domingo, 17 de março de 2013

Um pequeno terreno, uma grande casa

Arquitetos aproveitam ao máximo o lote apertado

15/03/2013 | POR REDAÇÃO; FOTOS DIVULGAÇÃO

|
|
  (Foto: divulgação)
A história desta casa começa no dia em que os profissionais do estúdio Anonymous Architects conheceram o pequeno lote onde Jon Behar e Joyce Campbell queriam instalar sua morada. Duas características do terreno chamaram a atenção dos arquitetos californianos: o intenso declive do solo e o tamanho, menor que a metade da área mínima dos lotes da região. Eram pouco mais de 230 m² – não exatamente um cubículo, mas ainda “um ovo” para os padrões de Los Angeles. O mote do projeto nasceu ali, naquele momento. “Façamos uma grande casa pequena!”, concordaram arquitetos e futuros moradores.
Na prática, a casa em sua versão final ficou com 112 m² de área construída. As poucas divisões internas acabam por configurar um loft. Uma escada distribui o lar em dois níveis. No piso superior, fica o quarto do casal e, no andar térreo, o resto. A construção é bastante simples em termos de estrutura e acabamentos. Elevada sobre pilares de concreto em seus quatro cantos, a casa não toca o solo. O exterior é todo revestido com placas metálicas – paredes e cobertura. Do lado de dentro, a maioria das paredes é branca, e o piso, de madeira clara, o carvalho-branco. Tudo bastante minimalista, até mesmo a decoração, que conta com poucos bons móveis.
Para os autores da obra, a ideia de dedicar boa parte da casa às salas de estar e jantar e à cozinha, sem paredes entre elas, conferiu a amplitude desejada. Além disso, o pé-direito é alto, e a luz natural, abundante do lado de dentro. Especialmente no quarto, onde há uma grande e sedutora claraboia que, durante a noite, garante ao casal um visual celeste calmante.
Em termos formais, o volume da construção foi desenhado de um modo bastante simples. A casa ocupa todo o terreno, sem deixar quaisquer recuos laterais. O telhado de uma água dá ao bloco um pouco de charme.
  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

  (Foto: divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário