sexta-feira, 31 de agosto de 2012

OJERIZA AOS MESTRES



Walter Marquart
O pecado e a tuberculose matam em doloridas prestações. O desfecho é sempre cruel. Estudantes e jovens em geral passaram a ter ojeriza aos mestres, não ouvir os pais e fazerem até o impossível para chocar os conceitos. Agem plantando a idéia de que as leis, atos, palavras e obrigações, sigam as mesmas normas exigidas em uma agitada balada. Disputando quem irá chocar mais. O Brasil está colhendo o que plantou: na pesquisa realizada para avaliar o aproveitamento escolar, ficou patenteado que está instalada a ojeriza aos mestres e dos mestres.
Quando a fartura passa a causar transtornos e não são coibidos, pioram a cada dia e aumentam quando não há alertas, quem conteste ou questione. A tuberculose avança a AIDS ficou impregnada e a vitima, tarde demais, não têm mais a quem recorrer. A vítima não quis ouvir os contestadores. “O destemor, longe de ser virtude pessoal, é atributo institucional”. Desrespeito é violação aos direitos dos outros.
Não se ouve mais o bom dia! Prazer em vê-lo ou um simples gesto de ceder a cadeira à gestante ou mesmo ao idoso, mas o aumento vertiginoso de pessoas com alguma “caixinha” eletrônica buscando lazer, conhecimento, comunicar-se ou localizar-se. O pior dos mundos acontece quando a “caixinha” isola o portador dos seus iguais. Manipulada por adultos é uma ferramenta de trabalho, mas para as crianças passou a ser a escola do desperdício. Até a atenção não é mais dada aos professores, e logo a seguir aos próprios pais. É uma das sementes da ojeriza.
Uma comparação tosca seria afirmar que para a juventude o celular está sendo o mesmo que a masturbação foi em outros tempos. Os dois levam o praticante a isolar-se, torna-o solitário e afasta-o do convívio sadio, criativo e prazeroso. O resultado é a abertura das avenidas para o consumo de drogas, homossexualismo e a destruição da sua individualidade; cria uma nova e preocupante moral anti-social. A ojeriza é a cultura ideal para a sociedade “refugiar-se” na fuga: não ouvir o próximo, não repartir conhecimento ou dores; apenas fugir das responsabilidades, criar e defender subterfúgios para não participar dos problemas familiares ou da nação. Pior dos mundos, aumenta os problemas.
A figura que a sociedade usa para referir-se aos que se drogam é que eles se tornam perdidos zumbis. O celular (agora na mão de crianças) não causa os mesmo males, mas seu efeito é semelhante, causa o afastamento social. Aparta o portador da meditação e se a respiração não fosse automática, morreria porque chega a esquecê-la. O estudante, criança ou jovem, com o celular à mão, fica “tomado”, subjugado mesmo, com os efeitos da envolvente caixinha, tenha ela a potência ou colorido que for. Fico a imaginar o aluno deixando o professor monologando. Que incentivo. Facilitou as comunicações? Sim! Mas as crianças não estudam mais, os jovens não reconhecem textos maiores do que um torpedo. Passam o tempo vendo, ouvindo ou transmitindo oi! Ta! Legal!
No lugar de tanta atenção ao celular, crianças e jovens deveriam dar atenção à leitura, estudos, temperança, namorado (a) e eleger prioridades; se ainda não se sentir realizado, na falta de melhor opção, a universal e milenar masturbação para sentir-se o “super-super” (complete com o adjetivo). O que os jovens precisam, urgentemente, é fugir das frustrações, das individualizações ou das companhias contrárias à natureza. Meninos precisam voltar a dar atenção às meninas e as meninas atraírem os meninos. Toda a glória e satisfação é não ser membro da sociedade Sodoma e Gomorra. A necessária orientação pode e deve ser obtida observando a natureza. Ela é ideal e é ela que deve iluminar o livre arbítrio de cada um.  (Não fale! Eu sei, eu nasci, há 10 mil anos atrás)
PS: O Ministro Peluso, que deixa o Tribunal, imposto pela compulsória, fará falta.

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