sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O MENSALÃO NO ÁUGE



Plínio Zabeu
O STF caminha a passos largos para o final do maior escândalo brasileiro em  relação à corrupção. Os autores são conhecidos desde o primeiro mandato Lula. Só que nada vingou até agora  porque eles contaram sempre com a inércia, com o descaso  e com a irresponsabilidade da chamada oposição que se recolheu depois de não ter o candidato preferido do então presidente para sucessão. 
Também pouco se falou já que figuras importantes dentro do governo estavam envolvidas até o pescoço. O mandatário nacional, embora tivesse conhecimento de tudo o que acontecia e com detalhes, ao verificar a impotência da oposição preferiu  isolar-se  declarando que “não sabia”, ou que se tratava de caixa 2, coisa comum no Brasil e que ele se propusera combater quando  chegasse um dia ao posto maior. Chegou e não cumpriu o prometido.   Restou para a parte consciente do país,  a imprensa,  que foi duramente atacada pelo presidente e companheiros visando a censura,  como ocorreu com seus ídolos na Venezuela, Cuba, Bolívia, Irã etc..
Parte da mídia a TV  teve papel também importante,  embora com algum controle sobre ela. Sobressaíram as revistas semanais no sentido de divulgar toda a imundície.
Lula pouco  foi afetado porque a maioria dos  seus admiradores e seguidores foram fieis a um de seus principais princípios: Nunca ler jornais para não sofrer ataques de azia.  Prova disso é o seu prestígio que permanece praticamente inabalável. Chegou a testá-lo na campanha para a prefeitura de São Paulo.  Colocou como candidato a prefeito um partidário que foi péssimo ministro da educação provando  realmente que tem poder eleitoral.  Bastaram algumas iniciativas, como “conquistar” o apoio de um antigo inimigo político  (quem ainda se lembra da foto histórica em primeiras páginas de jornais ?) e “comprar” o apoio da senadora em troca de um ministério onde ela tornará a “relaxar e gozar”.  Isso tudo fez a intenção de votos pular de 2 para perto de 20%. Isso tudo prova que os seguidores de Lula realmente não lêem jornais.
Um dos condenados, Roberto Jeferson, merece o agradecimento do país por ter feito a descoberta e a denúncia do mensalão.   Outro,  também condenado, agora vai  tentar recursos em tribunais internacionais.   Vamos ver no que tudo vai dar.
Nesta semana entraram para o julgamento o ex  ministro Zé Dirceu, o tesoureiro Delúbio e o ex  presidente do PT José Genono, além de alguns para fazer a nova “fatia” como foram denominados os capítulos do julgamento.   O ministro Joaquim Barbosa (foto) – que tem se mostrado realmente capaz tanto no conhecimento quanto na compostura – colocou seu voto condenando  os citados  Mas, dia seguinte o revisor (este sim velho amigo de Lula ) mostrou realmente sua posição ao defender os acusados pelo colega  relator. Faltam os votos dos demais, mas já se pode deduzir que a influência lulista continua também no setor independente conhecido como Judiciário.
Vejamos no que tudo isso vai dar. Temos esperança de dias melhores quanto à seriedade e responsabilidade de nossos legisladores, governantes e provedores da verdadeira e esperada Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário