sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CRÔNICA - Cartas de Seattle: A terra das maçãs de desenho animado



Eu achava que a maçã da Branca de Neve era de mentira. Pronto, falei.
Quando eu era pequena, ficava impressionada com aquela perfeição de forma e cor. O arredondado sem falhas, o vermelho fechado, a textura tão perfeita que refletia a luz e dava aquele brilhozinho do lado. Maçã de desenho animado, só podia ser.
A maçã que eu comia em casa era mesclada, vermelha e amarela, num colorido que não se repetia. Era gostosa, mas nada irresistível como a maçã da Branca de Neve. Porque, claro, aquela maçã lindona só podia ser coisa de ficção.
E não é que existe maçã igualzinha à da Branca de Neve? E não é que existem tipos tão diferentes de maçã que dá pra encher um corredor de supermercado só com elas?
Aqui em Seattle é assim. 

 

O estado de Washington, onde fica Seattle, é o maior produtor de maçã dos Estados Unidos, onde o consumo nacional é de 8,6 quilos de maçã per capita. Seis em cada 10 maçãs vendidas frescas no país são produzidas aqui no estado. E a safra deste ano, dizem, será particularmente boa. A conferir.
A colheita de maçãs em Washington começa no meio de agosto e vai até o começo de novembro. Todas são colhidas a mão. Dez a 12 bilhões delas por ano. A mão. Não há nenhum tipo de maquinário para a retirada da fruta do pé.
O povo de Washington se orgulha bastante das suas maçãs. Muita gente só compra a fruta com o selinho de produção no estado. Isso também está relacionado ao perfil dos consumidores que dão preferência a produtos que tenham sido plantados localmente. Aquela coisa de Buy Local, de apoio a pequenos negócios e produtores locais, de que já falamos aqui nas Cartas de Seattle. O fato é que maçã é a fruta oficial do estado desde 1989. E é o item de maior produção da agricultura de Washington.
Enquanto os nativos já sabem seus tipos de maçã preferidos, o grande prazer dos forasteiros é pegar uma de cada tipo e saborear. Especialmente aquelas bem diferentes, que mais parecem de desenho animado.

Melissa de Andrade é jornalista com mestrado em Negócios Digitais no Reino Unido. Ama teatro, gérberas cor de laranja e seus três gatinhos. Atua como estrategista de Mídias Sociais em Seattle, de onde mantém o blog Preview e, às sextas, escreve para o Blog do Noblat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário