terça-feira, 28 de agosto de 2012

Qual é a melhor idade para ter filhos?


28 de agosto de 2012
No final das
contas, nós,
homens, também
temos um prazo
de validade
para termos
filhos saudáveis
GUIDO LENZ*
Antigamente a resposta era fácil: tornar-se adulto, achar uma boa moça para casar e ter filhos. Atualmente, no entanto, a resposta é bem mais complicada _ antes de ter filhos, é necessário estudar, ter um emprego, comprar uma casa e achar um momento na carreira, principalmente da mulher, que não atrapalhe demais. Todas essas alterações do mundo moderno fizeram com que a idade mediana em que homens e mulheres passaram a ter filhos crescesse cinco anos desde 1970.
Mas existe um limite de idade para se ter filhos? Para mulheres é o fim da idade reprodutiva, mas para os homens, teoricamente, não existe idade-limite. Entretanto, um estudo publicado na última semana mostrou que o risco para o filho aumenta com a idade do pai.
O pai contribui com metade do genoma do(a) filho(a). Este genoma tem 3,2 bilhões de nucleotídeos. Embora existam vários mecanismos para copiar este genoma da melhor forma, alguns erros são cometidos nesse processo de cópia. O estudo que foi publicado nessa semana na revista Nature analisou o genoma de 78 famílias da Islândia e constatou que um pai de 20 anos transfere, em média, o genoma com 40 mutações, isto é, alterações em nucleotídeos. Isso, obviamente, é muito pouco, considerando que são 40 em 3,2 bilhões. O interessante desse estudo foi mostrar que, quanto mais idade tiver o pai, mais erros ele irá passar para o filho. Cada ano a mais na idade do pai, duas mutações a mais, em média, são transferidas aos filhos. Com isso, pais aos 40 anos passam o dobro de mutações, quando comparados com pais de 20 anos. Embora isso ainda seja um valor muito baixo, aumenta o risco de doenças genéticas como esquizofrenia e autismo. Outra informação surpreendente é que a idade da mãe importa muito menos no número de mutações transferidas.
Apesar de esse estudo indicar que quanto mais cedo melhor, certamente os outros aspectos envolvidos em se tornar pais não podem ser esquecidos e é fundamental que o filho cresça em um ambiente de amor e estabilidade emocional e financeira, mais facilmente presentes em pais com idade maior. Mas é interessante se dar conta de que a suspeita de que problemas genéticos eram decorrentes dos filhos terem nascido de mães mais velhas, provavelmente era mais uma suspeita machista do que um fato científico. No final das contas, nós, homens, também temos um prazo de validade para termos filhos saudáveis.
*Professor associado do Departamento de Biofísica da UFRGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário