Setor imobiliário é alvo de parcerias
do Pão de Açúcar
CAROLINA MATOS - SP
Dono de 1,5 milhão de metros quadrados em terrenos com
potencial de construção no país --o equivalente a 150 quarteirões--, o Grupo
Pão de Açúcar investe em parcerias no mercado imobiliário.
Mais de 60% dessa área total está na capital paulista, que
já vive um apagão de terrenos comerciais amplos em endereços nobres, e na
Grande São Paulo.
Para fazer esse patrimônio render, a varejista investe em
empreendimentos mistos, com torres residenciais e comerciais perto das suas
lojas.
O plano é que entre 20% e 30% das unidades da companhia
abertas a partir do ano que vem no ramo de alimentação --bandeiras Pão de
Açúcar, Extra, Assaí-- sigam esse modelo. O grupo possui ainda as marcas Casas
Bahia e Ponto Frio.
A companhia, que está presente em 19 Estados e no Distrito
Federal, estuda 25 projetos nas capitais de pelo menos sete Estados, incluindo
RJ, MT e CE, além de SP.
Na última quinta-feira, foi anunciado, em parceria com a
Cyrela, um empreendimento na zona oeste da capital paulista com uma torre
residencial com 397 apartamentos, uma comercial com 575 salas e uma loja da
varejista com bandeira ainda a definir.
E há mais dois projetos, um em Guarulhos e outro em Santo
André, sendo analisados pelas prefeituras.
O VGV (Valor Geral de Vendas) estimado no empreendimento que
será construído pela Cyrela em SP gira em torno de R$ 570 milhões, de acordo
com a construtora, sendo R$ 120 milhões pertencentes ao Pão de Açúcar.
A varejista entra com o terreno --de 13 mil m² no caso do
citado acima-- e com a loja do grupo. Todo o investimento restante cabe à
construtora parceira. Nesse projeto específico, a Cyrela calcula aplicar entre
R$ 360 milhões e R$ 380 milhões.
DESENVOLVER O VAREJO
A estratégia do Pão de Açúcar no segmento de imóveis, no
entanto, não significa que a empresa pretenda mudar de ramo, afirma Caio
Mattar, presidente-executivo da GPA Malls & Properties, braço imobiliário
do grupo.
"Nossa intenção é otimizar nossos ativos, mas sempre
com objetivo de desenvolver o varejo, que é o negócio da empresa", diz o
executivo.
"A loja do grupo é uma âncora para a valorização de
áreas. Ao mesmo tempo, o restante do terreno é aproveitado para favorecer a
região e o próprio fluxo para a loja."
Em 2006, o Pão de Açúcar fez uma parceria considerada
"piloto" com a construtora Halna no bairro Jaguaré, também zona oeste
de SP.
Do terreno de 76 mil m², a loja do grupo, inaugurada em 2002
e da bandeira Extra, ocupa 40 mil m². O restante foi aproveitado para a
construção de seis torres residenciais, com 390 apartamentos entregues em 2009.
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