quinta-feira, 15 de dezembro de 2011


Como ser diferente no mercado atual?

Acho engraçado pessoas dizendo que ser diferente é cumprir com o que promete, não mentir, agir com ética etc. Esses atributos não deveriam ser usados sempre em nossa vida e no trabalho? Pois é meus amigos, atualmente se o profissional se porta desta maneira ele é diferente. Veja algumas dicas que podemos destacar:
1 – Ética: Zele sempre em tratar assuntos e pessoas com ética e profissionalismo. Seja honesto com as pessoas
2 – Atencioso: Seja atencioso aos mínimos detalhes. Preste atenção ao colega de trabalho que precisa de ajuda e use as palavras mágicas: Por favor, obrigado, desculpa etc. faz muita diferença no ambiente de trabalho. Cumpra com os prazos e ações prometidas, “promessa é divida”!
3 – Sempre batemos nesta tecla, humildade e bons hábitos. Seja gentil com as pessoas não custa nada e lhe fará ter amigos dentro da empresa.
4 – Resposta boa a seus clientes é sim e não. SIM posso lhe atender no prazo desejado e NÃO poderei lhe atender neste prazo. Cliente não gosta de mentiras e dúvidas, a palavra TALVEZ não servirá para o cliente. Muitas vezes a palavra NÃO resolve, assim o cliente sentira seguro com sua ética na negociação. Claro, vamos fazer o possível para reduzir o prazo, mas nunca mentir e desrespeitar o cliente.
5  – Errou meu amigo? Assuma o erro e resolva ou ao menos faça algo que amenize o erro. Não jogue a culpa em outros fatores se o erro verdadeiramente é seu. Essa é uma das principais dicas e melhor para se destacar, existem muitas empresas e colaboradores que não assumem seus próprios erros.
Sucesso e boas vendas!

Aprendendo a aprender – Prof. Marins

Uma pessoa que não seja um eterno aprendiz não terá sucesso no mundo de hoje. A velocidade da mudança, o ciclo de vida curto dos produtos, a crescente exigência dos clientes e a concorrência global em que estamos inseridos, exigem de nós uma disposição constante para aprender, para mudar nossos conceitos, nossos hábitos e nossa forma de agir. Nunca como hoje, ter uma atitude de aprender foi tão essencial para o sucesso pessoal e profissional. Hoje, uma pessoa pode ser considerada “velha” apenas quando ela perde a vontade de aprender. Pessoas que mantêm acessa a chama de aprender não envelhecem, pois suas cabeças continuam jovens.
Não há desculpa para que uma pessoa fique parada e não se desenvolva. Existem muitas bibliotecas, revistas e jornais em profusão, a internet está em quase todos os lugares e com fácil acesso. Fora isso, há dezenas de outras oportunidades – cursos, palestras e mesmo canais de televisão com excelente conteúdo. É preciso nunca perder a vontade de aprender e de se expor a novos conhecimentos e experiências de alto valor. Não podemos jogar a toalha dizendo que “não temos mais o que aprender” e que isso é só para os mais jovens. Até mesmo a medicina tem nos ensinado que manter o cérebro ativo é essencial para uma boa saúde mental.
Para aprender a aprender é preciso criar hábitos saudáveis de leitura, de anotação, de curiosidade pelo saber. O hábito se forma pela repetição e isso exige algum esforço. Quanto mais você ler, mais desejará ler. Quanto mais você aguçar sua curiosidade e ir atrás do conhecimento, mais sentirá prazer em estudar. Quanto mais participar de cursos, palestras e seminários mais sentirá vontade de participar, pois terá motivação para vencer a preguiça e a acomodação.
O século XXI é o século do conhecimento. Dedique-se a aprender a aprender. Seja um eterno aprendiz. Pense nisso. Sucesso!
Luiz Marins é antropólogo, professor e consultor de empresas no Brasil e no exterior, com 23 livros e mais de 300 vídeos e DVD’s publicados. Empresário de sucesso nos ramos de agronegócios, educação, comunicação e marketing, seus programas de Televisão estão entre os líderes de audiência no Brasil. Fundador da Anthropos Consulting, a primeira empresa mundial de Antropologia Empresarial.

O melhor corretor imobiliário da Europa.Fonte: Marketing Imobiliário

O corretor imobiliário de Portugal, Nuno Gomes, foi o melhor vendedor europeu do grupo imobiliário Re/Max em 2010, com 106 transações e um volume de negócios de 14 milhões de Euros. Este ano os números reduziram um pouco, mas mantém-se elevados: entre janeiro e setembro Nuno vendeu 61 imóveis, totalizando 6,5 milhões de Euros em vendas.  O excelente resultado é fruto de muito esforço. O profissional trabalha em média 15 horas por dia. Confira abaixo alguns vídeos onde Nuno fala um pouco mais sobre suas práticas e desafios.





 

As 10 coisas para não fazer (de jeito nenhum) em um site imobiliário.

FONTE: Marketing Imobiliário


O Top 10 desta semana apresenta o que não se deve fazer, de jeito nenhum, em um site para o mercado imobiliário. O tema surgiu pois alguns meses atrás conclui uma pesquisa onde analisei centenas de sites do segmento.  O resultado foi espantoso. Se eu tiro 20% como uma boa referência é muito (de acordo com minha opinião, claro). É triste, mas enquanto passamos boa parte do tempo apresentando e divulgando novas tecnologias pouco exploradas, algumas várias empresas do setor ainda não estão atentas nem para o seu site.
Semana passada li no portal de uma entidade do setor, que anunciava um curso cujo título era "internet a nova ferramenta para o mercado imobiliário", COMO ASSIM,"nova"??? Pois é, sejamos realistas, a internet em um todo ainda é nova para muitos empresários e profissionais, assim como a ideia de que o seu site é nada mais do que a extensão da loja física, ou seja, merece muito investimento e atenção. 

Com uma pitada de humor, abaixo você confere algumas dicas do que não fazer, baseadas no que observei durante minha pesquisa sobre sites. Por incrível que pareça, de fato estas ações ainda são realizadas por empresas.

1. Colocar música.
Entenda, por mais que você goste muito de Beatles, Cláudia Leite, ou Restart, o seu site não é uma rádio. As pessoas definitivamente não entram em um site imobiliário para ouvir música.

2. Colocar a previsão do tempo
Assim como as pessoas também não entram no site de uma imobiliária ou construtora para acessar a previsão do tempo. Eu entendo que talvez você queira agregar conteúdo, mas não. Tempo, definitivamente também não é uma boa.  É mais fácil você acertar tirando a previsão do que perder clientes por não ter esta ferramenta.

3. Sites em Flash
Sites nesta linguagem tem uma dificuldade muito maior de serem indexados pelo Google. E se você não está no Google, a sua empresa não existe.

4. Não coloque a sua foto na entrada principal.
A não ser que você seja uma estrela Global (e mesmo se for tenho minhas dúvidas) jamais coloque a sua foto na entrada do site como elemento de maior destaque. Encontrei alguns sites deste tipo, onde o item principal da home é o empresário de braços cruzados.

5. Site sem busca objetiva.
As pessoas entram no site de uma empresa imobiliária para encontrar o seu imóvel (óbvio), e para isto elas precisam "buscar". As pessoas entram em seu site, tendo em mente que farão uma busca, então facilite o trabalho delas. A busca deve ser pensada com muita atenção, deve ser completa, e ao mesmo tempo objetiva.

6. Cores pesadas.
Por mais que o seu logotipo seja roxo, vermelho, amarelo, ou outra cor com alto nível de impacto, isto não quer dizer que você precisa abusar destes tons. O usuário em busca do novo imóvel, tem como característica permanecer no site por um tempo significativo. Um tom muito pesado, mesmo que inconscientemente, ajudará que ele saia do seu mais rapidamente. Confie na psicodinâmica das cores.

7. Não ter atendimento online
Hoje o atendimento online evoluiu. Não temos mais somente o tradicional chat. Temos vídeo atendimento, ligamos para você, envio de SMS, etc. Algumas empresas inclusive já atendem 24h por dia. Não ter atendimento online é um pecado mortal. É pedir para o cliente esquecer de entrar em contato com você, e acabar na concorrência. 

8. Não ter domínio .com.br
Para uma empresa, nada de .com / .imb.br / etc, tenha um domínio .com.br sim! E que este domínio tenha exatamente o nome de sua empresa. Pode acontecer da correspondência exata não estar disponível, mas tenha em mente que é um ponto negativo quando isto ocorre. Se você está montando uma empresa agora, já crie o nome de acordo com a disponibilidade do registro. 
Para verificar se o nome de sua futura empresa está disponível para registro, clique aqui.

9. Site com aparência velha.
Lembra aqueles sites que dominavam a internet  logo que ela se popularizou? Sites com mensagens de texto que ficavam deslizando pela tela escrito "seja bem vindo", ou então aquela mensagem que seguia a setinha do mouse? Pois bem.. Nem pense em fazer isto no seu site.

10. Site não funcionar no celular.
Você perderá negócios caso não tenha um site mobile (site feito para acesso em aparelho celular), mas isto ainda não é considerado um pecado. Um pecado é que o seu site sequer abra em um celular, não aparecendo nem o telefone no caso do cliente estar na rua e precisar ligar para você.

Triste Judiciário

Autor(es): Marco Antonio Villa
O Globo - 13/12/2011
 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é formado por 33 ministros. Foi criado pela Constituição de 1988. Poucos conhecem ou acompanham sua atuação, pois as atenções nacionais estão concentradas no Supremo Tribunal Federal. No site oficial está escrito que é o tribunal da cidadania. Será?
Um simples passeio pelo site permite obter algumas informações preocupantes.
O tribunal tem 160 veículos, dos quais 112 são automóveis e os restantes 48 são vans, furgões e ônibus. É difícil entender as razões de tantos veículos para um simples tribunal. Mais estranho é o número de funcionários. São 2.741 efetivos.
Muitos, é inegável. Mas o número total é maior ainda. Os terceirizados representam 1.018. Desta forma, um simples tribunal tem 3.759 funcionários, com a média aproximada de mais de uma centena de trabalhadores por ministro!! Mesmo assim, em um só contrato, sem licitação, foram destinados quase R$2 milhões para serviço de secretariado.
Não é por falta de recursos que os processos demoram tantos anos para serem julgados. Dinheiro sobra. Em 2010, a dotação orçamentária foi de R$940 milhões. O dinheiro foi mal gasto. Só para comunicação e divulgação institucional foram reservados R$11 milhões, para assistência médica a dotação foi de R$47 milhões e mais 45 milhões de auxílio-alimentação. Os funcionários devem viver com muita sede, pois foram destinados para compra de água mineral R$170 mil. E para reformar uma cozinha foram gastos R$114 mil. Em um acesso digno de Oswaldo Cruz, o STJ consumiu R$225 mil em vacinas. À conservação dos jardins - que, presumo, devem estar muito bem conservados - o tribunal reservou para um simples sistema de irrigação a módica quantia de R$286 mil.
Se o passeio pelos gastos do tribunal é aterrador, muito pior é o cenário quando analisamos a folha de pagamento. O STJ fala em transparência, porém não discrimina o nome dos ministros e funcionários e seus salários. Só é possível saber que um ministro ou um funcionário (sem o respectivo nome) recebeu em certo mês um determinado salário bruto. E só. Mesmo assim, vale muito a pena pesquisar as folhas de pagamento, mesmo que nem todas, deste ano, estejam disponibilizadas. A média salarial é muito alta. Entre centenas de funcionários efetivos é muito difícil encontrar algum que ganhe menos de 5 mil reais.
