sexta-feira, 19 de setembro de 2014

CORRUPÇÃO DESLAVADA


Anhangüera


Sem mais comentários, do jornal Zero Hora:

PAULO BROSSARD © 2005
Paulo Brossard de Souza Pinto

15 de setembro de 20147

PAULO BROSSARD
Jurista, ministro aposentado do STF

 Na última semana com depoimento prestado em “delação premiada”, pela qual pretendeu reduzir sua pena e deixar a prisão, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás citou 32 parlamentares federais, um governador, envolveu cinco partidos, incluindo os dois maiores, como supostos beneficiários de inédito esquema de propinas, pactuado até bem pouco, com a maior empresa da América do Sul.  Mercê de convenção os comanditários participavam de 3% do valor de contratos celebrados pelo referido serviço da Petrobrás.

Falando claramente, em todas as aquisições efetuadas, algumas pessoas eminentes, a começar pelo Presidente do Senado, teriam passado a auferir os 3% do valor das compras. Há muitas variedades forjadas pela astúcia humana, mas esta parece inédita. A que título 80 pessoas referidas são contempladas com os 3% em tela?
Não há precedente na administração pública. Em verdade, na linguagem legal do Direito Penal, não se encontrará o emprego do adjetivo malfeito como sinônimo de delito. No entanto, a Presidente da República, aliás, em campanha por sua reeleição, parece confundir o substantivo crime com o adjetivo “malfeito”, como se fossem sinônimos. Logo após a revelação do fato, em manchete um dos nossos maiores matutinos estampou palavras suas “nunca soube dos “malfeitos” da Petrobras”(sic).

Deliberadamente ou não, mediante a espúria e pretendida equivalência entre os dois vocábulos, fosse na tentativa de dar-lhe foros de cidade o que, aliás,  seria inaceitável, ou outra suposta exegese, a enxertia se revelou inepta. No entanto, saliente-se que, na tradição do Direito Público, em qualquer dos seus ramos, jamais se admitiu que o substantivo “delito” fosse tomado como sinônimo do adjetivo “malfeito” e vice versa, o que em linguagem quer dizer mal concebido ou mal executado.

Afinal deslocar 3% de uma despesa estatal para a algibeira de 80 beneficiários de alta expressão, seria inconcebível qualquer que fosse o ângulo de apreciação.

Um fato é inequívoco, nunca antes na história deste país, a corrupção foi tão deslavada como nos últimos 12 anos.


POEMA DA NOITE Hemorragia, por Domingos Guimaraens


na hemorragia em fúria das ondas
estes gigantes de sal e lágrima
que se elevam da planície espelhada
como navios suicidas
no desfalecer da espuma em sangue e luz
nas tensões de fluorescências inconcebidas
na potência do rugir desta concha terra
na visão destes fluidos deslizantes
no estrondo do explodir dos corais
no desespero dos braços marinhos
em se agarrarem a última réstia de areia
me encontro aqui
náufrago em terra

Domingos Guimaraens nasceu no Rio de Janeiro em 1979 - É poeta e artista plástico. Pertence ao coletivo poético Os Sete Novos, ao lado de Augusto de Guimaraens Cavalcanti e Mariano Marovatto e, juntos, publicaram o livro Amoramérica. Domingos ajudou na organização do CEP 20000 (Centro de Experimentação Poética) por alguns anos, recentemente publicou o poema Um Épico pela Cartonera Caraatapa. Como artista plástico, pertence ao grupo Opavivará.