domingo, 2 de setembro de 2012

Faça com que o aprendizado seja fácil de usar.



Construa pontes entre os ambientes de sala de aula e trabalho.
Quando oferecemos um treinamento, o principal objetivo é que esse aprendizado seja aplicado. Como professor há quase 20 anos, percebo que ainda temos muitos programas de formação ou desenvolvimento onde o conteúdo apresentado em sala de aula está muito distante da realidade e da aplicação prática no ambiente da empresa. Tenho um amigo que sempre diz: o importante não é o que vai cair na prova e sim, o que vai cair na vida!
A motivação impulsiona o esforço para aprender e para usar o que se aprendeu. No ensino assim como em uma marcenaria, por exemplo, a seleção de ferramentas depende da tarefa a ser comprida. Em outras palavras, a melhor metodologia de aula e transferência de aprendizado, depende do desempenho necessário ao trabalho. Mas como podemos ser mais efetivos em ensinar os adultos? A empresa deve nos mostrar quais são os resultados que devemos alcançar.
Comece pelo Por quê? Para direcionar a aplicação com eficiência, você precisa ter uma finalidade em mente e pensar na melhor forma de chegar a ela. Uma ferramenta útil para isso é a cadeia de valor. Michael Porter, um dos maiores especialistas mundiais em estratégia e execução, define cadeia de valor como: uma sequencia de atividades que agregam valor, por meio das quais uma empresa cria vantagem competitiva.
A criação de uma cadeia de valor assegura que a metodologia seja selecionada de forma a facilitar a aplicação e o entendimento dos participantes quanto a sua relevância para o negócio.
A equação é simples: Aprendizado x Transferência = Resultado
Os adultos precisam saber por que têm que aprender algo, antes de empenhar esforços no aprendizado. A motivação depende da percepção de utilidade e relevância. As pessoas não aprendem apenas assistindo uma aula. Elas precisam ser engajadas. Planeje treinamentos que equilibrem teoria e prática. Os métodos de instrução podem ser classificados em:
  1. Transmissão de informação: aulas, leituras, vídeos e demonstrações.
  2. Fornecimento de práticas com feedback: simulações, dramatizações, solução de problemas, observação e coaching on-the-job.
E aqui vai uma Dicaduka: Faça com que a relevância esteja explícita. Sempre apresente um exercício ou atividade em sala de aula por meio de 4 etapas: mostre à lógica, explique a tarefa, defina o comoe por último, esclareça o que deve ser relatado. Se você quiser saber mais sobre esse assunto, leia “6Ds: As 6 disciplinas que transformam educação de adultos em resultados para o negócio”. Esse livro faz parte da coleção do LabSSJ (Editora Évora).
Mochila nas costas e até a próxima trilha!
Professor Paulo Campos tem 20 anos de experiência em soluções de aprendizagem(EnsinarAprender e Liderar). Desde 2000 já realizou mais de 1.200 palestras para 65 mil pessoas nos temas relacionados ao comportamento humano nas áreas de Liderança, aprendizado de adultos e gestão de pessoas. 

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