sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Folha denuncia mais uma irregularidade de Cabral, que dá verba a empresa de irmão de secretário


Marco Antônio Martins (Folha de S. Paulo)

Uma empresa administrada pelo irmão do secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes, obteve R$ 5 milhões de financiamento do governo do Estado.
O dinheiro para a DFV Comercial e Industrial Ltda foi liberado antes de a empresa possuir a licença completa para funcionar.
A verba saiu em 2 de dezembro de 2010, sendo que as autorizações de funcionamento foram concedidas pelas secretarias de Ambiente e da Saúde apenas em junho e dezembro de 2011, respectivamente.
A apresentação de toda a documentação é uma das exigências para que empresas ganhem o incentivo público no Rio, segundo informação passada no início da semana por Maurício Chacur, presidente do Investe Rio, programa de crédito do governo.
Após a reportagem constatar a situação insuficiente da documentação, voltou a entrar em contato com o órgão, mas a assessoria de imprensa deu versão diversa. Afirmou apenas que basta a licença de instalação para que haja a liberação. A Folha não conseguiu falar novamente com Chacur.
A DFV é administrada por Nelson José Côrtes da Silveira, irmão de Sérgio Côrtes. O secretário estadual de Saúde fez parte da comitiva do governador Sérgio Cabral, em 2009, em viagem a Paris.
Em uma foto dessa viagem, divulgada pelo deputado federal Anthony Garotinho (PR), Côrtes aparece dançando, acompanhado de outros secretários, com um guardanapo na cabeça.
O financiamento de R$ 5 milhões à empresa administrada pelo irmão representou metade do valor, segundo cálculo da própria empresa, para a instalação da fábrica de microscópios, em Valença.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG É impressionante a garantia de impunidade ao governador Sergio Cabral e à quadrilha que ele formou para desviar recursos públicos. Nunca se viu nada igual por aqui. Esta é a realidade. As denúncias de irregularidades se multiplam e nada acontecerá. A Guangue do Guardanapo é inatingível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário