por Hugo Harada
Hugo Harada/ Gazeta do Povo
Sidnei José da Silva, funcionário da Imobiliária Gonzaga especializado em fazer fotos dos apartamentos: luz adequada e ambientes organizados melhoram o visual das imagens
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Boas fotos ajudam na “propaganda”
Imobiliárias começam a investir fortemente nas imagens exibidas na internet para garantir mais cliques nos apartamentos disponíveis para venda e locação. Saiba o que uma fotografia de qualidade precisa ter
15/05/2011 | 00:03 | Ana Carolina Nery
- Milhares de pessoas procuram imóveis para comprar ou alugar todos os dias. Os classificados de jornal facilitam a busca ao dividir por bairro ou quantidade de dormitórios, serviço complementado pelas fotografias dos imóveis na internet. Esta facilidade e agilidade de acesso via web, aliada à necessidade de oferecer os melhores serviços, faz com que imobiliárias comecem a apostar fortemente em boas imagens dos imóveis, algumas até especializando ou contratando profissional na área.
Apesar de não haver um levantamento oficial sobre a quantidade de cliques, a gerente de classificados da Gazeta do Povo, Simone Lima, garante que os anúncios com fotografias são os campeões de visitação no portal da empresa. Ela conta que, justamente pensando nisso, são oferecidos login e senha para que o anunciante cadastre até 10 imagens em seu anúncio on-line. “Procuramos incentivar e explicar que é uma força extra. As pessoas estão começando a criar o hábito, mas ainda não são todos os anúncios que têm”, diz.
Eloir Straub/Divulgação
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ERRADO
CERTO
ERRADO
CERTO
Orientação
Confira algumas dicas da fotógrafa profissional Lya Uba para fotografar seu imóvel
Imagem interna
- Leia o manual de instrução da máquina fotográfica e conheça os recursos disponíveis.
- Teste as funções do equipamento, de pelo menos 5 mega pixels de resolução, de acordo com o manual.
- Acione o flash, principalmente se estiver contra a luz, para evitar escuros na foto.
- Organize o ambiente se ele ainda estiver ocupado.
- Não deixe objetos aparentes embaixo da cama.
- Deixe o ambiente mais limpo possível. Evite lixo, vassoura, cabos expostos pelo ambiente.
Imagem externa
- Evite enquadrar carros estacionados ou tente camuflar a placa do veículo antes da divulgação, para evitar a identificação.
- Procure ângulos que peguem o mínimo possível ou nada de fio de luz.
- Se for um imóvel de esquina, procure fazer uma tomada que valorize esse ângulo de localização.
Hora da escolha
Anúncios para pré-triagem
Valterci Santos/ Gazeta do Povo
As imagens expostas na internet foram fundamentais para a busca por um novo imóvel para morar pelo técnico em telecomunicações Alessandro Celestino (foto). Nos últimos três meses, ele e a mulher Daniella procuraram uma casa para alugar com o auxílio de classificados de jornal e sites de imobiliárias. Na última quarta-feira, Celestino assinou o contrato de aluguel de um sobrado em um condomínio fechado no bairro Portão. Durante o processo de busca, ele conta que as fotografias permitiam que fizesse rapidamente a pré-seleção de quais unidades conheceria pessoalmente. Nem todas as opções tinham fotos, outras apenas da fachada. Quando encontrava um desses pela frente, se desinteressava. “Encontrei fotos bem detalhadas, que facilitavam ver todos os ambientes, mas também vi opções somente com foto de fachada e banheiro, por exemplo.” Ele revela que sentiu falta de ver uma estrutura mais geral das unidades. “Em algumas não tinha noção da ligação entre alguns ambientes, como a visão do que se tem do corredor para os quartos, apenas dos cômodos em si.”
A gerente de marketing da Habitec, Camila Sumi, confirma a importância das imagens. “Não há um estudo que comprove, mas é certo que quanto mais e boas fotos tem, é mais fácil o cliente se interessar em conhecer pessoalmente, principalmente quando há uma sequência lógica de imagens, que mostram o local desde a entrada até os fundos como se o cliente estivesse lá.” Há um ano a empresa investe na qualidade das imagens que vão para os classificados. “Na maioria das vezes o interesse parte da foto, por isso buscamos o mais real possível, inclusive vaga de garagem e áreas comuns de condomímios. Quando não tem, não interessa”, diz Camila.
O mesmo acontece há cerca de dois anos com os funcionários do Grupo Gonzaga, de venda e locação de imóveis. Eles passam por treinamento específico com fotógrafo profissional para garantir os negócios, revela a diretora administrativa da empresa, Marília Gonzaga. “Sentimos a necessidade de melhorar. As fotografias eram muito amadoras e, por vezes, até denegriam a imagem do imóvel, afugentando os clientes.”
Ela conta que, normalmente, os profissionais da Gonzaga produzem cerca de 50 fotografias do local, em ângulos internos e externos, para serem selecionadas 20, que serão publicadas no site da imobiliária. Segundo Marília, os clientes ficam bem mais satisfeitos. “É muito chato procurar imóvel e assim é possível fazer uma pré-seleção, agiliza muito o processo. Além disso, anteriormente era necessário fazer mais visitas ao local, para ter certeza se fecharia contrato. Hoje, se faz isso de casa mesmo, pelo computador.”
Luz e organização melhoram o visual
Cada vez mais, a fotografia deixa de ser um recurso amador para ganhar técnica, comenta o diretor de atendimento da LPS Sul Consultoria de Imóveis, Luiz Augusto Brenner Rose. “É muito importante saber qual o melhor ângulo de visualização dos ambientes ou o momento ideal de fotografar uma fachada. Um dia bonito, ensolarado, causará uma impressão muito melhor, enquanto que se estiver fechado, modificará totalmente a percepção.”
Assim como as boas imagens chamam a atenção dos clientes para uma visita pessoalmente ao local, elas podem minar com o interesse em apenas um clique. Mas, sem truques! “Quando se mostra um imóvel, ele tem de estar o mais parecido possível com o que é ao vivo. Cuidar com detalhes simples, como acionamento do flash, permite um bom resultado para mostrar ao cliente e convencer”, afirma a fotógrafa profissional Lya Uba, que ministra cursos básicos de fotografia para o mercado imobiliário.
Equívocos por falta de atenção ou desleixo são comuns, principalmente quando o imóvel não foi desocupado. Não raramente as fotos têm ralos aparentes, vasos sanitários com a tampa levantada, ambientes bagunçados ou cantos que mostram nada. A dica de Lya é prestar atenção ao que está sendo enquadrado na câmera e, se necessário, “maquiar” o ambiente. “Evite deixar objetos, como vassouras, cabos ou lixo aparentes, pois provocam, inevitavelmente, uma primeira má impressão. Se o local estiver limpo e organizado, atrairá o cliente.”
Outra orientação importante é em relação à luz. “Se a foto for feita de frente para a janela, no contraluz, jogue o flash para clarear, do contrário a imagem sairá escura. O ideal, inclusive, é sempre acionar o flash, para garantir a qualidade.”
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