sexta-feira, 21 de agosto de 2015

ISRAEL TESTA NOVAS FORMAS DE DETECTAR OS TÚNEIS DO HAMAS


Um ano depois que o Hamas usou túneis transfronteiriços para lançar ataques mortais durante a guerra de Gaza, Israel está testando novas técnicas para detectar as passagens escondidas como uma "prioridade", dizem as fontes, mas ainda não anunciou o sistema totalmente operacional.
Além de segredo militar, a reticência de alardear as medidas podem ser persistentes para mascarar curtas quedas no sistema e evitar dar aos israelenses uma falsa sensação de segurança quando eles retornam para suas casas abandonadas durante a guerra perto da Faixa de Gaza.
Israel vem testando meia dúzia de tecnologias para detectar movimentos ou cavidades abaixo do solo, ou a perturbação resultante da terra acima, usando túneis de modelo experimental em uma base militar no deserto ao sul de Israel.
Geólogos estrangeiros e especialistas em vigilância têm ajudado, disseram as fontes, que não quiseram dar mais detalhes.
O sistema anti-túnel é uma "prioridade" para o Ministério da Defesa, disse uma fonte de segurança envolvida no projeto, acrescentando: "Estamos trabalhando, mas ainda não é 100 por cento preciso."
A cobertura total dos 65 km de fronteira, no entanto, é uma tarefa difícil. Por enquanto, o equipamento pode ser visto semi-enterrado, meio exposto, ou espalhado ao longo de trechos da fronteira fortificada.
Os palestinos têm usado, por muito tempo, túneis sob a fronteira com o Egito para subverter o bloqueio imposto a Gaza, usando para a importação de bens escassos, bem como armas. Durante a guerra de julho-agosto de 2014, o Hamas usou túneis que levavam até Israel para se infiltrar em quatro ocasiões, matando 12 soldados. Israel disse que destruiu 32 túneis.  
Os ataques pelos túneis, combinado com bombardeios transfronteiriços, assustaram israelenses que viviam perto de Gaza e muitos fugiram.

"O IDF está fazendo seu trabalho - isto é algo que sabemos, e é garantia suficiente", disse Micky Levy, chefe da segurança da aldeia fronteiriça Nativ Haasara.
Autoridades israelenses têm discutido sobre o sistema anti-túneis.
Um relatório sobre o sistema, solicitado ao Ministério da Defesa para investigação, pode ter vazado as informações, sujeitando vários membros da equipe a testes com o detector de mentiras, disseram fontes de segurança.
Um funcionário estrangeiro familiarizado com o assunto disse que Israel preferiu "manter Hamas em suspense e tendo que adivinhar", enquanto continua a trabalhar no sistema.
Hamas diz que está cavando novos túneis - algo que Israel confirma. Nenhum dos lados disse se atualmente existem túneis que cruzam Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário