Tratar todo potencial cliente com respeito e atenção faz parte dos princípios de um vendedor de excelência. |
Você que atua como vendedor no varejo, já deve ter passado pela seguinte situação, quando o cliente diz: “Estou apenas dando uma olhadinha”. Situação que não é diferente quando o corretor de imóveis mostra diversos apartamentos e o cliente fala: “Vou dar uma olhadinha por aí e depois eu volto”. Talvez você seja um representante comercial e o seu potencial cliente comenta: “passe aqui semana que vem que eu prometo dar uma olhadinha com mais calma”. Vendedores inexperientes sentem-se frustrados e pensam: “Este sujeito veio aqui só para tomar o meu precioso tempo”. Talvez não compreendam que isso faz parte do dia a dia do vendedor e quando o cliente diz: “Estou apenas dando uma olhadinha”, pode ser que alguma coisa ainda não o deixou a vontade para ir mais fundo na relação com o vendedor. E o que acontece em muitas situações é que o vendedor perde o entusiasmo e começa a tratar o cliente com indiferença, pois pensa coisas do tipo: ”Este não volta mais”, “Não vou ligar para este cliente”, “Ele está só especulando”. Ele pode não comprar? Pode! Mas, e se ele tem o interesse em comprar? Qual é a impressão que terá do vendedor? Tratar todo potencial cliente com respeito e atenção faz parte dos princípios de um vendedor de excelência. De nada adianta tentar prever o comportamento do cliente e perder a oportunidade de vender. Com o passar dos anos, adquirimos o tal “feeling” para saber se o cliente é bom ou não, mas muitas vezes nos enganamos em nossas próprias percepções. O recado está dado para que o objetivo seja alcançado. Boas vendas e muito sucesso! |
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