sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Casa adaptada para os moradores da terceira idade


Projeto a longo prazo garante conforto e segurança para os idosos

Sua casa está preparada para quando a idade chegar? Os idosos representam 11% da população brasileira e serão 22%, o dobro, em 2025. Afinal, todo mundo tem um parente idoso ou no caminho da terceira idade. Portanto, o ideal é pensar na casa a longo prazo, vendo como adaptar os espaços para garantir mais conforto e segurança nessa etapa da vida.
casa terceira idade pense imóveis
Um dos grandes problemas que atingem os mais velhos são as quedas. Além do estado de saúde do idoso, elas também estão relacionadas a causas externas. As mais comuns são os obstáculos, que podem estar em casa, ou fora dela, como raízes de árvores, degraus ou calçadas esburacadas. De uma maneira geral, tudo o que está ligado à automação residencial facilita a vida de um idoso. “Centrais controladoras de iluminação e equipamentos elétricos que podem ser programadas por eventos ou por horário, e que, numa situação de pânico, podem se transformar em alarme. Podemos utilizar leitores biométricos em várias aplicações, pois identificam o usuário e acionam utilitários, sem a necessidade de manuseio de equipamentos”, diz a arquiteta Ana Paula Naffah Perez, diretora de projetos da C+A Arquitetura e Interiores.
Para serem feitas as adaptações na residência do idoso, ele deve ter conhecimento disso e aceitar as mudanças. Se houver algum tipo de resistência por parte dele, por causa dessas alterações em sua casa, uma conversa com os parentes pode ajudar a resolver o problema. Segundo os especialistas em prevenção de quedas, o banheiro é o lugar mais propenso à queda de idosos, pois se trata de um local onde o piso está sempre molhado. Nesse caso, o ideal é usar piso antiderrapante, ou tapetes de borracha que grudam no chão.
Outro equipamento necessário na adaptação do banheiro são as barras de apoio, que evitam que os idosos utilizem outros meios para segurar, como torneiras, por exemplo. Para a hora do banho, uma cadeira fixa dentro do box resolve o problema. "Quando a pessoa deseja tomar banho é só desdobrá-la, sentar-se e banhar-se tranquilamente”, observa Tabach. Quanto ao vaso sanitário, ele deve ser elevado com barras laterais de apoio para os braços. É possível encontrar em algumas lojas especializadas assentos removíveis, que permitem a utilização do banheiro por outros membros da família
FONTE: ZH

Nenhum comentário:

Postar um comentário