6 dicas para manter a concentração no
trabalho
Adotar hábitos saudáveis e ter motivação são algumas das
recomendações dos especialistas
Camila Lam,
de REVISTA EXAME
Elimine da sua área de trabalho
qualquer objeto que possa desviar a sua atenção
São Paulo – Telefone tocando,
pessoas conversando, televisão ligada, e-mail aberto, atualizações das redes
sociais. Não é preciso muito para que nossa atenção seja desviada durante o
expediente de trabalho. O difícil é se concentrar e sustentar a concentração.
Mauro Alessi, especialista em
memorização e concentração, afirma que o profissional que se dispersa
facilmente, não só não consegue realizar suas tarefas no prazo como fica mais
vulnerável para cometer erros.
“Um erro durante a manhã pode
acarretar uma série de problemas para o período da tarde. A distração e o
esquecimento são as causas da maioria dos erros profissionais”, diz Renato
Alves escritor e preparador mnemônico.
A auto-observação é o suficiente
para saber se você se distrai facilmente ou não. Para ambos os especialistas a
facilidade de se distrair não depende somente de fatores externos. A prática de
atividade física, boa alimentação e ter uma boa noite de sono são hábitos que
ajudam o profissional a trabalhar com mais foco.
“Como regra geral, concentração
não pode ser definida como um elemento de posse, mas como um estado mental. Não
se diz: ‘eu tenho concentração’ o correto é ‘eu estou concentrado’”, explica
Alves. Para ter a habilidade de se concentrar onde e quando quiser é preciso
exercitar a mente.
Confira abaixo as seis dicas dos especialistas:
1
Organize-se
Elimine da sua área de trabalho
todo tipo de estímulo que cause desvios de atenção. Silencie o celular, diminua
a campainha do telefone e, se possível, posicione-se de maneira que o fluxo das
pessoas não o distraia.
2
Peça ajuda
Ninguém gosta de trabalhar com
ruídos. Pedir para que os colegas de trabalho falem mais baixo significa pedir
para que eles colaborem para tornar o ambiente de trabalho mais agradável.
3
Ignore os ruídos
Para Alessi, fones de ouvidos são
“muletas” para pessoas que tem dificuldade para se concentrar. O ideal é que o
profissional seja capaz de ignorar qualquer tipo de ruído. “Quando estamos
realmente motivados, podem ligar um trator do nosso lado que nem percebemos”,
explica Alves.
4
Estabeleça uma rotina
E se o cargo do profissional
exige que a porta do escritório esteja sempre aberta ou que a qualquer momento
as pessoas o consultem? Alves recomenda que, nessas situações, o profissional
estabeleça uma rotina de agendamentos, por exemplo. Todos precisam de um tempo
sem qualquer interrupção.
5
Faça intervalos
Levante para tomar água, saia e
vá para algum lugar silencioso. Pode ser o corredor, a área externa do
escritório, o importante é ter um espaço em que você possa descansar durante
cinco minutos para, então, retornar ao trabalho.
6
Trabalhe em horários alternativos
“Procure trabalhar em atividades
que exijam maior concentração naquele horário em que está tudo mais calmo e
silencioso”, ensina Alves. Chegue uma hora mais cedo, espere seus colegas irem
embora ou trabalhe no intervalo de almoço. Mas lembre-se: pausar para almoçar
também é crucial - nem que seja antes ou depois dos seus colegas.
Camila Lam,
de REVISTA EXAME
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