terça-feira, 27 de agosto de 2013

O realismo fantástico de Castro Alves


O poeta baiano Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), símbolo da nossa literatura abolicionista, motivo pelo qual é conhecido como “Poeta dos Escravos”, no poema “A Canoa Fantástica” demonstra toda a sua criatividade poética, numa visão ensandecida sobre o destino da canoa e o que ela conduz.
A CANOA FANTÁSTICA
Castro Alves
Pelas sombras temerosas
Onde vai esta canoa?
Vai tripulada ou perdida?
Vai ao certo ou vai à toa?
Semelha um tronco gigante
De palmeira, que s’escoa…
No dorso da correnteza,
Como bóia esta canoa!…
Mas não branqueja-lhe a vela!
N’água o remo não ressoa!
Serão fantasmas que descem
Na solitária canoa?
Que vulto é este sombrio
Gelado, imóvel, na proa?
Dir-se-ia o gênio das sombras
Do inferno sobre a canoa!…
Foi visão? Pobre criança!
À luz, que dos astros coa,
É teu, Maria, o cadáver,
Que desce nesta canoa?
Caída, pálida, branca!…
Não há quem dela se doa?!…
Vão-lhe os cabelos a rastos
Pela esteira da canoa!…
E as flores róseas dos golfos,
— Pobres flores da lagoa,
Enrolam-se em seus cabelos
E vão seguindo a canoa!…

Taxa de corrupção transformou-se num fim para políticos


Pedro do Coutto
A taxa de corrupção no país, hoje em dia, ultrapassa de muito os limites de antigamente. Incrível. De meio ilícito para obter vantagens indevidas transformou-se num fim, cada vez mais aceito, mais praticado, mais incorporado à realidade as vida administrativa brasileira, portanto cada vez mais prejudicial à população e, portanto, ao próprio país.       A leitura das duas últimas edições da revista Veja e dos jornais de agosto aponta para essa conclusão inevitável. Não é só o mensalão, a roubalheira, ou a tentativa de assaltar os cofres públicos, torna-se cada vez mais intensa e presente ao noticiário. O conflito entre interesses sombrios ilumina as versões efetivamente estarrecedoras. 
Reportagem de Rodrigo Rangel na Veja que está nas bancas revela que uma empresa de telefonia acumula multas aplicadas pela ANATEL no espantoso montante de 10 bilhões de reais. E agora se empenha em, através de influência política, reduzir oitenta por cento desse total. Imaginem os leitores a soma de irregularidades e desvios praticados que deu margem à aplicação de tal montante. As multas, através da corrupção, podem ser diminuídas. Mas e os prejuízos causados que deram origem a uma cifra provavelmente recorde no setor? São irresgatáveis. É preciso pensar também com base nesse lado da questão. 
A influência ilegítima apresenta-se no campo da agricultura, na tentativa de aliciamento de magistrados, no funcionamento privilegiado de escritórios de advocacia. Na nomeação de desembargadores, para não falar na concessão de montanhas de créditos. Neste ponto cabe um destaque especial para o empresário Eike Batista que acumula dívidas astronômicas. Claro que junto ao BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, organismos estatais. Por falar em órgãos estatais, seria interessante levantar o total, pelo menos aproximado, dos compromissos não efetuados devidamente no plano dos créditos. 
PIB DA CORRUPÇÃO 
Teríamos então uma perspectiva do produto nacional bruto da corrupção. E saberíamos para que escala administrativa foram e são transferidos os resultados negativos resultantes para a economia nacional. Não são somente econômico financeiros. São também sociais. Em todos os sentidos. Faltam recursos para a realização de obras, para a melhoria dos serviços de saúde, educação, transporte. E deixam na atmosfera nacional a presença de desejos incontidos de enriquecimento ilegal e ilegítimo. A corrupção cada vez mais se incorpora ao comportamento brasileiro esse espalha por todos os setores. Passa a ser aceita como algo comum do comportamento coletivo. 
Como um objetivo de vida. Claro. Pois se governantes e políticos lançam-se a ela em busca dos mais variados lucros e formas de consegui-los, por quais motivos as pessoas simples devem se envergonhar? Como disse  no início deste artigo, a corrupção transforma-se num fim mesma a praticada por uma minoria que tem acesso aos instrumentos de acioná-la atinge em cheio a imensa maioria que trabalha e vive honestamente. Com isso, os ladrões se consagram enquanto os corretos recebem (dos corruptos) o atestado de ingênuos ou seres estranhos ao mundo real. Quem não rouba passa a ser injustamente considerado um otário ou ingênuo. O  povo paga a conta.
Aliás todas as contas lançadas no rol das multas não pagas, dos financiamentos públicos não esgotados. A conclusão, nos prazos, das obras importantes deixou de ser uma prioridade. A prioridade é a obtenção dos créditos oficiais. Resgatá-los deixou de ser importante. Fica para depois. Até que a cobrança se evapore numa nuvem que transporta o improvável para o definitivo. Os exemplos estão aí à vista de todos. Basta ler os jornais e as revistas.

Objetos de decoração que toda casa pequena precisa ter

Agente Imóvel

26/08/2013
A organização de um imóvel pequeno pode ser um desafio para quem tem dúvidas em relação a como arrumar tudo de forma a aproveitar o espaço e ainda deixar tudo mais bonito. Por mais complicado que isso pareça, é possível recorrer a alguns objetos de decoração, capazes de deixar a casa ou apartamento mais arrumado e com um toque de criatividade. Confira!
Nas paredes
Na sala de estar, por exemplo, o ideal é optar por cadeiras dobráveis, que podem ser penduradas nada parede, quando não estiverem sendo usadas. Dessa forma, será possível deixar o ambiente livre para circulação.
Deixar os utensílios da cozinha pendurados é uma ótima opção para quem não tem espaço para armários | Foto: Tricô com Bossa.
Em relação à cozinha, é possível inovar e deixar à mostra as panelas, talheres e pratos. Com ganchos e prateleiras, será mais fácil organizar estes itens, sem falar que a cozinha ficará mais divertida, prática e interessante.
Portas
Assim como as paredes, as portas podem ser utilizadas para pendurar objetos. Aqui, as sapateiras de tecido ou plástico podem tanto ser penduradas em portas quanto do lado de dentro de armários.
Portas também podem ser aproveitadas por quem não tem espaço | Foto: Lojas Kd Blog.
Dessa forma, o móvel e o ambiente serão aproveitados da melhor maneira possível.
Cortinas e tapetes
Em imóveis pequenos, é muito comum encontrar ambientes conjugados, como a sala de estar e a de jantar. Para dar a impressão de maior espaço e poder dividir bem estes lugares sem precisar gastar muito dinheiro, vale a pena investir em uma cortina bem trabalhada.
Cortinas são ótimas para dividir ambientes conjugados | Foto: Toda Ela.
Caso não seja possível pendurar uma cortina, os tapetes também podem ser grandes aliados na hora de separar cômodos integrados. Basta colocar um modelo que acomode mesas e cadeiras na sala de jantar, e outro que acomode os sofás, por exemplo, na sala de estar. O único cuidado, nesses casos, é escolher tecidos e estampas que conversem entre si, para manter a harmonia nos ambientes.
Caixas e mais caixas
Caixas são sempre amigas quando o assunto é organização. Espaçosas e compactas ao mesmo tempo, elas garantem uma arrumação charmosa e estilosa em toda a casa. As coloridas ficam ainda melhores quando a ideia é guardar e ainda assim deixar o imóvel com uma decoração bem alegre e jovial.
Decoração com malas deixa tudo mais vintage e funcional | Casa das Amigas.
Na onda da sustentabilidade, vale reaproveitar diferentes materiais, como malas antigas e caixotes, que imprimem um ar vintage ao ambiente.
Com um pouquinho de criatividade, é possível usar objetos de decoração para aproveitar todo o espaço disponível em um imóvel pequeno, deixando tudo ainda mais bonito e estiloso. Simples, não?

CHARGE DO DUKE


Esta charge do Duke foi feita originalmente para o

CHARGE DO JORGE BRAGA


Esta charge do Jorge Braga foi feita originalmente para o