terça-feira, 17 de junho de 2014

Inquilinos e proprietários: Entenda obrigações

 fonte: Folha

O entendimento do que o morador pode ou não pode fazer é motivo de dúvida para inquilinos e proprietários

Não bastasse a trabalheira de encontrar um imóvel com o perfil desejado e valor que caiba no bolso, o dia a dia dentro de uma casa alugada requer cuidados e atenção constantes.
E para quem não é familiarizado com o mercado de locação, que se aquece no período de férias (com universitários em busca de uma moradia), até termos como locador e locatário podem gerar confusão.
Para evitar conflitos durante a “estadia”, o ideal é acabar com as incertezas antes da mudança.
É preciso, por exemplo, saber quem será o responsável pelo pagamento de taxas e tributos, como do IPTU.
E quem já mudou pode desejar simplesmente alterar a cara do imóvel, sem saber se pode fazer isso por conta.
Para elucidar dúvidas como essas, a reportagem respondeu a dez questões comuns no mercado de locação. Para isso, contou com o auxílio de advogados e especialistas do mercado imobiliário.
soluções
Boa parte dos problemas enfrentados pode ser resolvida com uma vistoria, muitas vezes negligenciada.
No termo da vistoria, são apontadas as condições da residência, com as quais inquilino e proprietário têm de estar de acordo.
Para não deixar margem para dúvida, é recomendável fotografar itens com avarias, pisos e azulejos e checar as torneiras, o chuveiro e o ar-condicionado, por exemplo.
A solução, porém, nem sempre é simples. Quando a imobiliária cobra taxas indevidas do inquilino, ele poderá tentar reaver os valores só após a mudança. Nesse caso, a dica é pagar e guardar o recibo para acessar um órgão de defesa do consumidor.

GLOSSÁRIO

Cláusula de vigência: Assegura o direito de o inquilino permanecer na residência dentro do prazo do contrato averbado em cartório, mesmo que no período ela seja vendida, transferida ou cedida a outras pessoas.
Locatário: O mesmo que inquilino, que é aquele habita o imóvel alugado.
Locador: É o proprietário ou quem cede o imóvel para o inquilino residir.
Condômino: Refere-se ao proprietário de apartamento.
 : Inquilinos e proprietários: Entenda obrigações
Editoria de Arte/Folhapress
 : Inquilinos e proprietários: Entenda obrigações
Editoria de Arte/Folhapress































Fonte: Folha - DANIEL VASQUES

HUMOR - CHARGE DO AMARILDO


Lula – exemplo de educação e moralidade



Lembrai-vos das vaias no dia 31 de maio, no show do Rappa, em Ribeirão Preto (SP)...

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Marcio Accioly

Existe clara tentativa de politização das vaias dirigidas à presidente Dilma durante o jogo da seleção brasileira no Itaquerão, Arena Corinthians ou seja lá qual for o nome que se lhe pretenda dar. O PT, que montou a maior quadrilha já observada em qualquer administração de um país (especializada em assaltar os cofres públicos), tornou-se mestre em distorcer declarações e apontar defeitos alheios que costuma usar com frequência e exibir como exemplos.

O ex-presidente Lula da Silva (PT-SP), um dos maiores farsantes já produzidos por esta desmoralizada República, é professor na arte de atribuir a terceiros a origem de todos os males por ele próprio produzidos. Quem buscar no Google irá encontrá-lo na condenação de fatos que hoje defende ou, de forma contrária, na defesa de atos que no presente abomina. Especializou-se em patifaria, empulhação e seus desdobramentos.

É bom lembrar que no assassinato do então prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), o principal acusado, Sérgio Gomes da Silva (o Sombra), foi assessor do então deputado federal Lula da Silva (1987-91). Lula é considerado pessoa sem escrúpulos, capaz de jurar e afirmar qualquer disparate ou desatino sem pestanejar. Durante muito tempo, garantiu-se que nada lhe conseguiria derrubar. A maré vai virar.

Em 2011, o jornalista José Nêumanne Pinto publicou um livro, “O que sei de Lula”, que em qualquer país onde a maioria fosse capaz de ler (e não dependesse de esmolas ofertadas pelo poder público), baniria para sempre o ex-presidente da vida política. Em 2013, um livro do ex-delegado Romeu Tuma Jr., “Assassinato de Reputações”, seria suficiente para acionar Ministério Público e Poder Judiciário para retirá-lo de circulação com penas prisionais devidamente fundamentadas.

Pois bem: com relação às vaias dirigidas a atual presidente, eis o que declarou Lula da Silva: “-Eu vi uma parte da manifestação contra a presidenta Dilma e eu fiquei pensando que não é nem dinheiro nem escola nem títulos de doutor que dão educação para as pessoas. Educação se recebe dentro de casa. Eu nunca tive coragem de faltar com respeito a um presidente da República”.

Quando candidato à Presidência da República, Lula só chamava Sarney de ladrão. Com relação ao presidente Collor, ele dizia ser um louco, débil mental, larápio desequilibrado. Sem contar as anotações constantes no livro “Viagens com o Presidente”, escrito pelos jornalistas Leonencio Nossa e Eduardo Scolese que o acompanharam mundo afora. A educação recebida por Lula em casa o levou a dizer:

“-Marina, essa coisa de meio ambiente é igual a um exame de próstata, não dá pra ficar virgem toda a vida. Uma hora eles vão ter que enfiar o dedo no cu da gente. Então, companheira, se é para enfiar, é melhor que enfiem logo.”

A didática colocação foi feita durante audiência em que o então presidente foi discutir com a sua ministra do Meio Ambiente a questão da transposição “de parte das águas do rio São Francisco” (páginas 70 e 71). Isso mostra que sua ex-excelência é pessoa das mais qualificadas para falar de agressões verbais e questões similares.

Com relação à presidente, o que ela ouviu no Itaquerão os seus assessores e assessoras costumam ouvir quase todos os dias, em especial quando sua excelência está irritada com algum problema. Ela joga celulares na parede e já tomou inclusive notebook das mãos de interlocutor para espatifá-lo no chão. Todos a temem.

A presidente diz agora que não irá se abater e que não é esse o caráter do povo brasileiro. Sua excelência entende de ofensas como ninguém. A oposição quer levar ao ar depoimento de pessoas profundamente humilhadas por ela no trabalho diário. O que Dilma e Lula “saboreiam” agora não é nada diferente do veneno que destilam.


Márcio Accioly é Jornalista.

Brasil já é terceiro país mais procurado em site londrino de venda de imóveis

LONDRES E RIO – Nunca tantos estrangeiros estiveram interessados em comprar uma propriedade no Brasil. O país acaba de conquistar o terceiro lugar no ranking dos mais procurados pelo site TheMoveChannel.com, especialista no mercado de imóveis internacionais desde 1999, mantendo-se na lista dos dez principais destinos dos compradores há 12 meses consecutivos.

A popularidade brasileira estaria em boa medida ligada à proximidade da Copa do Mundo, de acordo com a última pesquisa feita pelo site no mês passado. Às vésperas do torneio, o país teve uma fatia inédita de 5,9% das buscas realizadas a partir do TheMoveChannel.com, perdendo apenas para os tradicionais líderes do ranking: Estados Unidos (14,63%) e França (6,54%), que se mantiveram no topo, apesar de registrarem estabilidade de demanda.
PAÍS SUBIU SEIS POSIÇÕES EM UM MÊS
Além de ter subido seis posições em um único mês, a fatia do Brasil entre as consultas realizadas no site disparou e, no mês passado, foi 50% maior do que a média do semestre anterior. E o sonho dos gringos de ter a casa própria no Brasil pode até continuar a aquecer o mercado. Segundo o site, os preços das propriedades que estão sendo pesquisadas subiram 82% em comparação com o mês de maio do ano passado.
— O Brasil foi um dos líderes no time dos 10 mais no ano passado. O mercado americano pode estar ainda na liderança, mas o número de consultas sobre propriedades vem caindo na medida em que os compradores buscam outros mercados. O Brasil está no lugar para onde o dinheiro está indo — disse o diretor da empresa, Dan Johnson.
Há 74 imóveis brasileiros listados noTheMoveChannel. O mais barato é um terreno em um condomínio na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco, de 7,3 mil libras (cerca de R$ 23 mil), e o mais caro uma casa de seis quartos no Rio que custa o equivalente a R$ 46 milhões.
O maior foco de interesse dos gringos está no Nordeste, com destaque para dois dos estados que receberão os jogos do mundial. O Rio Grande do Norte foi alvo de 44% das consultas (entre as cidades estão Natal e São Miguel do Gostoso), seguido por Ceará, com 34% (destaque para Fortaleza e Cumbuco). Mas há imóveis também de Rio de Janeiro, Paraty, São Paulo e Florianópolis.
Os imóveis franceses estão em segundo na lista dos mais procurados, com uma parcela de 6,6% das consultas. Em quarto lugar, vem a Espanha, um dos países que mais sofreram os efeitos das turbulências financeiras internacionais e que aumentou a sua participação no total das consultas de 3,81% em abril para 5,8% em maio. Embora tenha perdido espaço no total de buscas, a demanda por imóveis em Portugal continua crescendo. A sua fatia no total passou de 3,92% para 5,28%.
Os incorporadores brasileiros percebem esse movimento. Lançado no início de 2013, o Grand Hyatt Residences — empreendimento na Barra que oferece unidades residenciais com a possibilidade de usar os serviços do hotel que também está sendo construído no local — teve grande procura de gringos este ano. Há unidades reservadas para russos e um hondurenho, além de uma venda fechada para um argentino, que comprou os três imóveis mais caros. Todos são investidores com diversos imóveis ao redor do mundo e vêm voltando seus olhos também para o Brasil.
— Para essas pessoas, poder usar o serviço do hotel é um grande diferencial, já que elas não precisam ter qualquer preocupação com a manutenção — acredita Rodrigo Stallone, gestor do projeto do Grand Hyatt Residences. — Não tenho como afirmar se essa procura é um reflexo da Copa, mas acredito que a proximidade do evento fez sim com que os investidores estrangeiros voltassem a olhar para o Brasil.
ALTO LUXO, MERCADO PROMISSOR
É no Grand Hyatt que fica a cobertura de mil metros quadrados que é um dos imóveis mais caros à venda na cidade: R$ 60 milhões. O apartamento já despertou interesse de brasileiros, russos e até de um nigeriano, mas, ao menos por enquanto, continua no mercado.
Ingleses, franceses e chineses também demonstram interesse nos imóveis cariocas. Afiliada da Christie’s Real Estate desde 2007, a imobiliária Judice & Araújo tem entre seus clientes investidores de diversas nacionalidades.
— Em 2010, a economia brasileira ia muito bem e a procura dos estrangeiros era até maior. Hoje, eles estão mais cautelosos. Ainda assim, o Rio continua sendo um mercado promissor. Em especial, no alto luxo — avalia Frederico Judice, diretor da empresa.
* Colaborou Karine Tavares
—-
Post originalmente publicado em O Globo.

Dilma no banco - RUTH AQUINO - ÉPOCA


A imagem dela no telão bastou para detonar o coro ofensivo. Era para ser a apoteose do PT. O que falhou?

RUTH DE AQUINO
14/06/2014 10h47 - Atualizado em 16/06/2014 16h12
Por três vezes, a multidão gritou gol, por quatro vezes mandou Dilma Rousseff tomar no c...Caía por terra o esquema oficial para blindá-la. De pouco adiantou entrar no Itaquerão quase clandestina. Dilma chegou em comboio por uma garagem. Subiu em elevador privativo. De nada adiantou evitar pronunciamento e quebrar a tradição de Copas do Mundo. Não se anunciou sua presença. Seu nome não foi citado. A imagem de Dilma no telão bastou para detonar o coro ofensivo. Pior que as vaias do ano passado. O que sentiu a herdeira do ausente Lula? Em seus sonhos, a estreia da Copa no Brasil seria sua consagração e do Partido dos Trabalhadores (PT). O que deu errado?
O primeiro gol contra não foi do Marcelo. Foi do técnico Lula. Há quatro anos, ele convocou como artilheira seu poste querido, inexperiente no gramado político, sem talento para driblar adversidades, sem criatividade para virar um placar, sem carisma para liderar companheiros, sem visão de jogo para lançamentos longos, sem precisão nos cruzamentos, sem vocação para trabalho de equipe. Uma capitã sem a generosidade do passe, sem a humildade da autocrítica, sem o brilho que encanta, sem sorriso, sem suor, sem humor. Dilma foi imposta por Lula até a aliados relutantes.

