terça-feira, 31 de julho de 2012

O que representa a entrada da Venezuela no Mercosul



A entrada da Venezuela no Mercosul será chancelada hoje. Ontem, Hugo Chávez chegou ao Brasil com a filha. Aliás, ele está carregando a filha para todos os lados porque quer fazer dela sua herdeira política.
Do ponto de vista político, é uma fratura exposta no Mercosul, porque está desrespeitando a regra da unanimidade. Todos os membros têm de dizer sim, mas aquele que estava dizendo não, o Paraguai, foi suspenso. Esse país, aliás, desrepeitou a regra democrática, mas Chávez a desrespeita sistematicamente. Aceitar a Venezuela é uma contradição insanável.
Do ponto de vista da economia, quanto mais países entrarem no Mercosul, melhor, se não significar limitação para o Brasil. Cria-se musculatura. Seria bom fazer um grande bloco da América do Sul.
Toda a restrição que se faz à Venezuela é ao governante, que está há 13 anos, não ao país.
Nesse momento, por causa dos erros cometidos pela política econômica de Hugo Chávez, a Venezuela tem capacidade de só exportar petróleo cru, e o Brasil precisa mais de gasolina. Chávez disse que pode exportar petróleo e comprar aviões da Embraer. O Brasil, hoje, tem um comércio favorável a ele.
A Venezuela, hoje, importa muito, porque desorganizou o setor produtivo com excesso de intervenção, controle de preços, estatizações. É uma economia importadora.
É um bom negócio estar do lado da Venezuela, do ponto de vista comercial e econômico; é bom para o Mercosul, que ganhou mais membros. Mas da perspectiva da política, ficou uma fratura exposta, como será quando o Paraguai voltar? Nessa parte, a questão ficou confusa. 

Ouçam aqui o comentário feito na CBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário