sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Estudo aponta que homens carecas parecem mais masculinos



Quem aí acha que Walter White, de Breaking Bad, ficou com cara de machão depois de raspar o cabelo? // Crédito: Divulgação
Carecas, alegrai-vos! Uma nova pesquisa feita pela Universidade de Pensilvânia mostra que os pouca-telhas têm expressões mais masculinas – em outras palavras, cara de machão. Adjetivos usados para caracterizá-los foram ‘alto’, ‘dominante’ e ‘forte’. Mas antes de correr raspar a cabeleira, saiba disso: apesar de serem considerados mais masculinos, eles também foram chamados de menos atraentes.
Para chegar a essas conclusões, o cientista Albert Mannes (que, atenção, está perdendo os cabelos) conduziu três experimentos. No primeiro, 60 voluntários analisaram fotos de homens com idades próximas e que se vestiam da mesma forma – alguns com a cabeça completamente raspada, outros não. A ideia era que as pessoas apontassem quem parecia mais autoritário e dominante. Os carecas foram os campeões.
No segundo experimento, os voluntários deveriam analisar fotos de quatro homens. As imagens eram mostradas rapidamente e cada homem tinha duas fotos – uma com cabelo e a outra com as madeixas removidas pelo Photoshop. Dessa vez os carecas foram chamados não só de dominantes, mas de mais altos e mais fortes.
A última parte do estudo não usou imagens, mas descreveu personagens usando os mesmos adjetivos – só que um dos personagens era Walter White careca e o outro cabeludo. Novamente, o careca foi considerado mais durão, mesmo tendo a mesma personalidade que o outro.
Só que há uma pegadinha: os carecas durões do estudo eram aqueles que optavam por raspar seu cabelo, não aqueles que cuja ‘testa está ficando maior’. Esses, na verdade, foram considerados menos masculinos que todos. Mannes teoriza que isso acontece porque raspar seu cabelo é um ato de coragem e desprendimento. Então a dica do cientista é raspar a cabeça, mas só se você já estiver com falhas ou entradas.
E você, o que acha dos carecas? Comente! E, se você é um deles, deixe nos comentários a sua percepção sobre a reação das pessoas com quem você convive.
Estudo via io9

Nenhum comentário:

Postar um comentário