E, agora, o ex-presidente, corintiano roxo, que pontuou seus dois mandatos com metáforas futebolísticas, se viu coagido a  não aparecer no Itaquerão em dia de gala. Ele, que articulou a construção do estádio para sediar a abertura do Mundial, viu o jogo no seu apartamento em São Bernardo, no ABC paulista. Medo de levar rebarba?

O insulto a Dilma foi vergonhoso – mais prejudicial a sua imagem que qualquer manifestação de black blocs ou grevistas do lado de fora. Por ser chulo, o coro também revelou a falta de compostura que acomete o Brasil. Evito cascas de banana sexistas, do tipo “não se faz isso com uma presidente mulher”. Se o presidente fosse homem, sentiria vergonha do mesmo jeito. Sabemos que o estádio é uma arena que convive com palavrões e xingamentos em todos os idiomas. Mesmo assim, gritar “ê, Dilma, vai tomar no c...” depõe contra os torcedores.
A imagem dela no telão bastou para detonar o coro ofensivo. Era para ser a apoteose do PT. O que falhou?
Quem mandou não investir direito em educação? Presidentes eleitos democraticamente já levaram ovo, tomate, já foram fisicamente agredidos em eventos de rua. Mas uma estreia de Copa tem rituais que devem ser observados. Uma vaia a Dilma teria sido mais elegante e mais eficaz.

Esse roteiro vulgar não foi obra e destempero apenas da torcida. Lulices e dilmadas contribuíram, na última década, para desiludir muitos eleitores que confiavam cegamente na seleção do PT. Dilma não foi a melhor escolha de Lula. Fominha – segundo a base aliada –, a capitã do time está em queda e cada vez mais isolada. A divisão do PMDB – time mais oportunista de todos, sempre! – acentua a rejeição ao estilo Dilma. Até Lula critica sua política econômica e sua comunicação, ao dizer que ela precisava ter sido mais “convincente” ao divulgar a Copa no Brasil. De que adianta ser “convincente”, se pouco mais da metade do que o Brasil prometeu fazer para a Copa ficou pronto?

Dois dias antes da abertura, Dilma disse, em cadeia de rádio e TV, que “os pessimistas já entraram perdendo”. Celebrou os estádios “prontos” e “a determinação do povo brasileiro”. Falou uma verdade: “A Seleção está acima de governos, partidos e interesses de qualquer grupo”. Vangloriou-se de exageros. Afirmou que, em uma década, 36 milhões de brasileiros foram retirados da miséria. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ligado ao governo federal, revelou que 8,4 milhões de pessoas deixaram de viver na miséria, de 2002 a 2012.

O brasileiro parou de acreditar nos índices oficiais de inflação, parou de confiar nas promessas. O pessimismo com a economia é recorde. A maioria acha que o Mundial traz mais prejuízo do que benefícios ao país. O brasileiro começa a recusar clichês. Mulata, índio, improviso, jeitinho, caipirinha, samba, nada é vacina contra o desencanto. Nem os quadris opulentos de Claudinha Leitte e J-Lo compensavam o artificialismo do som em playback, na abertura da Copa das Copas.

A nova pátria rejeita patriotadas e dá seu recado aos governantes: o futebol deixou de ser o ópio do povo. Uma fatia expressiva de brasileiros não confunde mais gol e voto. Temos um país mais maduro, que separa chuteiras de bandeiras, é capaz de cantar o hino a capela, torcer pelo Brasil e – por isso mesmo – protestar por direitos básicos. Saúde e educação, segurança, transporte, saneamento, fim da corrupção e bom uso de gastos públicos. Para quem dizia #naovaitercopa, o melhor foi perceber que #vaitercopa e #vaitereleicao, tudo junto. Que ganhem os melhores, sem apitaço, sem roubo, sem favorecimento e sem violência.

4 MINUTOS IMPERDÍVEIS


Anhangüera


fotobiografiaEste vídeo os leitores não deveriam perder. Vejam um escritor sério comentando Marilena Chauí. E essa mulher não vê que ela própria é classe média. E você, e eu. Usa óculos e não se enxerga…


RUY CÂMARA

Mesmo com obstrução da pauta de votação do Congresso, Dilma não pretende revogar Decreto 8243



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

O governo petista começa a pagar caro pela ejaculação revolucionária precoce com o Decreto 8243. A oposição prometecontinuar obstruindo a pauta de votações do Congresso, aproveitando do esvaziamento em tempos de pré-campanha e de Copa do Jegue, enquanto Dilma não revogar a armação petista, claramente inconstitucional, para tentar legitimar o modelo tupiniquim dos “sovietes”.

O deputado federal pernambucano Mendonça Filho, líder do Democratas, é um dos mais aguerridos contra o soviético decreto da Dilma: “Não aceitamos esse decreto arbitrário e ditatorial, que passa por cima do parlamento brasileiro. É uma atitude bolivariana. Está se falando muito que esse decreto significa apenas articulação de conselhos já instituídos por lei. Mas, na prática, cria uma situação de fato em que não se respeita o Congresso Nacional. Essa Casa precisa ser respeitada constitucionalmente, e infelizmente a presidente Dilma não a levou em consideração”.

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, a quem caberá gerenciar a Política Nacional de Participação Social, que consagra o aparelhamento estatal pelos petistas, já avisou que “é zero” a chance de a Presidenta Dilma rever o Decreto 8243. Carvalho joga com a mentirinha de que a regra não atropela nem substitui o Legislativo, alegando que o decreto “não determina a criação de conselhos, mas estimula setores que não têm esta prática a adotá-la”.

Em entrevista ao jornal O Globo, Carvalho faz uma provocação aos parlamentares de oposição, no costumeiro tom politicamente intimidatório e arrogante dos chefões da cúpula petista: “A gente prefere ser derrotado. E aí o Congresso vai ter que explicar para a sociedade porque derrotou uma proposta em que nada ofende. Não queremos briga. Se o Congresso aceitar, gostaríamos de fazer audiência pública para discutir a natureza e o amadurecimento da participação da sociedade”.

A arrogância de Carvalho e a ordem de seguir em frente só conforma que o PT corre contra o tempo, para garantir o aparelhamento definitivo do Estado, antes da quase certa derrota nas urnas, em outubro ou no segundo turno de novembro.

Intrigas petralhas

A petralhada odiou o fato de Dilma não ter comparecido ao lançamento oficial da candidatura de Alexandre Padilha ao governo do Estado de São Paulo.

A domingueira no Estádio da Portuguesa de Desportos serviria para amplificar a crítica dos petistas às vaias e xingamentos sofridos por Dilma no jogo de estreia da seleção brasileira na Copa do Jegue.

Dilma teria alegado problemas de saúde e muito trabalho com a agenda para receber a primeira-ministra alemã, Angela Merkel, para justificar “o bolo” no Padilha – favorito a perder horrivelmente a eleição...

“Carteirada” para liberar cadáveres?

A Coordenadoria de Ação Social da OAB SP promove, no dia 17 de julho, à partir das 19 horas, no salão nobre da entidade, uma palestra com um título intrigante.

“Ações e atitudes que interferem e colocam em risco o trabalho do médico legista – A “Carteirada” para liberação de corpos no IML e SVO”.

Os expositores serão o advogado criminalista e presidente da Comissão de Estudos sobre Perícias Forenses, Norberto da Silva Gomes, e o médico legista e diretor da Seção Central Técnica da Equipe de Perícias Médico Legais de São Paulo, Nelson Bruni Cabral de Freitas.

Dividindo os antilouros...


Já estava demorando...



Naquela paródia de sempre, do filme “A Queda”, o malvado Hitler volta a avacalhar o governo da companheira Dilma...

Alerta Show


Releia o artigo de domingo: Após derrotar o PT, faremos o quê?



O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 16 de Junho de 2014.