quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

À beira do precipício


A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, acumula mais de 60 processos na Justiça Eleitoral, entre arquivados e em tramitação. Em pelo menos quatro ações ela já vinha correndo o risco de ser afastada de suas atividades políticas. Os processos mais contundentes pediam sua cassação: como senadora, em 2006, e, em 2010, através de um recurso contra a expedição de diploma para o cargo de governadora.

Rosalba Ciarlini, governadora do Rio Grande do Norte

Todas as acusações apontam abuso de poder econômico e excessos nas propagandas durante a campanha eleitoral. Nos dois casos mais graves, mesmo sendo voto vencido, o atual presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Marco Aurélio Mello, se manifestou a favor da cassação da governadora. Em um dos votos, Marco Aurélio ressalta um “quadro escandaloso” nas condutas da então candidata.
Como senadora, e em campanha para o governo de seu Estado, Rosalba Ciarlini teria utilizado verba indenizatória do Senado Federal para o pagamento indevido de agência de publicidade. Até o momento, o TSE ainda não recebeu nenhuma contestação para reverter a sentença de cassação pronunciada pelo TRE-RN no início desta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário