dos grandes mestres da antiguidade. Como todo grande artista, acaba por descobrir seu estilo que era marcado por pinceladas ousadas e o uso do impasto, a superfície grossa de tinta.
Dois anos depois, em 1746, lá está ele de novo em sua Devon natal onde pinta um retrato da Família Eliot (c.1746/47), o que indica que ele havia estudado os quadros de grandes grupos pintados pelo maior pintor inglês do Barroco, Sir Anthony Van Dyck, cuja influência na arte de pintura de retratos ultrapassou o século XVII, avançando até meados do século XVIII, quando o bastão passa justamente para Reynolds.
A Família Eliot, dos condes de St.Germans, pintada por Joshua Reynolds, vivia em sua mansão na aldeia de Port Eliot. Habitada desde o século VI, quando era uma abadia, sua história é muito interessante e na mansão onde ainda vivem os membros da família Eliot, aberta ao público, está a tela de Reynolds que retrata John Eliot, o primeiro Conde de St. German e sua família.
É óleo sobre tela e mede 87 x 114 cm.
Acervo Mansão St. Germans, Port Eliot, Cornualha, UK.
Nenhum comentário:
Postar um comentário