Mas o que chama principalmente a atenção, além dos salários, são os ganhos eventuais, denominação que o tribunal dá para o abono, indenização e antecipação das férias, a antecipação e a gratificação natalinas, pagamentos retroativos e serviço extraordinário e substituição. Ganhos rendosos. Em março deste ano um ministro recebeu, neste item, 169 mil reais. Infelizmente há outros dois que receberam quase que o triplo: um, R$404 mil; e outro, R$435 mil. Este último, somando o salário e as vantagens pessoais, auferiu quase meio milhão de reais em apenas um mês! Os outros dois foram "menos aquinhoados", um ficou com R$197 mil e o segundo, com 432 mil. A situação foi muito mais grave em setembro. Neste mês, seis ministros receberam salários astronômicos: variando de R$190 mil a R$228 mil.
Os funcionários (assim como os ministros) acrescem ao salário (designado, estranhamente, como "remuneração paradigma") também as "vantagens eventuais", além das vantagens pessoais e outros auxílios (sem esquecer as diárias). Assim, não é incomum um funcionário receber R$21 mil, como foi o caso do assessor-chefe CJ-3, do ministro 19, os R$25,8 mil do assessor-chefe CJ-3 do ministro 22, ou, ainda, em setembro, o assessor chefe CJ-3 do do desembargador 1 recebeu R$39 mil (seria cômico se não fosse trágico: até parece identificação do seriado "Agente 86").
Em meio a estes privilégios, o STJ deu outros péssimos exemplos. Em 2010, um ministro, Paulo Medina, foi acusado de vender sentenças judiciais. Foi condenado pelo CNJ. Imaginou-se que seria preso por ter violado a lei sob a proteção do Estado, o que é ignóbil. Não, nada disso. A pena foi a aposentadoria compulsória. Passou a receber R$25 mil. E que pode ser extensiva à viúva como pensão. Em outubro do mesmo ano, o presidente do STJ, Ari Pargendler, foi denunciado pelo estudante Marco Paulo dos Santos. O estudante, estagiário no STJ, estava numa fila de um caixa eletrônico da agência do Banco do Brasil existente naquele tribunal. Na frente dele estava o presidente do STJ. Pargendler, aos gritos, exigiu que o rapaz ficasse distante dele, quando já estava aguardando, como todos os outros clientes, na fila regulamentar. O presidente daquela Corte avançou em direção ao estudante, arrancou o seu crachá e gritou: "Sou presidente do STJ e você está demitido. Isso aqui acabou para você." E cumpriu a ameaça. O estudante, que dependia do estágio - recebia R$750 -, foi sumariamente demitido.
Certamente o STJ vai argumentar que todos os gastos e privilégios são legais. E devem ser. Mas são imorais, dignos de uma república bufa. Os ministros deveriam ter vergonha de receber 30, 50 ou até 480 mil reais por mês. Na verdade devem achar que é uma intromissão indevida examinar seus gastos. Muitos, inclusive, podem até usar o seu poder legal para coagir os críticos. Triste Judiciário. Depois de tanta luta para o estabelecimento do estado de direito, acabou confundindo independência com a gastança irresponsável de recursos públicos, e autonomia com prepotência. Deixou de lado a razão da sua existência: fazer justiça.
MARCO ANTONIO VILLA é historiador e professor da Universidade Federal de São Carlos (SP).

