sábado, 15 de fevereiro de 2014

Uso do FGTS e o Regime de Casamento

Utilização do FGTS por cônjuges ou companheiros

 meu financiamento liquidacao fgts comprar casa artigos amortizacao  : Uso do FGTS e o Regime de Casamento
A possibilidade de utilização de FGTS por cônjuges no que se refere ao atendimento dos requisitos relativos à propriedade de imóvel em condições impeditivas à utilização do FGTS, deve ser avaliada a partir da verificação do regime de bens adotado no casamento e das disposições legais constantes no Código Civil Brasileiro, para cada regime.
O regime de bens entre os cônjuges começa a vigorar desde a data do casamento, sendo admissível alteração do regime de bens adotado, apenas mediante autorização judicial.
meu financiamento liquidacao fgts comprar casa artigos amortizacao  : Uso do FGTS e o Regime de Casamento
Os regimes previstos na atual legislação brasileira são:
Comunhão Parcial de Bens - comunicam-se os bens adquiridos na constância do casamento, excluem-se da comunhão os bens que cada cônjuge possuía ao casar, bem como os bens havidos por doação ou sucessão.
Ocorrendo o casamento e não havendo convenção anterior que o defina, por celebração de pacto antenupcial, vigora, quanto aos bens entre os cônjuges, o regime da comunhão parcial de bens.
Comunhão Universal de Bens - comunicam-se os bens adquiridos antes e durante o casamento, excluem-se os bens doados ou herdados com a cláusula de incomunicabilidade e as doações antenupciais feitas por um cônjuge ao outro, com cláusula de incomunicabilidade.
Separação de Bens – os bens permanecerão sob a propriedade e administração exclusiva de cada cônjuge.
Participação Final nos Aquestos - cada cônjuge possui patrimônio próprio e lhe cabe, no caso de dissolução da sociedade conjugal, direito à metade dos bens adquiridos pelo casal na constância do casamento.
Integram o patrimônio próprio os bens que cada cônjuge possuía ao casar e os por ele adquiridos, a qualquer título, na constância do casamento.
Nesse regime, os bens imóveis são de propriedade do cônjuge cujo nome constar no registro imobiliário ou notarial.
Da União Estável – em conformidade com a legislação vigente, na “União Estável”, salvo contrato escrito entre os companheiros, aplica-se às relações patrimoniais, no que couber, o regime da Comunhão Parcial de Bens.
Para comprovação da “União Estável” o trabalhador deve emitir documento, sob as penas da Lei, declarando a convivência em “União Estável” e esclarecendo qual o regime de bens adotado pelas partes, no caso em que for diferente do regime da comunhão parcial de bens.
No caso da adoção dos regimes de separação de bens, comunhão universal de bens e o de participação final nos aquestos, tal documento deve ser registrado em Cartório de Notas.
Portanto, para habilitar-se à utilização do FGTS, o trabalhador que não figurar no contrato de financiamentooriginal, mas que viva em “União Estável” com o titular desse contrato, deve apresentar contrato de declaração de “União Estável” registrado em Cartório de Notas, no qual conste expressamente que o Regime de Bens adotado pelos companheiros é o da Comunhão Universal de Bens.
O pacto antenupcial deve ser feito por escritura pública e estar registrado em livro especial do Registro de Imóveis do domicílio dos cônjuges.
MOVIMENTAÇÃO DA CONTA POR MAIS DE UM TRABALHADOR
É permitido o uso do FGTS por mais de um trabalhador, desde que constem como titulares do financiamento e sejam coadquirentes ou coproprietários do imóvel.
A copropriedade caracteriza-se pela nominação e qualificação de mais de um adquirente no respectivo contrato/escritura de compra e venda do imóvel, devidamente registrado.
São também coproprietários os cônjuges, mesmo que não figurem formalmente no instrumento de aquisição do imóvel, se casados em regime de comunhão universal de bens, independente da data do casamento, assim como aqueles casados em regime de comunhão parcial de bens desde que o imóvel tenha sido adquirido após o casamento, ou conste no pacto antenupcial.
No casamento sob o regime da comunhão parcial de bens, mesmo que um dos cônjuges seja proprietário de imóvel residencial adquirido antes do casamento, o outro cônjuge, desde que atenda as exigências previstas para o uso do FGTS, pode utilizar o seu FGTS em financiamento no SFH formalizado após o casamento, ainda que este imóvel se localize no mesmo município, em município limítrofe ou na respectiva região metropolitana, daquele onde se localiza o imóvel de seu cônjuge adquirido antes do casamento.
A copropriedade não se configura, quando:
  • O imóvel foi adquirido antes da realização do casamento sob o regime da comunhão parcial de bens;
  • O imóvel constituir-se em bem reservado da mulher;
  • Por força de lei ou pacto antenupcial, os bens do casal não se comunicarem.
Para o uso da CV do FGTS de cônjuge que não é originalmente proprietário do imóvel, não participou do financiamento, e o regime de casamento adotado não foi a comunhão universal de bens, faz-se necessário tornar-se coproprietário do imóvel objeto do financiamento independentemente do percentual adquirido.
COMPRA E VENDA ENTRE CÔNJUGES 
A compra e venda de imóvel entre cônjuges deve obedecer estritamente à legislação vigente para a matéria e o atributo principal a ser observado no regime de casamento adotado pelas partes é a “incomunicabilidade” do bem adquirido com o FGTS, observadas as demais regras previstas no Manual de Moradia Própria.
VEJA MAIS:

