terça-feira, 28 de agosto de 2012

De morada rural a tesouro de design




Casa Vogue - 

No leste da Espanha, masía é o nome que se dá para as casas rurais centenárias, em geral de grandes proporções, e habitadas pelas mais ricas famílias de fazendeiros. Reza a lenda que muitas delas escondem tesouros em suas paredes. No caso desta residência catalã, porém, o tesouro está à vista de todos: uma rica coleção de móveis de design e obras de arte.
Trata-se da casa dos galeristas barcelonenses Luis Sendino e Jacobo Valentí, que decidiram restaurar uma masía do século 18 na região de Bajo Ampurdán. A arquitetura original, com arcos e vigas de madeira aparentes, serve de cenário ideal para o colorido mobiliário. A começar pelo living, onde poltronas originais de Marcel Breuer e Jean Prouvé convivem lado a lado com os móveis da sala de estar, como a mesa de Friso Kramer, a cadeira dos Eames e os armários de banco suecos de madeira também do século 18.
Quem chega à residência, aliás, logo se depara no hall de entrada com outro objeto desta época: uma luminária pendente italiana de cristal, sobre a dupla de cadeiras Jour et Nuit, de Garouste e Bonetti, e a mesinha com três pés, de George Nakashima. No mesmo ambiente está a inconfundível cadeira S, de Tom Dixon.
Até na cozinha, o design comparece, neste caso em um aparador francês do século 19, e da poltrona sueca do 18, ao lado de um bar de ferro de Mathieu Matégot, com sua geometria típica da década de 1940. Em um dos quartos, quem rouba a cena é a dupla de camas de Jean Prouvé. E na varanda, sobre a coleção de móveis de diferentes séculos, coroa a residência uma estrutura de ferro procedente da fundição de Gustave Eiffel, o engenheiro que projetou a mais famosa torre de Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário