segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Governo do RS já ultrapassou os limites da prudência ao se endividar tresloucadamente


O atual governo do PT no RS demonstra a cada dia que resolveu abraçar o temerário caminho da irresponsabilidade fiscal. Dados levantados esta semana no Senado Federal e amostram realizada pela Levantamento da Tendências Consultoria, mostra que apenas uma unidade da federação, o Rio Grande do Sul, apresenta patamar superior ao limite prudencial de 200% sobre a Receita. No entanto, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Alagoas também registram níveis elevados de endividamento, acima de 150%.

. O governador Tarso Genro endivida o Estado como jamais outro governador endividou.

. Ele aproveita a situação fiscal favorável herdada do governo Yeda, que tirou o Estado do Cadin, conseguiu implementar o Déficit Zero e não tomou empréstimos, a não ser US$ 1,2 bilhão que contratou junto ao Banco Mundial para amortizar empréstimo da União e com isto reduzir o serviço da dívida com Brasília.

. A irresponsabilidade fiscal do governo Tarso Genro não se mede apenas pelos empréstimos já superiores ao limite prudencial, mas também a saques selvagens que faz no caixa único e nos depósitos judiciais - tudo dinheiro que em algum momento, algum governador terá que devolver, mas não ele, Tarso, que já terá saído do Piratini. A gastança desenfreada com empreguismo descontrolado e má gestão financeira, é o outro lado da moeda. 
CLIQUE AQUI para ler reportagem de O Globo deste domingo (Estados e grandes capitais triplicam empréstimos externos)
CLIQUE AQUI para ler, também, "Contas públicas saneadas permitem endividamento de Estados e cidades"

Nenhum comentário:

Postar um comentário