Corretor de Imóveis - O atual mercado
imobiliário exige profissionalização
O mercado imobiliário passa pela
sua melhor fase em muitos anos.
Sempre, ao longo do tempo,
faltava algum elemento para que o mercado progredisse e atendesse tanto as
necessidades dos incorporadores, bem como as do mercado imobiliário. Quando
havia produto, faltava crédito e uma política econômica viável para atender as
necessidades.Via de regra, aos longos dos anos, só se conseguiu atender as
camadas sociais mais abastadas, sendo que as demais sempre ficaram à margem e
muitas vezes não eram atingidas.
Pela primeira vez existe uma
política econômica estável, com uma valorização do poder de compra das classes
menos favorecidas, uma estrutura bem formalizada nos crescimentos, com a
inflação do País controlada e com perspectiva de melhoras nos próximos anos.
Pela primeira vez também ouvimos
que estamos atraindo capital estrangeiro para investimento no País, recursos
estes sérios e não especulativos, quando na primeira oscilação do mercado
internacional, o capital se retirava mais rápido do que havia entrado.
Hoje, estamos entrando na melhor
era do mercado imobiliário, com uma política econômica e inflação controlada,
com um projeto econômico focado na habitação popular (Minha Casa Minha Vida),
com taxas de juros reais favorecidas para atender estes programas e
possibilitando a uma camada social, que até então não tinha como comprar seu
imóvel, adquiri-los.
- A conseqüência direta disto é a
entrada de novos participantes no sistema, através de fusões, de aberturas de
capitais e de partners (parceiros) estrangeiros que vêm em busca de novos
mercados.
- Com um mercado mais seguro que
o de outros países, e com um mercado consumidor potencial imenso, o qual
representa riscos menores, os investidores aumentaram e com isso o mercado
imobiliário evolui.
- Com a competitividade de um
mercado mais ativo, aumentaram também a eficiência e eficácia de seus
participantes, necessárias para atender as novas exigências de mercado um
profissional mais capacitado, com uma visão mais ampla e conhecimentos mais
profundos, além, é claro, de se ter nas equipes tomadores de decisão mais bem
preparados.
Juntamos a isso novo meios de
comunicação e de divulgação, além de uma linguagem de mercado em franca mudança
e evolução, e chegamos a clara conclusão de que os profissionais de hoje tem de
ser muito mais completos que os de outrora.
Para vencer neste mercado, não
basta fazer apenas o que nossos pais e avós faziam, mas sim, o que eles faziam
e muito mais. A capacitação profissional passa a ser primordial e, mais do que
isso, torna-se necessária para o crescimento de um grupo.
Saber escolher bem um terreno,
realizar uma pesquisa adequada para ver a vocação do mesmo, que tipo de
produtos e projetos ele poderá receber, bem como desenvolver uma campanha de
marketing adequada para que no lançamento imobiliário do mesmo as vendas sejam
um sucesso, e que isso não seja resultado do acaso, mas sim de um planejamento,
essencial ao mercado imobiliário.
Grandes organizações investem
hoje em seus profissionais, com treinamentos em salas de aulas próprias, e
oferecendo cursos de pós-graduação (MBAs, cursos de especialização etc.).
Importante saber que num mercado
que provavelmente crescerá de 10% a 20% nos próximos anos, profissionalizar ou
não suas equipes será a diferença entre fracassar ou não.
O importante no profissional de
hoje não é somente fazer, mas também saber como, quando, onde e porque fazer.
Além disso, quando o mesmo se expressar, deve saber o que falar e sobre que
aspecto, qual mensagem passar e qual meio de comunicação utilizar.
Enfim, o mercado imobiliário
continua como existiu no passado e como existirá no futuro. O que mudou e muda
a cada dia é o profissional que atuará nele!
Fonte: Maurício Fernandes Lima
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