Os melhores e os piores 

investimentos de 2011


Imóveis, ouro e renda fixa largam na frente; Ibovespa perde 20% no ano


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Imóveis residenciais: 25%
A valorização média dos imóveis residenciais foi a maior entre os investimentos brasileiros e continuou a ser uma das maiores altas imobiliárias do mundo em 2011. Os imóveis valorizaram em média 25% entre janeiro e novembro, data do último índice FipeZap, que apura os valores dos imóveis em sete capitais brasileiras.
A continuação da euforia tanto se relaciona com o bom momento da economia interna quanto com a aversão dos investidores ao risco da bolsa de valores. Em épocas de crise, o investimento em imóveis costuma ganhar espaço – até investidores estrangeiros vêm aquecendo a demanda por esses ativos no Brasil, principalmente em regiões já muito valorizadas, como a Zona Sul do Rio de Janeiro.
Por aqui, o mercado interno também continuou colaborando para que a demanda fosse maior que a oferta. O crescimento da economia e da renda, a maior oferta de crédito, os incentivos governamentais à habitação popular e os grandes investimentos em infraestrutura foram os principais motores da demanda.
As maiores altas do ano ocorreram no Rio de Janeiro (33,40%), no Recife (27,70%) e em São Paulo (25,20%). No Rio, os investimentos para grandes eventos esportivos, na exploração de petróleo e gás e na pacificação das favelas, bem como a escassez de terrenos em áreas nobres e a grande procura de investidores estrangeiros puxaram os preços para cima. Em Recife, o maior fator é o Porto de Suape, que vem atraindo mão de obra especializada para a cidade.
A alta acentuada nos preços dos imóveis, porém, pode estar perto do fim. A valorização média de 1,4% em novembro foi a menor dos últimos 15 meses. Foi o sétimo mês seguido de desaceleração no ritmo de alta, de acordo com o FipeZap. Mas essa não é uma tendência tão clara. De acordo com a última pesquisa Ibope de preços de imóveis residenciais, ainda não há sinais evidentes de desaceleração na alta dos preços.
Ouro: 20,12%
Como já é típico em anos de crise e incertezas, o ouro registrou novamente este ano uma das maiores altas anuais. A valorização de mais de 20% fez com que 100.000 reais aplicados no metal precioso se tornassem 120.000 reais até 13 de dezembro. Trata-se da busca dos investidores por proteção de seu poder de compra em ativos reais, em um momento de aversão ao risco.
“O preço do ouro praticamente multiplicou por dez nos últimos dez anos, valorizando mais do que o Ibovespa”, lembra Sinara Polycarpo, do Santander. Por ter natureza de diversificação e ser muito arriscado, podendo oscilar bruscamente, o ouro não costuma ser indicado para pessoas físicas. Uma maneira de se beneficiar da alta do metal sem ser prejudicado no caso de uma reversão da crise é aplicar em um fundo de capital protegido atrelado ao ouro, em que o investidor recebe de volta pelo menos o que aplicou.


Comprar uma casa pode custar 

menos do que um carro


Mima House tem estrutura modular pré-fabricada e divisórias removíveis, que tornam o projeto flexível


Divulgação
Casa
Projeto começou com a intenção de planejar uma habitação que respondesse diretamente ao estilo de vida da sociedade atual
São Paulo - O escritório de arquitetura português Mima criou uma casa que custa o mesmo que um carro intermediário. O projeto consiste em um retângulo de 36m2 com grandes janelas por todos os lados, em que podem ser adicionadas paredes, por dentro e por fora, a qualquer momento, de forma a criar cômodos novos ou, simplesmente, cobrir a janela por mais privacidade.A Mima House é pré-fabricada, o segredo para uma produção rápida e de baixo custo. Apesar de seu método construtivo padronizado, o projeto foi feito de tal forma que a casa possa ser customizada de diversas maneiras.
Os pilares do projeto: flexibilidade e customização 
A casa é estruturada por vigas e colunas. As janelas de vidro, nas laterais, subdividem o espaço em módulos de 1,5x3m com molduras de madeira que têm dobradiças para que se abram como portas.
As casas vêm com painéis de madeira compensada que podem ser colocadas dentro e fora da construção para substituir qualquer janela por parede em segundos, criando mais privacidade, quando necessário, ou novos cômodos.
O interior é definido por uma grade regular de 1,5m, cujas linhas intermediárias deixam lacunas para serem preenchidas por paredes internas, que podem ser adicionadas sempre que necessário - novamente, em segundos, um espaço subdividido pode ser substituído por um espaço aberto e vice-versa.
Além disso, cada face da parede pode ter cores e revestimentos diferentes, o que permite uma enorme mudança com uma simples rotação.
Inspiração na cultura japonesa
O conceito de Mima foi fundamentalmente inspirado nas casas japonesas, que são, para os arquitetos responsáveis pelo projeto, o perfeito paradigma da leveza, flexibilidade, conforto e linhas agradáveis.
O tradicional método japonês de construir pode ser considerado inerente ao sistema de pré-fabricação que Mima utiliza: era baseado em espaçamentos regulares de colunas, conhecidos como ken e os elementos construtivos (telas shoji, painéis fusumi e tatamis) podiam ser encaixados, como peças de quebra-cabeça.
O projeto começou com a intenção de planejar uma habitação que respondesse diretamente ao estilo de vida da sociedade atual. Os arquitetos de Mima pesquisaram durante anos até serem capazes de reunir em um único projeto uma solução que fosse rápida de produzir, flexível, leve, barata e de qualidade, com um design sofisticado, agradável e limpo. O resultado é uma construção de 36m2 que responde ao sonho moderno de habitação sofisticada, espaçosa e com espaços abertos e luminosos.
Mima House virtual
As casas Mima podem ser testadas e customizadas a qualquer momento através do site www.mimahousing.pt.

Casa inspirada em tocas de “Hobbits” é mais sustentável

Casa inspirada em tocas de “Hobbits” é mais sustentável

Feita pelo inglês Simon Dale, projeto da construção está disponível na internet para quem quiser fazer uma semelhante
Por Gisele Eberspacher às 14h11 de 04/11/2011
Casa por dentro e por fora: casa pode er feita por poucas pessoas e com baixo custo (Fotos: Divulgação).
Inspirado pelo mundo criado por J. R. R. Tolkien em O Senhor dos Anéis, o Simon Dale construiu, com ajuda do sogro, uma casa inspirada nas tocas dos Hobbits. Apesar de não ser arquiteto, o criador conseguiu construir o modelo e diz que a construção foi mais barata e é mais sustentável que as casas normais.
A casa fica em West Wales, na Grã-Bretanha e custou apenas três mil libras (cerca de R$10.000). A construção utilizou somente materiais do local, usando madeira de carvalho, pedras e lama para as paredes, com o isolamento feito com palha. No interior da casa, o revestimento das paredes foi feito com a cal, uma solução mais ecológica que o cimento.
Pedaços pequenos de madeira foram usados para o piso e entradas de luz evitam o uso excessivo de energia elétrica (que é gerada por painéis solares). A água utilizada na residência é proveniente de uma fonte das redondezas e um sistema recolhe a água da chuva, que é reutilizada para a rega do jardim.
No próprio site, Simon Dale fala sobre como foi a adaptação para o novo estilo de vida e comenta que a mudança foi melhor para sua família, e principalmente para seus filhos que, como ainda são crianças, podem ter contato próximo com a natureza (veja o texto em inglês aqui).
Simon Dale disponibilizou em seu site todo o projeto e explicações para quem quiser fazer uma construção semelhante (em inglês).
Planta da casa mostra mais detalhes sobre a construção (Foto: Divulgação).

12 vantagens do uso de Drywall em construções

10 vantagens do uso de Drywall em construções

Material proporciona obras mais limpas e mais ecológicas
Por Gisele Eberspacher às 15h40 de 13/12/2011
Com a nova Resolução do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), os resíduos de gesso da construção civil se tornam recicláveis para outras destinações. Uma das maneiras de fazer isso é com o sistema Drywall, constituído de uma estrutura de perfis de aço galvanizado, na qual são parafusadas, nos dois lados, chapas de gesso. Esse modelo pode ser usado na construção de casas, tornando obras mais rápidas e limpas.
Veja as principais características desse modelo:
1. Flexibilidade dos projetos: permite uma maior criação do arquiteto e do morador.
2. Leveza: a estrutura pesa apenas 15% do equivalente em alvenaria.
3. Resistência a impactos: o material é resistente aos impactos de uma construção.
4. Espessura menor: permitindo uma maior área útil em uma construção.
5. Conforto climático: o gesso, matéria-prima das chapas para drywall, tem a propriedade natural de atuar como regulador do clima, mantendo o grau de umidade em equilíbrio, retirando a umidade do ar quando está elevada e a devolvendo quando o ar está seco. Isso atenua as variações da umidade relativa do ar.
6. Conforto térmico: o uso de lã mineral ou de vidro no interior das paredes, tetos e outros revestimentos em drywall permite um conforto térmico maior.
7. Conforto acústico: paredes em drywall tem um isolamento acústico maior que paredes de alvenaria.
8. Resistência ao fogo: o gesso proporciona uma elevada proteção contra incêndios.
9. Rápida instalação: a obra é mais rápida e limpa.
10. Execução simplificada de instalações elétricas e hidráulicas: em caso de necessidade de manutenção, basta recortar um pedaço da parede. A obra é mais simples e limpa.