domingo, 2 de dezembro de 2012

CRÔNICA Cartas de Toronto: Um (ex-) prefeito em apuros



Os problemas políticos por aqui começaram em 1998 quando os subúrbios da grande Toronto foram incorporados à cidade de Toronto. Até hoje não entendo a decisão da província de Ontário em tentar unificar segmentos da população com desejos e necessidades tão distintos em um único município.
Na época, a proposta defendia o argumento de que convergência de municípios vizinhos economizaria $136.2 milhões por ano. Em 2012, ainda não foram tornados públicos os dados que confirmam a decisão.
Mas Toronto não é o tipo de cidade que vive de centavos, e tudo ia muito bem até o dia em que a bendita incorporação dos subúrbios resultou na eleição Robert Bruce Ford em 2010. Em menos de dois anos, o pesado e polêmicoRob Ford conseguiu aprofundar as diferenças entre a cidade e os subúrbios de uma forma nunca imaginada.
E aos poucos a polaridade se transforma em rivalidade na semana em que Ford recebe ordem judicial para empacotar seu gabinete e esvaziar o assento de prefeito da maior cidade do Canadá.
Ford é deposto após usar o papel timbrado e outros recursos da prefeitura para arrecadar fundos para a sua fundação privada de futebol americano.
$3.150 dólares (aproximadamente R$6.779), a petulância em não devolver o dinheiro e o voto a favor de si mesmo quando o conselho da cidade decidia o caso foram os fatos que levaram à sua condenação na última segunda.
A deposição do prefeito do subúrbio vem a separar ainda mais parcelas da população que fingiam se unir. Os eleitores de Ford veem a cassação do mandato do prefeito como ativismo judicial e dizem com todas as letras que a oposição encontrou uma brecha na legislação para arruinar o seu representante.
Já a oposição, em grande maioria eleitores urbanos, contam os dias para o good-bye final e já especulam nomes de candidatos e prefeitos substitutos.
Enquanto isso, Ford constrói um circo em torno de sua tragédia política. Logo após o anúncio da perda do mandato, o até então prefeito correu para a frente das câmeras para dizer que irá lutar com unhas e dentes para defender seu posto como representante eleito da cidade.
E os dias se passaram até que Ford tivesse coragem para convocar a imprensa novamente para uma desculpa pública, quando declarou estar ciente das consequências de suas ações.

 FordCountdown.comarte de Keith Grachow

E os $3.150, você me pergunta? Vão muito bem, obrigada. Muito bem depositados na conta corrente da Rob Ford Football Foundation.

Veronica Heringer é bacharel em Jornalismo pela PUC-Rio, mestre em Media Production pela Ryerson University e estrategista em marketing digital. Bloga noMadame Heringer.com e escreve para o Blog do Noblat aos domingos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário