segunda-feira, 18 de junho de 2012

OBRA-PRIMA DO DIA - OURIVESARIA Objetos de Arte - Porta-joias (1532/1533)


Enviado por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa - 
18.6.2012
 | 12h00m

Esse porta-jóias inteiramente recoberto de placas de madrepérola e cuja estrutura é em prata dourada e esmaltada, ornada com ágatas e granadas, é criação do mais importante ourives de François 1er, rei de França: Pierre Mangot.
Foi talvez feito para um dos membros da família real e constitui um marco essencial na evolução da ourivesaria francesa, tanto pelas poucas peças do século XVI que chegaram até nós, quanto pela diversidade de técnicas e materiais utilizados em sua confecção.
O uso da madrepérola era moda então, como se pode ver pelas Contas Reais. Tiras de madeira nobre, da chamada polpa da madeira, recebiam placas de nácar nas oficinas dos ourives em Surat ou Gujarat, no noroeste da Índia, e eram importadas pelos ourives europeus, para serem montadas em estruturas de metal precioso. Os ateliês indianos fabricavam mesas, caixas, castiçais e também cofres como esse, recobertos de madrepérola.
Outros cofres feitos na Índia e recobertos com esse material nobre podem ser vistos no Museu Histórico de Viena, assim como cálices, bacias e jarras. Um cofre de prata muito parecido com esse do Louvre está no museu diocesano de Mântova, a cidade dos Gonzaga, na Itália: é atribuído a Mangot.
Com exceção das placas em madrepérola, tudo mais foi feito por Mangot. A inspiração estilística do cofre do Louvre é típica da época de Francisco Iº. Não podemos nos esquecer da paixão desse rei pelas artes italianas: foi ele quem deu abrigo e cuidou de Leonardo até sua morte. Os motivos são todos emprestados da arquitetura italiana.
Referências à escultura italiana são visíveis especialmente nas medalhas que ornam o cofre, nas pequenas colunas laterais e nos anjos que ficam nos quatro cantos do cofre.
Como a ourivesaria francesa da Renascença praticamente desapareceu, graças aos saques e à violência praticados nos séculos XVII e XVIII, esse porta-jóias é um testemunho precioso dessa arte que lida exclusivamente com a beleza.
Altura 29 cm; largura 29 cm; profundidade: 26 cm.

Acervo Museu do Louvre

Nenhum comentário:

Postar um comentário