Posso incluir minha esposa no financiamento do meu imóvel?

Para tornar-se coproprietário do imóvel financiado, o cônjuge/companheiro deve adquirir fração ideal do imóvel mediante a formalização da compra de fração ideal e assunção do financiamento nas condições vigentes para o SFH devidamente registrada na respectiva matrícula no Cartório de Registro de Imóveis..
Além da verificação do regime de bens, a utilização dos recursos está condicionada a observância dos demais requisitos do trabalhador e do imóvel.
Fonte: Manual da Moradia Própria – MMP

CHARGE DO BRUNO

Esta charge do Bruno foi feita originalmente para o

PT teme devassa italiana nas contas e transações bancárias feitas por Pizzolato antes de ser preso


Posted: 14 Feb 2014 06:41 AM PST

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

O maior medo da cúpula petista é que a Polícia e a Justiça da Itália tenham sucesso na devassa em contas correntes e operações bancárias feitas pelo mensaleiro Henrique Pizzolato – que ontem foi indiciado por falsidade ideológica, crime de substituição de pessoa e falso testemunho a um oficial público. Condenado pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil a 12 anos e sete meses de prisão em regime fechado, o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil tem chances reais de extradição – o que pode acontecer daqui a uns seis meses, bem perto da eleição presidencial brasileira, para terror da petralhada.

A Polícia Italiana constatou que Pizzolato, antes de ser preso no dia 5 de fevereiro, fez transações bancárias de milhares de Euros. Documentos analisados até agora demonstram que ele se preparava para grandes investimentos na Itália. Os italianos analisam três computadores e vários Pen drives apreendidos na casa que ele alugava em Porto Venere, perto de La Spezia. Na Itália, vazou a informação de que Pizzolato estaria disposto a fornecer mais dois computadores com informações comprometedoras sobre os petistas. O material serviria para provar que sua extradição representaria risco concreto de morte. Pizzolato teme ser um novo Celso – não seu irmão, mas o Daniel, prefeito petista de Santo André barbaramente torturado, seviciado e assassinado em 2002.

A Polícia Federal tem informações da Interpol que Pizzolato tinha uma conta corrente em banco suíço – que já estaria monitorada. Também há informações sobre pelo menos duas contas correntes abertas na Espanha – que não se sabe se entram no monitoramento. Os dois novos computadores onde estariam as bombas que Pizzolato ameaça estourar, em troca de uma deleção premiada com os italianos, supostamente estão guardados em território espanhol. Verdade ou blefe? Com petralhas fica impossível saber se versões e fatos são tomadas ou focinhos de porco.

O caso Pizzolato também chamou a atenção para a facilidade com que se falsifica documentos no Brasil. Pizzolato fugiu para a Itália usando um passaporte em nome de seu irmão Celso Pizzolato, falecido em 1978. Henrique montou o esquema de fraude para a fuga em 2007. Tirou título de eleitor em nome do irmão. Conseguiu até votar em 2010 – o que evidencia a fragilidade do sistema de cadastro eleitoral. Quantos outros fantasmas como ele podem existir e votar?

Pelo sistema atual é possível tirar carteiras de identidade em diferentes estados, sem que uma fiscalização seja possível. O cadastro único, anunciado anos atrás, só tem previsão de sair do papel daqui a cinco anos. Está claro que não interessa ao esquema governista. O risco de um eleitorado falso – com dezenas de milhares de zumbis votantes – assombra a eleição de 2014 – da qual o PT só não sairá derrotado se houver fraude eleitoral. O risco de haver é real – e sem possibilidade de auditoria dos votos pelo vulnerável esquema de urnas eletrônicas, transmissão de votos e processamento final sem transparência.

Grande questão

A previsão é: antes da eleição, um grande iceberg vai atingir, mortalmente, o PTitanic - para afundá-lo de vez, mais adiante.

Em breve, o Brasil pode ser sacudido por tormentas sociais como na Argentina e na Venezuela.

A grande pergunta é: como os militares reagirão quando o pirão desandar de verdade?


Petrobras abalada

O governo petista está apavorado com os desdobramentos de mais um escândalo internacional que envolve a Petrobrás.

Ex-funcionários da transnacional holandesa SBM Offshore denunciaram que, entre 2005 e 2011, a empresa pagou US$ 250 milhões em subornos.

Deste total, US$ 139 milhões foram destinados a comissões pagas a intermediários e a funcionários da Petrobras.

A SBM é investigada autoridades da Holanda, Inglaterra e do Departamento de Justiça dos Estados Unidos desde 2012, por supostos pagamentos de suborno a empresas, inclusive estatais, e autoridades na Guiné Equatorial, Angola, Malásia, Kazaquistão, Itália, Iraque e Brasil.

Poderio

A SBM é sediada na Holanda, com operações em Mônaco e Estados Unido, sendo proprietária de uma das maiores frotas de plataformas flutuantes de produção, armazenamento e transferência (FPSO) do mundo.

A SBM informa que tem portfólio de encomendas de US$ 23 bilhões com a Petrobras, incluindo as plataformas Cidade de Paraty, Cidade de Maricá e Cidade de Saquarema, em construção para a estatal brasileira.

Sozinha ou com sócios, a SBM tem atualmente nove contratos de construção e posterior aluguel de plataformas assinados com a Petrobras.

Unidades estão instaladas nos campos de Roncador, Cachalote, Baleia Azul, Marlim Sul e Jubarte, na Bacia de Campos.

Outra plataforma, a Cidade de Ilhabela, está em construção no estaleiro Brasa, em Niterói, e vai para o campo de Sapinhoá (antigo Guará).

Para abafar protestos

O Governo tem o maior interesse na aprovação urgente de projetos de lei que preveem medidas mais duras para quem pratica atos violentos em protestos, sejam policiais ou manifestantes

As palavras do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, prometendo fechar uma proposta única para votação em plenário, em no máximo 15 dias, é a prova do desespero:

“São dez projetos de lei na Casa, que serão apensados em um só. Não é nada de segurança nacional nem terrorismo, mas uma nova lei diante de configurações novas, amadurecida num debate sereno que travaremos no plenário. A Câmara vai agir, sim”.

Tudo indica que o PT tem interesse em fabricar logo o antídoto legal e repressivo contra manifestações que vão estourar contra o desgoverno, da corrupção e a impunidade:
Processa o Tuminha, Gilbertinho?


Zé Ruelas do Congresso


Fábula da Vagabundagem


Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 14 de Fevereiro de 2014.

CRIME ORGANIZADO - PÁGINA DO BLACK BLOC FAZ AMEAÇA A QUEM REVELA INFORMAÇÕES SOBRE O GRUPO

sábado, 15 de fevereiro de 2014


Um dia depois da revelação de uma planilha de gastos e arrecadações para um evento na Cinelândia, no qual aparecem os nomes de dois vereadores, de um delegado e de um juiz como doadores, a página “Black Bloc RJ” fez uma ameaça a integrantes do movimento a quem acusam de traição. “Ninguém, absolutamente ninguém tem o direito de expor a imagem de qualquer pessoa que esteja na luta fazendo acusações sem provas”, diz uma mensagem publicada nesta sexta-feira. “Se continuarem, medidas serão tomadas”, diz outro trecho da mensagem.

A partir da morte do cinegrafista Santiago Andrade, da rede Bandeirantes, morto por um rojão lançado por dois mascarados, jovens que se apresentam como “ex-black blocs” ou que se dizem decepcionados com o movimento passaram a expor detalhes do grupo. Uma das imagens de gastos e de doações parece extraída de um grupo fechado do qual participa a esquerdóide Elisa Quadros, conhecida como Sininho.
Na quinta-feira, o site de VEJA revelou uma planilha de doadores encabeçada pelos nomes de vereadores do PSOL: Renato Cinco e Jefferson Moura. Assessores dos dois vereadores admitiram que houve doações para um evento realizado em 23 de dezembro na Cinelândia. Também admitiu ter colaborado o delegado de Polícia Civil Orlando Zaccone. O juiz João Damasceno, cujo nome está na planilha, negou ter feito doação.
A mensagem também parece ser um recado para o auxiliar de serviços gerais Caio Silva de Souza, 22 anos, preso e indiciado pela morte de Santiago Andrade. Souza e seu advogado, Jonas Tadeu Nunes, afirmaram, na terça-feira, que há partidos políticos e diretórios regionais patrocinando tumultos nas manifestações. Segundo Nunes, Caio Souza receberia 150 reais por cada manifestação. O jovem afirmou que a polícia “tem que investigar” o aliciamento de jovens e a participação de partidos políticos.
Leia a íntegra da mensagem:
“Pensam que não estamos de olho????
NINGUÉM, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM TEM O DIREITO DE EXPOR A IMAGEM DE QUALQUER PESSOA QUE ESTEJA NA LUTA FAZENDO ACUSAÇÕES SEM PROVAS.
Manifestantes que se diziam “Brabos” agora estão com medo e expondo a imagem de pessoas que não tem nada a ver. NÃO TEM OUTRO NOME PRA ISSO DO QUE COVARDIA E TRAIÇÃO.
SE CONTINUAREM, MEDIDAS SERÃO TOMADAS
Vamos expor todos os “falsos manifestantes”
Batem nas suas costas dizendo que são irmãos, mas na verdade estão ali pra te f¨%$ e expor sua vida quando percebem o perigo se aproximando. NÃO TEM A CAPACIDADE DE ENFRENTAR E ENTÃO PONHE O DO OUTRO PRA TIRAR O SEU DA RETA.. COVARDES!
É isso que o governo quer (não sermos unidos e com isso diminuir as manifestações). Essa é a hora onde separamos claramente os verdadeiros dos traíras!
NÃO PASSARÃO
AGUARDEM”
Retomo
É uma tática obviamente mafiosa. Esses mascarados, que fazem páginas pelas quais ninguém é responsável, estão, obviamente, ameaçando os dois presos, para que não digam tudo o que sabem. Por Reinaldo Azevedo

A SÍNDROME DE ARMSTRONG



A Síndrome de Armstrong
Por Christian Barbosa
Eu estava vendo TV com meu filho Gabriel quando passou a notícia sobre o caso do Lance Armstrong, que confirmou para a Oprah Winfrey, sobre ter mentido e realmente ter usado doping, criando durante anos uma carreira e princípios totalmente irreais.
Na hora o Gabriel me fez a pergunta que não tem resposta: “Por que ele fez isso pai? Por que ele teve que mentir para as pessoas?”. Foi a oportunidade dos Deuses ele ter me perguntado isso. Acho que a fábula do menino e o lobo poderia ser substituída pela atual história do Lance Armstrong.
Eu respondi para ele:
- “Gabriel, ninguém tem que mentir. Isso é opcional. A verdade é mais fácil, simples e rápida. Só que nem sempre traz glória, fama e dinheiro. Qual seria o gosto de você me mostrar boas notas no boletim e saber que no fundo foi tudo resultado de cola?”
Um silêncio se instalou na conversa e ele me solta.
- “Pai, isso é uma acusação?”
- Não, claro que não Gabriel, estou apenas dando um exemplo.
- “Então, porque de vez em quando, muito quase que nunca, quando eu esqueço tudo que estudei, eu dou uma olhadinha na prova do meu amigo, para não tirar zero. Como estou falando a verdade, sei que vai me entender.”
Claro que não esperava ouvir essa resposta, mas serviu ao propósito a história do Lance Armstrong. Mais real e com feedback imediato, impossível.
Estamos vivendo a era da Síndrome do Armstrong, em vários níveis da sociedade. São empresas clonando empresas (vide as brigas de patentes mundo a fora), são corruptos aparecendo por todos os lados, são os taxistas que fazem um caminho “alternativo” para ganhar mais, são as pessoas que vivem uma vida que não é delas, etc.
Acho que o pior nível da Síndrome do Armstrong é o individual, onde você já não vive mais aquilo que deveria viver e tudo ao seu redor se torna uma fábula.
Um exemplo é aquele cara que trabalha demais para ter qualidade de vida, mas quando chega em casa vive cansado, dormindo pelos cantos, não faz esporte, não viaja, não sai com a esposa, etc. O pior é que nem se repara mais que é tudo uma mentira.
Mais profundo do que mentir para si mesmo, é a perda completa e total do propósito. Perdidos dentro de si mesmos sem saber ao certo o que é certo. Intrigante não?
Este ano lancei um curso que tinha muita vontade de fazer, voltado exclusivamente a empreendedores. Depois de dois dias intensos ainda teremos mais alguns encontros e de empresário para empresário, discutimos problemas, soluções, diferenças e similaridades em negócios totalmente diferentes.
Falamos sobre viver os valores na empresa, de verdade, não aqueles que ficam nos quadros ou que achamos que vivemos. Colocamos no site “somos os melhores em preço”; “A TV que coloca você no futuro Hoje – GVT”; “atendimento imediato as necessidades”, etc, enquanto que, na verdade, vivemos apenas o que é o mais fácil, prático e sobre o que ninguém vai reclamar. É normal isso acontecer com as empresas, o mercado muda e precisamos atualizar nossos propósitos
Refleti bastante sobre isso no final do ano. Revisei os valores das minhas empresas, revisei minhas metas, meus planos de expansão no exterior, reduzi a meta de palestras no ano, reduzi o volume de empresas que quero participar, etc.
Ah, é fácil trabalhar com metas quando se tem dinheiro, você pode pensar. Mas a questão não é dinheiro, pois às vezes, trabalhando menos você pode ganhar mais se botar sua inspiração para funcionar. É uma questão de manter a qualidade de vida, o tempo para fazer um esporte, ficar com a família, viajar nas férias, criar novos produtos, e por aí vai.
Para mim, por exemplo, viver aquilo que ensino para as pessoas é meu valor, é o valor da Triad PS, da Neotriad e das pessoas que trabalham comigo. É mais fácil ser assim, do que viver como o Armstrong, em cima da uma bicicleta com risco do vento derrubar, e derrubou!
Use a entrevista do Lance Armstrong com seus filhos, seus funcionários, seus amigos. Discuta esse assunto, muitas fichas podem cair. Afinal, colar de vez em quando não vai matar ninguém, mas colar a vida toda gruda o caráter com o errado.

MERCADO IMOBILIÁRIO MIRA EM “CIDADES-DORMITÓRIO”


A demanda de pessoas que trabalham em capitais e estão à procura de moradia nas proximidades atrai construtoras às “cidades-dormitório”, como são conhecidas pela proximidade. A MZM Incorporadora e Construtora prevê multiplicar os negócios este ano, depois de adquirir terrenos próximos à capital paulista. A empresa projeta obter Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 1,8 bilhão este ano, ante os R$ 400 milhões de 2013. “As pessoas procuram cidades vizinhas com custos mais interessantes. Elas querem morar perto e trabalhar em São Paulo”, estima Francisco Magnani, presidente da MZM – que atua no ABC Paulista, além de Barueri, Mauá, Diadema, Carapicuíba, Guarulhos, Osasco, Piracicaba e Ribeirão Preto.
Na visão de Magnani, a perspectiva de bolha imobiliária no País é distante. “Onde atuamos, com imóveis de R$ 300 mil a R$ 500 mil, não existe especulação”.
Raphael Scamilla, presidente da Redpar Empreendimentos, do Vale do Paraíba concorda: “A bolha só acontece quando você tem um sistema de concessão de crédito irresponsável. Não é o caso do Brasil”. A Redpar teve VGV de R$ 35 milhões em 2013 e espera chegar à casa dos R$ 60 milhões este ano. “A cidade cresce e automaticamente demanda imóveis”.
Publicado originalmente no DCI

10 dicas de marketing imobiliário para fazer com pouco tempo e dinheiro. Sim, é possível!




Por Mariana Ferronato

Esta é certamente a pergunta que mais escuto. Sejamos honestos, salvo incorporadoras de médio e grande porte, e grandes imobiliárias, boa parte das empresas e corretores costumam restringir muito a sua verba de marketing para divulgar seus serviços e imóveis. 

Com a internet e com o marketing imobiliário em alta, surgem diversas possibilidades de investimento, e aí surge a dúvida cruel: Se tenho pouco dinheiro, pouco tempo, e trabalho sozinho ou minha equipe é super pequena, o que fazer? onde devo investir primeiro? 

Antes de responder ao questionamento, é importante deixar claro que não existe mágica. Sempre uma quantia financeira deve ser investida, ações sem custo algum e com baixo esforço são raras e algumas vezes duvidosas.

Mas afinal, o que você deve fazer?


1. Tenha um site
Desenvolva um canal personalizado, com a sua identidade e com os seus imóveis para divulgar aos seus clientes. O site nos dias atuais é como a sua loja física, só que no mundo online. Não ter um é algo impensável.
Para quem não quer gastar milhares de reais em um projeto e mesmo assim quer ter o seu site com um investimento relativamente baixo e sem abrir mão de qualidade, existem hoje no mercado brasileiro alguns serviços bem interessantes, com sites pré-definidos, onde é possível editar de acordo com a sua identidade visual.

Imobex: Mensalidades a partir de R$39,90
Villeimob: Mensalidades a partir de R$39,00 
SOS Consultor: R$ 249,00 por 6 meses


2. Invista em portais imobiliários pagos e divulgue todos os seus imóveis
O site é a sua porta de entrada, mas ele sozinho dificilmente terá força suficiente para gerar tráfego. Ou seja, você terá poucas visitas e gerará poucos contatos. Como o título deste artigo presume que você não tenha uma grande verba para investir em uma grande campanha de marketing e otimização de seus sites, podemos afirmar: seu site sozinho terá poucas visitas. O que fazer? Invista em portais imobiliários, eles levarão os clientes até você. Portais imobiliários de grande porte recebem todos os meses milhões de visitantes do Brasil e geram milhares de contatos qualificados para os anunciantes. São hoje uma das melhores e mais baratas formas para gerar contatos. Uma audiência extremamente qualificada, vale muito a pena o investimento. Se você está acostumado com portais gratuitos, faça um teste e compare os resultados. 

Portal VivaReal: Planos para corretores a partir de R$ 59,90 (10 imóveis), além de planos ilimitados para imobiliárias, para divulgar todos os seus imóveis. 


3. Coloque seus principais imóveis em portais gratuitos
Portais pagos, como no item 2, mencionado acima, possuem uma audiência mais qualificada do que portais gratuitos, isto quer dizer que geram contatos mais qualificados (mais detalhes e informações verdadeiras sobre o cliente). Além do que, na maioria dos portais pagos você consegue importar todos os seus imóveis de forma automática (isto se você tiver um software), não necessitando inserir um imóvel por vez, como nos gratuitos. Contudo, apesar disto, divulgue seus imóveis em todos os locais que tragam retorno para você. Se você tem uma grande carteira de imóveis, manipular os portais imobiliários gratuitos pode ser algo trabalhoso,  mesmo assim organize-se e escolha os seus principais imóveis para publicá-los. 

Dicas de sites:  
Olx
Bom Negócio
Viva Anúncios

4. Construa uma boa base de dados
Sabe todo aquele novo futuro cliente que liga interessado em algum imóvel? Muitas vezes (a maioria) ele não compra, e não liga novamente, não é mesmo? Pois que tal guardar os contatos e interesse de TODOS os interessados que você se deparar?  Ao fazer isto, você poderá realizar ações ofertando produtos de acordo com o perfil de cada um.


  • Quais dados você precisa ter em sua base de dados?
Nome
Data de nascimento
Profissão
Imóvel desejado (dormitórios, preço, localização, valor)
Imóveis que você ofereceu 
E-mail
Renda aproximada
Motivo para não ter fechado o negócio 

Estas são apenas algumas ideias. Na hora de construir a sua base de dados, solicite tudo aquilo que você julgue necessário para um contato futuro.

5. Envie e-mail marketing
Tendo uma boa base de dados como na dica acima, agora você pode iniciar a enviar suas ofertas para seus clientes através de e-mail.  Se feito com estratégia, o e-mail marketing é considerado uma excelente ferramenta para aumentar sua vendas.


  • Algumas dicas:
- Os horários que mais costumam dar retorno é entre 8h / 9h e 16h / 17h
- O dia da semana de maior leitura, terça-feira
- Pense em um título que desperte curiosidade, e faça o seu contato abrir o e-mail
- Não utiliza uma grande quantidade de informações em sua peça. Despertar curiosidade, não entregando todas as informações, é fundamental para vender imóveis
- Não compre base de e-mails. Dará muito mais retorno você ter 100 e-mails que você conquistou através do contato com novos clientes, do que 1 milhão de e-mails comprados
- Envie imóveis específicos de acordo com o perfil da pessoa.

Empresas de e-mail marketing:
R2 Pró - Planos com valores mensais a partir de R$ 19,90
MailChimp - Gratuito para mailing com até 2.000 nomes e 12.000 envios ao mês.


6.  Gere tráfego para o seu site
Você tem um site, mas sozinho, sem nenhum investimento, com a competitividade de empresas no mundo offline e online (precisamente no Google) dificilmente ele terá acessos. Existem algumas ações simples e baratas que você pode fazer já para aumentar o tráfego de seu site, com isto, a exposição de seus imóveis e de sua marca, seja como corretor ou imobiliária, será ampliada, aumentando as chances dos visitantes retornarem e indicarem o site, ampliando as visitas exponencialmente.

- Insira botões de compartilhamento de mídias sociais na home de seu site (página principal) e na ficha dos imóveis. Com isto, toda a vez que alguém gostar, e clicar em um botão de "curtir" por exemplo, a mensagem que está em seu site, aparecerá na página do Facebook da pessoa, atingindo não apenas ela, como também os seus amigos, ampliando a exposição de seu site.
- Insira seu site em todos os seus materiais gráficos (cartões de visitas, folders, anúncios, etc)
- Faça e-mail marketing, e coloque na peça link que redirecione o cliente para o seu site. Lá ele terá mais informações sobre o imóvel
- Google Adwords: Os anúncios patrocinados do Google são cada vez mais utilizados por empresas, e com esta competitividade o investimento não é mais tão acessível como antigamente.



7. Capte novos cadastros em seu site
Ao ter um site, tenha sempre em mente o objetivo de torná-lo uma máquina de captar contatos. Pense, quantas pessoas entram nele x quantas de fato entram em contato com você? Uma mínima parte.  Não encare o seu site como boa parte do mercado faz, o encarando apenas como um "portfólio" de imóveis, onde o interessado ativamente pode enviar um e-mail ou telefone, enquanto a imobiliária / corretor espera de forma passiva . Vá além. Existem maneiras simples e baratas de fazer isto:

- Crie landing pages (páginas de cadastro) para lançamentos ou determinados imóveis, onde nela o interessado no imóvel deixará seus dados de contatos para você. Funciona quando fornecemos informações mais genéricas sobre o empreendimento, o objetivo é despertar a curiosidade
- Coloque na home de seu site, banners remetendo para as páginas da dica acima
- Crie conteúdos educativos sobre o mercado, e disponibilize para download em seu site. Para fazer este download a pessoa precisa deixar alguns dados. Escolha um tema que boa parte pessoas normalmente possuam dúvidas, e que você sabe que terá uma boa aceitação, aumentando a quantidade de cadastros captados. Como quem está no seu site teoricamente está procurando imóveis, estes contatos que você gerará através de um material educativo, na verdade são de potenciais compradores.

Para fazer landing pages:
Instapage: Preços a partir de U$14 mês
Wix : Grauito


8. Vídeos e apresentações
Utilize gratuitamente as redes sociais Slideshare e Youtube, e divulgue apresentações e vídeos de imóveis. Principalmente de lançamentos. Ambas as redes são muito bem indexadas pelo Google, isto é, aumentando a chance do seu imóvel aparecer no buscador. Ao publicar, pense em escolher um bom título, assim você terá mais chances de ser clicado.

Youtube
Slideshare


9. Faça pesquisas com os clientes que não fecharam com você
Você se surpreenderá ao fazer isto. Boa parte destas pessoas ainda não compraram seu imóvel, e quem sabe você ainda poderá auxiliá-las? 

  • O que perguntar na pesquisa?
- Já comprou seu imóvel?
- Se ainda não? Qual o tipo de imóvel que procura? (dormitório, bairro, preço, etc)
- Forma de pagamento?
- Até quando precisa do imóvel?
- Se já comprou, qual o motivo para não ter comprado com você? (logicamente ter cuidado ao escrever sobre isto, para não parecer que você está pressionando o "ex cliente". Mas se bem abordado, pode ser uma ótima forma de feedback para você compreender o que fez de errado, e assim melhorar na próxima vez)  

Para fazer formulários de pesquisas:
Wufoo : a partir de U$ 14,95


10. Atenda muito bem e rápido
Este último ponto pode parecer para alguns o fato mais lógico, mas por incrível que pareça, é o calcanhar de aquiles da grande maioria dos profissionais. Boa parte dos corretores e imobiliárias ainda não está preparado para atender o cliente no tempo que ele precisa, ou seja, AGORA. O cliente não vai mais esperar dias até que você retorne.

Em conversas com corretores de diversos lugares do Brasil, tenho visto imobiliárias que otimizaram seu processo de atendimento, e hoje afirmam conseguir atender contatos gerados em até 1h. Já vi até uma que afirma em 5 minutos, não sei se esta maravilha de fato acontece, mas se acontece, é perfeito!  

Se organize, e tenha certeza que você não deixou escapar nada. Esteja certo que hoje, o qualificado e rápido atendimento é um grande diferencial competitivo que gerará muitas vendas para você.


Comece hoje todas estas ações. Como o título sugere, são relativamente rápidas e você mesmo pode executar sem a necessidade de terceiros. Entre as diversas "profissões" que muitas vezes o corretor de imóveis precisa exercer, uma delas é profissional de marketing. Não dependa apenas das ações de sua imobiliária. Faça você mesmo as suas, e some esforços.