quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Profissionais usam a febre da corrida de rua para trocar cartões, captar clientes e até cavar emprego



Maurício Oliveira (redacao.vocesa@abril.com.br)  
Crédito: Joel Rocha
Henrique Netzke (à esq.), da GHN Soluções, na pista com um cliente, em Curitiba: saúde e networking - Crédito: Joel Rocha
Henrique Netzke (à esq.), da GHN Soluções, na pista com um cliente, em Curitiba: saúde e networking
Para diversas empresas, a corrida é um tremendo negócio. O esporte tem atualmente cerca de 4 milhões de praticantes no Brasil. Considerando as maratonas, meia maratonas e provas de rua de baixa quilometragem (5 quilômetros, por exemplo), há mais de 600 eventos por ano, 200 deles só na cidade de São Paulo. Esse correcorre movimenta anualmente 4 bilhões de reais por ano, gerando receita para companhias de vestuário, tênis, suplementos vitamínicos e equipamentos para corrida, como relógio. 

A atividade ajuda a amenizar ou controlar fatores como obesidade, estresse, diabetes e colesterol. Correr, enfim, torna o sujeito mais saudável. Há também quem aproveite os treinos e as provas de rua para trocar cartões, captar clientes e até mudar de emprego.

Adepto do esporte, que pratica intensamente há sete anos, o empresário Henrique Netzke, de 26 anos, sócio da desenvolvedora de softwares GHN Soluções, de Curitiba, no Paraná, perdeu a conta de quantas vezes fez contatos profissionais, contratou ou viu alguém ser contratado por meio do esporte. 

Com base nessas experiências, a empresa dele desenvolveu o Linhadechegada.com, rede social voltada a praticantes de corrida de todo o Brasil. Por meio do site, gratuito, pode-se planejar o calendário de provas, produzir estatísticas sobre o próprio desempenho nos treinos e provas e compartilhar informações com outros praticantes. 

Lançado há um ano, já conta com 4 000 associados. Henrique ressalta apenas que, mesmo com a possibilidade clara de turbinar a rede de contatos com as corridas, ninguém deve começar a praticar o esporte de olho nesse tipo de vantagem — a exemplo do que, em certo momento, chegou a acontecer com o golfe. "O grande barato das corridas é justamente o anonimato", afirma Henrique. "Quando as pessoas estão ali, não importa se são presidentes de multinacionais ou operários, pois são apenas colegas de corrida. 

É a partir desse dado em comum que talvez nasça algum tipo de afinidade." Hericka Rebello é a gerente de recursos humanos da Alterdata, uma desenvolvedora de sistemas de tecnologia da informação sediada em Teresópolis, no Rio de Janeiro. 

Há dois anos, ela começou a correr, quando a organização contratou uma personal trainer para orientar quem estivesse interessado em praticar o esporte. Depois do entusiasmo inicial, restaram exatos 11 funcionários, além de Hericka, que levaram o desafio a sério e passaram a treinar de três a quatro vezes por semana.

Esse grupo, composto de sete mulheres e cinco homens, participa de pelo menos uma prova por mês, a maioria no Rio de Janeiro. A equipe conta sempre com o patrocínio da companhia, que paga as inscrições e assegura transporte e alimentação. Além dos benefícios à saúde, Hericka começou a perceber que as corridas podem ser proveitosas para contatos profissionais.

"Em cada prova, conhecemos gente e divulgamos o nome da empresa", diz. O primeiro resultado prático está em vias de se concretizar: a contratação de um funcionário de um concorrente que Hericka conheceu numa prova. "Ele me viu com o uniforme da empresa e veio conversar", conta Hericka. 

No fim de julho, a equipe feminina da Alterdata comemorou o terceiro lugar de uma prova de 5 quilômetros da Corporate Run, organizada anualmente no Rio e em São Paulo com o objetivo de promover a confraternização entre equipes patrocinadas por empresas. Participaram funcionários de organizações como Vale, Peixe Urbano, Oi, GlaxoSmithKline, Ipiranga, Bradesco, L'Oréal e Fundação Getulio Vargas, entre quase 6 000 pessoas. Em setembro, a etapa paulistana atraiu 9 000 corredores. As corridas podem ser o caminho para uma pessoa se sentir mais valorizada e integrada à companhia em que trabalha. 

Foi o que aconteceu com Maria Iolanda Maciel Lima, técnica em terceirização do Laboratório Sabin, de Brasília. No início do ano, a empresa lançou um desafio aos colaboradores: montar uma equipe para participar da Meia Maratona do Rio de Janeiro, em agosto. Aos 29 anos, Maria não praticava nenhum esporte e tinha um cotidiano sedentário, que resultou em sobrepeso — quase 100 quilos para 1,78 metro de altura. Ela decidiu se inscrever no grupo de corrida e se dedicou intensamente aos treinos. 

No primeiro dia não conseguiu ir além de meio minuto, mas foi superando etapa por etapa até chegar, no fim de julho, à impressionante condição de correr 21 quilômetros sem parar, exatamente a distância da prova carioca. 

O caminho de evolução exigiu um programa de reeducação alimentar e treinos diários (três vezes por semana correndo e três vezes na academia, com folga apenas aos sábados). Ela perdeu nove quilos e ficou muito mais disposta. "Tudo isso aumentou a minha autoestima e me tornou mais conhecida na empresa. As pessoas admiram a minha força de vontade e virei exemplo para muita gente", diz.

A empresa patrocina 
Algumas companhias estimulam seus funcionários a trocar o sapato pelo tênis e botar o pé no asfalto

A Omint, companhia de planos de saúde, patrocina desde 2002 a participação dos colaboradores em provas de rua. mais de 300 funcionários aderiram. "os profissionais que correm são mais dispostos", diz cícero Barreto, diretor de comunicação e marketing da omint. na construtora tecnisa, a prática de corrida chegou em 2009. 

Atualmente, 65 colaboradores integram o grupo de corredores. A empresa paga 75% do valor cobrado pela assessoria esportiva e subsidia as inscrições. "É notória a melhora física do profissional que integra a equipe" diz Denise Bueno, gerente de rH da companhia. 

A área de rh da três corações, fabricante de café, também é responsável pelo incentivo do esporte. Lá, dos 4 165 colaboradores, 200 participam de corridas de rua e maratonas, além de praticarem o esporte semanalmente em parques espalhados em Fortaleza, Belo Horizonte e são paulo. os funcionários têm suas inscrições pagas pela companhia e recebem camisetas e apoio no dia da maratona. o Grupo pão de Açúcar é um velho adepto do movimento do corre-corre. "estruturamos um programa em que subsidiamos a inscrição, fazemos acompanhamento médico e nutricional", diz renata Gomide, gerente de marketing esportivo do Grupo pão de Açúcar. Atualmente, há 4 500 inscritos no programa da empresa.

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