domingo, 2 de dezembro de 2012

POEMA DA NOITE Sete cantos de poeta para o anjo - Hilda Hilst



Canto Primeiro
Se algum irmão de sangue (de poesia) 
Mago de duplas cores no seu manto 
Testemunhou sem anjo em muitos cantos 
Eu, de alma tão sofrida de inocências 
O meu não cantaria?
E antes deste amor 
Que passeio entre sombras! 
Tantas luas ausentes 
E veladas fontes. 
Que asperezas de tato descobri 
Nas coisas de contexto delicado. 
Andei
Em direção oposta aos grande ventos. 
Nos pássaros mais altos, meu olhar 
De novo incandescia. Ah, fui sempre 
A das visões tardias! 
Desde sempre caminho entre dois mundos
Mas a tua face é aquela onde me via 
Onde me sei agora desdobrada.

Hilda de Almeida Prado Hilst (Jaú, 21 de abril de 1930 - Campinas 4 de fevereiro de 2004) - Foi poeta, ficcionista e dramaturga. Considerada uma das mais completas personalidades literárias do Brasil. Formou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e começou, ainda estudante, a escrever poesia, passando mais tarde para o teatro e a ficcção. Recebeu os mais importantes prêmios líterários do Brasil, entre eles o Jabuti, Cassiano Ricardo e o Prêmio Moinho Santista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário